Dicas profissionais para quem quer escrever um ebook

Não parei pra fazer as contas exatas, mas neste mês de junho, em que completo um ano como autor de livros, acredito ter faturado algo próximo a R$13.000 líquidos com minhas obras. Nada incrível, mas muito motivador para seguir em frente. Em dado momento me questionei se era possível “viver” apenas escrevendo ebooks e consultando os resultados de pessoas muito mais bem sucedidas que eu nesse meio, como Raiam Santos e Eldes Saullo, a resposta foi um sonoro sim e isso me motivou bastante.

Não acredito que o meu modelo de lifestyle business se baseará inteiramente na venda de ebooks a longo prazo, até porque não é isso que aprendi com o Yaro Starak, por exemplo, mas é muito bom saber que existe essa possibilidade, ou deveria chamar de plano B? 🙂

Neste artigo, trago números, nomes e técnicas profissionais para quem quer empreender nesse meio. A maioria, uns 80% delas, não são de minha autoria, mas de escritores muito mais bem sucedidos que eu. Ficou um tanto extenso, mas muito completo e se escrever ebook é o seu objetivo a curto prazo, separa um tempinho aí e lê que está valendo a pena.

Queria ter encontrado um post tão bom na época que eu estava começando, errei muito no meu caminho até agora e poderia ter evitado muitos obstáculos que me fizeram perder dinheiro.

Nesse artigo você vai ver:

Por que escrever ebooks? Por que agora?

Os números não mentem: a Amazon já vende mais ebooks mundialmente do que livros físicos e ela tem vendido cerca de 1 milhão de dispositivos Kindle por semana! Editoras gigantes como a Random House já tem 20% do seu faturamento baseado em ebooks. Um dos meus autores favoritos, Tim Ferriss, alega estar vendendo aproximadamente 50% de suas cópias em mídias digitais.

Amazon e seu programa KDP são a vanguarda desta revolução editorial. Através do leitor Kindle e da sua loja de livros digitais, os autores independentes conseguem se auto-publicar e obter uma audiência de leitores. Essa gigantesca empresa já detém hoje a atenção de cerca de 20% dos usuários de Internet do mundo. Alie a isso as altas taxas de royalties de 35-70% que são no mínimo mais que o dobro dos 10-15% que o mercado editorial costuma pagar aos autores, permitindo mais facilmente que escritores consigam ter um estilo de vida razoável ou, em alguns casos, até mesmo fortunas.

O caminho para se tornar um milionário com ebooks não é fácil, mas é possível desde que você siga as melhores práticas. Não é obrigatório vender na plataforma da Amazon para faturar 1M, como este ebook de abdominais provou no passado.

Aqui no Brasil a realidade de ebooks ainda não é tão “bela”, representando apenas 2% das vendas de livros no país, no entanto é algo que vem crescendo vertiginosamente nos últimos anos desde que a Amazon chegou oficialmente ao país impulsionando as demais livrarias a investirem mais pesado neste mercado. E embora os ganhos sejam menores se você pretende publicar apenas em Português, a concorrência também é menor, como o meu livro de Scrum prova ao estar na primeira posição de vendas há diversos meses na Amazon em categorias como Gerenciamento de Projetos, Computação e Tecnologia.

O restante deste artigo são estudos realizados por mim em fontes americanas visando coletar boas práticas e recomendações de escritores independentes bem-sucedidos que acredito que possam ser de grande valia para os escritores brasileiros.

Entendendo a Amazon e seleção de nicho

O primeiro passo é pesquisa de mercado.

Você deve conhecer bastante a Loja Kindle, verificar quais são os livros mais vendidos e os autores que mais vendem. Leia as descrições destes livros, as reviews dos usuários e dê uma olhada nos preços. Isso lhe dará insights do que vende e o que não vende na loja, e onde há espaço para melhorar. Quantos livros de não-ficção estão no top 10? Que gênero mais vende? Qual o preço médio de um bestseller Kindle? Como as capas se parecem? Quantas reviews cada um tem? Qual a média de pontuação das reviews? Qual a correlação entre as notas e seu ranking atual?

Depois que entender como a mecânica da loja e o comportamento do mercado funcionam, é a hora de escolher o nicho de livro que você vai escrever.

Claro, o ideal é que você escolha um nicho que goste de ler, embora se estiver atrás apenas de algo que seja lucrativo, possa escolher uma abordagem mais analítica como a do Noah Kagan. Apenas tome cuidado se o que você gosta de ler é algo muito específico e pouco popular, pois neste caso você não vai ter muito sucesso. O seu nicho selecionado deve estar alinhado com as demandas atuais de mercado, por isso que navegar bastante e entender a Amazon é muito importante.

