Não, esse não é um post repetido, embora o título seja muito parecido com este outro aqui.
Hoje vou falar do lançamento do meu novo ebook: “Os 15 Hacks de Carreira: Um guia pouco convencional para seu sucesso profissional” e de tudo o que aprendi sobre lifestyle business baseados em ebooks desde meu último lançamento. Tenho aprendido bastante ultimamente e embora ainda esteja na marca dos 3 dígitos de faturamento mensal (excluindo, claro, o sucesso de Pokemon Go), tenho certeza que ano que vem chego no quarto dígito.
Marketing Pessoal
Meu novo ebook fala desse tópico que é extremamente poderoso e mal compreendido ao mesmo tempo. Uni psicologia de vendas, programação neurolinguística e experiências práticas vivenciadas por mim desde os meus 10 anos de idade (!!) que me ajudaram a construir o perfil profissional que tenho hoje.
A ideia é que o leitor tenha acesso a um conjunto de dicas acionáveis e objetivas que, quando postas em prática, permitam alavancar a sua carreira de uma maneira muito mais acelerada do que o normal, criando a imagem profissional certa para a sua carreira. Além das dicas em si, incluo informações sobre os gatilhos mentais por trás do funcionamento das mesmas, reflexões acerca de profissionalismo vs. exibicionismo e dezenas de respostas para dúvidas e objeções comuns que o leitor pode ter durante a leitura do mesmo.
Do ponto de vista empreendedor, eu queria a experiência de escrever um livro que fugisse da área de tecnologia, coisa que eu ainda não havia feito ainda. Queria ver como eram os desafios de um livro que atendesse a um mercado maior e, consequentemente, verificar se os ganhos que consigo alcançar com ele serão maiores também.
Obviamente ainda é cedo para responder sobre os ganhos, mas os aprendizados, esses sim já foram muitos!
Falo mais sobre esse ponto no vídeo abaixo, mais especificamente no instante 00:48:00.
O título certo triplica as vendas!
Para cada ebook que eu publico eu possuo metas de vendas. Recentemente estava muito triste com o ebook de métodos ágeis que eu escrevi e que estava vendendo muito abaixo do esperado. O nome era “Métodos Ágeis de Desenvolvimento: Um Guia Prático”, baseado na premissa de que meu livro não era exclusivo do Scrum. No entanto, como o Google Trends pode afirmar, existe muito mais pessoas pesquisando na Internet por Scrum do que por métodos ágeis.
A troca do nome para “Scrum e Métodos Ágeis: Um Guia Prático” fez com que as vendas do referido ebook triplicassem! Ele ainda está longe de ser meu ebook mais rentável, mas ainda assim é um aumento e tanto!
Geoarbitragem
Eu já mencionei como amo e aplico esse conceito que aprendi com o mestre Tim Ferriss em outro post onde ensino como terceirizar online com estrangeiros pagando pouco. Dessa vez, ao invés de contratar um programador, eu queria um designer gráfico para recriar as capas dos meus ebooks que estavam bem pobres e sem vida. Ei, não me culpe, eu sou um programador!
Quando o assunto é chamar a atenção com seu livro, em um mar de livros como a Amazon.com.br (ou seria melhor dizer, “o rio de livros da Amazon”?), uma capa é muito importante e as minhas estavam deixando à desejar. Ao invés de ir novamente no Freelancer.com resolvi usar os serviços do Fiverr.com, famoso pela sua oferta básica de profissionais a U$5 por serviço.
Lá eu