Uma vez que você tenha determinado um nicho, invista tempo pesquisando o seu ‘comprador ideal’. Quem vai comprar o seu livro? Que sites o seu público acessa? Por que eles compram ebooks (será que eles compram?)? Qual a sua idade média? Receita mensal? O seu público conhece a Amazon? Compra online? Eles buscam livros com soluções para problemas ou histórias para se distrair?

Esteja preparado para gastar horas e horas nessa pesquisa, embora alguns especialistas gastem semanas, como Tim Ferriss, autor de Trabalhe 4h por semana. Quando ele está escrevendo um novo livro que ele acha que pode ser interessante, costuma questionar sua base de 2M de leitores sobre quais livros eles lêem atualmente que seja do mesmo nicho que ele planeja explorar. Ele agrega esses dados para ver um padrão de recomendação e pega os 20 mais mencionados por seus leitores para fazer um estudo mais aprofundado:

  • primeiro selecione aqueles cuja pontuação média seja maior de 4 estrelas, no máximo 20, em ordem decrescente de pontuação;
  • para cada um desses livros 4 estrelas, leia as reviews cujas notas sejam 3 e 4, pois essas são as que mais dão críticas construtivas;
  • para cada review que você ler, encontre as falhas que os leitores relatam e que você pode evitar que aconteçam no seu livro. Anote-as para não esquecer e dê muita atenção aos recorrentes. Mesmo os best-sellers possuem fraquezas.
  • para cada review que você ler, anote também recomendações de conteúdos que o autor deixou para trás no livro dele e que os usuários consideraram importante. Explore esses conteúdos no seu livro e deixe isso evidente mais tarde na sua descrição.
  • usando o Kindle Unlimited, que permite que você leia infinitos livros pagando apenas uma taxa mensal, baixe todos os livros da sua lista 4 estrelas e leia os Popular Highlights de cada um ordenados por Most Popular. Isso vai lhe ajudar a encontrar os melhores conteúdos de cada livro sem ter de ler eles por inteiro.

Outras dicas, desta vez de Ryan Buckley, do site Scripted:

  • dietas e perda de peso são os mais vendidos desde sempre;
  • livros de Negócios tendem a conseguir bastante leitores também, principalmente se você conseguir destilar conteúdos complicados em uma linguagem mais simples, como os resumos de disciplinas de MBA e Economia;
  • Reddit é uma boa fonte de ideias. Entre em tópicos que possam lhe interessar e busque por ideias como nessa lista de sub-tópicos ordenados por popularidade.
  • Se quiser criar uma carreira a longo prazo como escritor, não fique pulando de nicho em nicho, agarre um e domine ele, criando uma identidade com seus leitores (eu faço isso me baseando em livros de programação principalmente).

Criando o ebook

Tim Ferriss diz que se você não consegue escrever um bom e completo post de blog (3.000 palavras) não deveria se aventurar em escrever um livro, pois essa pode ser a tarefa mais chata e desgastante da sua vida. E eu assino embaixo. Pessoas que não tem o costume de escrever tendem a ter muita dificuldade de colocar seus pensamentos em uma ordem que fique boa de serem lidos depois. Jason Fried do Basecamp vai além ao dizer no livro Getting Real que ‘entre dois candidatos empatados para uma vaga, ele escolhe aquele que escreve melhor’ se baseando no fato de que a pessoa consegue organizar melhor suas ideias, estruturar seus pensamentos em início, meio e fim, etc.

O Tim ainda recomenda que escritores de primeira viagem deveriam exercitar essa habilidade escrevendo semanalmente em algum blog, mesmo que não possua um próprio, pensando em cada post como um capítulo de um livro. Isso vai te dar uma noção se escrever um livro é uma boa ideia para você.

Para Randy Ingmerson, autor de 6 livros best-sellers na Amazon, o melhor é usar o Snowflake Method: você deve criar a estrutura completa dos eu livro, com cada capítulo que ele vai ter, quais seções vão ter dentro de cada capítulo. Pegue cada personagem (se for ficção) e crie sua “ficha completa”, como faria em um jogo de RPG. Com história, características, habilidades, etc. Pegue cada cenário em que a história vai se passar e faça rabiscos de como ele se parece, escreva sobre suas características, peculiaridades, etc. Agora se for não-ficção, liste todos os tópicos importantes, vá agrupando eles dentro de ideias em comum e depois vá inflando-os com conteúdo. Se ainda assim não tiver ideia de como estruturar, analise a estrutura dos bestsellers do mesmo nicho, veja como os autores (ou às vezes os editores) organizaram o livro e faça o mesmo, ou melhor, se puder.

Já Tim Ferriss diz que uma dica que funciona muito com ele é “tornar cada capítulo do livro independente, com início, meio e fim, como se fosse uma revista”. Dessa maneira ele alega que consegue escrever de maneira mais coerente, em qualquer ordem e os leitores depois conseguem ler também o que mais lhes interessa rápida e facilmente.

Com relação ao “tom” ou à “voz” da sua escrita, a dica geral é não querer parecer um gênio literário, a menos que você seja um. Escreva corretamente mas sem floreios, tal qual você conversaria com um aluno para ensinar-lhe algo. Você inclusive pode se espelhar em seus autores favoritos, existem milhares por aí bem sucedidos que você pode tomar como exemplo. Claro, aqui considero que você é um ávido leitor, caso contrário, como espera ser um escritor se você não tem o costume de ler?

Uma última dica: crie uma rotina de escrita. Defina um ou mais dias da semana com os horários em que vai se dedicar à tarefa de escrever. Mas defina apenas o tempo que você realmente vai se comprometer e siga essa rotina. Escrever um livro inteiro não é algo que acontece do dia para a noite e você vai precisar de paciência e consistência. Além de inteligência, é claro! 🙂

Para quem é muito bom com ideias e conteúdo mas é péssimo em organizar isso tudo no “papel”, uma ideia pode ser terceirizar a escrita do livro com ghost writers, escritores profissionais pagos para escrever livros cuja autoria é dada a outra pessoa.

No entanto, existem dois aspectos que vai ser difícil de você terceirizar com sucesso: a capa e o título.

Capa e Título

Não falo da arte final da capa, que já mencionei em outro post maneiras rápidas e baratas de se fazer. Falo do que vai ter na capa, qual ideia você quer passar, os elementos principais, cores principais, etc. Isso VOCÊ tem que pensar, no máximo pedindo opiniões de terceiros.

Nunca julgue um livro pela capa.

Esse é um dito muito popular, certo? E completamente errado, principalmente se levarmos ele ao pé da letra. Uma capa importa, e muito, para o sucesso de um livro. Eu vivenciei isso na pele quando lancei meu ebook de Java para Iniciantes com uma capa horrorosa criada no editor de capas da Amazon. Simplesmente não vendia nenhuma cópia e agora que troquei a capa pela atual, muito mais profissional, vendo unidades todos os dias.

Para Ryan Buckley, ter uma capa profissional mostra seu esmero em fazer um bom livro, do início ao fim. Se sua capa é desleixada, o que esperar do seu conteúdo? Eu trabalhei durante alguns anos no ramo de apps mobile, e por isso posso fazer a seguinte analogia: o que você acharia de um app indie cujo ícone fosse claramente feito de má vontade, tipo no MS Paint? Você instalaria esse app em seu smartphone?

Sobre o título, vale a mesma ressalva de que você vai ter de se empenhar nele, embora existam maneiras rápidas e baratas de se escolher títulos racionalmente para livros. Uma delas é usando o AdWords Keyword Planner (crie a conta e use no menu Ferramentas, é de graça) para verificar a densidade de busca por determinadas palavras-chave no Google, outra é usando o Google Trends para ver tendências de busca. Mas a mais recomendada por especialistas como Samuel Pereira e o próprio Tim Ferriss é criando campanhas pagas no Google AdWords com cada um dos títulos e subtítulos que você pensou para o livro e ver qual campanha converte mais. Simples assim. Ok, você vai ter de gastar algum dinheiro, tem uma abordagem muito mais analítica e precisa.

Marketing e promoção do ebook

Ok, falei de conteúdo, capa e título. Claro que se seu livro for muito bom ele vai se vender sozinho, certo?

Errado.

Marketing é o que separa os aventureiros na plataforma da Amazon e quem realmente ganha dinheiro de verdade. Como você está se tornando um escritor independente e não terá uma editora para cuidar do marketing do seu livro, você vai ter de se virar para que seu livro se torne conhecido.

A Amazon Brasil não lhe ajuda muito neste sentido, lhe permitindo no máximo criar promoções de livro gratuito durante 5 dias a cada 3 meses. Ocasionalmente, se seu livro, for bom, lhe convidam para promoções especiais. No restante do tempo você vai ter de competir pela atenção dos visitantes da loja pelas centenas de milhares de opções disponíveis.

A minha opinião pessoal é de que o melhor caminho para fazer um marketing eficiente do seu trabalho e consequentemente do seu livro é através de um blog ou fanpage, tanto faz, mas tem de ser um canal bilateral para falar com sua audiência. Neste ponto as lições do Tim Ferriss sobre como construir um blog de sucesso são demais. Ele começou seu blog para promover seu primeiro livro Trabalhe 4h por semana e hoje é a marca pessoal de Tim, com mais de 2M de assinantes da sua newsletter. E se você acha que ele já começou com um blog bacanudo, você está muito enganado. Além disso, as lições de Jeff Walker de como fazer um lançamento matador do seu produto podem lhe ser muito úteis nessa etapa.

Divulgue seu livro em suas redes sociais, divulgue fotos dele, trechos ou até capítulos inteiros que possam instigar o leitor a querer mais. Forneça conteúdos relacionados gratuitamente, o grátis sempre chama muito a atenção da audiência O ideal é que se você quer ser um escritor a longo prazo, você deve criar uma marca pessoal, assinar seus livros sempre da mesma forma, manter uma coerência no que escreve, etc, tipo o que eu faço aqui no blog e na minha fanpage no Facebook.

A única e principal dica que Barry Eisler, um escritor bestseller milionário, dá é a de nunca vender nada nas redes sociais. Use esses canais para dar material gratuito e chamar a atenção para o seu trabalho. Se fizer bem isso, as vendas virão pois o público vai se interessar e querer mais.

Eu tenho algumas dicas próprias também, neste post, que tratam principalmente de pré-venda e promoção de dias gratuitos.

Preço, descrição e avaliações

Quando o assunto é preço existe uma enorme vantagem para os escritores independentes, uma vez que suas margens são maiores e seus custos são marginais. Experimente tentar barganhar com uma editora e você vai ver a choradeira que eles vão fazer por causa dos custos de logística, impressão, marketing, etc.

Nos EUA, a recomendação de Ryan Bucksley é definir algo entre U$0.99 e U$2,99 caso seja seu primeiro livro, ou seja, você é um completo desconhecido para os leitores. No Brasil, eu começaria com algo não menor que R$5,99 e não maior que R$9,99 para um livro de aproximadamente 100 páginas. Livros menores que isso são populares por terem preços ainda mais agressivos como R$1,99, o menor permitido pela Amazon Brasil. Só recomendo este tipo de livro curto e barato caso esteja querendo potencializar a venda de uma versão maior dele, como explica neste post.

Sobre a descrição, algo que eu demorei a descobrir e que vários sites não falavam é que você pode (e deve) usar HTML para chamar mais a atenção do leitor. Dê uma olhada nessa descrição do meu livro mais vendido na Amazon, sobre Scrum e Métodos Ágeis de desenvolvimento de software. Note como uso diferentes formatações (através de tags HTML) para chamar a atenção do leitor para diferentes pontos. Se você analisar as descrições de livros ainda mais marotos como os do Raiam Santos, verá que ele utiliza técnicas semelhantes.

Pense na descrição do seu livro como sendo a contra-capa dele. Todo mundo lê a contra-capa antes de comprar um livro, certo? Então faça com carinho. Além desse comportamento óbvio do leitor, saiba que as palavras que você usa na sua descrição também tornam seu livro mais fácil de encontrar na barra de pesquisa da Amazon.

Sobre as avaliações/reviews de seu livro, elas são muito, mas muito importantes por diversos fatores que eu já pude experimentar na prática.

  • ninguém quer ser o primeiro a comprar o livro de um autor desconhecido, então seja rápido em conseguir as primeiras reviews.
  • ninguém quer comprar um livro cujas reviews sejam ruins, então faça um bom trabalho dentro do seu livro e não minta na descrição do mesmo apenas para converter.
  • as avaliações podem ser anônimas, então não fique constrangido de pedir para seus parentes comprarem e avaliarem seu livro logo nos primeiros dias, é o que vai dar o impulso inicial que você precisa para ser bem sucedido. Autores famosos como John Locke já afirmaram que inclusive pagam para ter essas críticas iniciais.
  • as avaliações impactam diretamente no seu posicionamento nas páginas de resultados de pesquisa na Amazon. Então é importante receber avaliações regularmente para continuar se mantendo no topo ou galgar posições nos resultados.

Conclusões

O mais legal sobre criar um negócio baseado (ou ao menos cuja parte seja) ebooks é que ele funciona perfeitamente no piloto automático tal qual é o sonho de muitos empreendedores, gerando renda passiva inteligente, assim como ensinado pelo Pat Flynn. Um portfólio de livros bem escritos como os de Eisler podem lhe tornar independente financeiramente por muito tempo, sendo que de tempos em tempos você sempre pode lançar novos títulos no mercado, como eu planejo fazer em breve.

E você, como estão os seus empreendimentos digitais?

 

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Publicado por

Luiz Duarte

Pós-graduado em computação, professor, empreendedor, autor, Agile Coach e programador nas horas vagas.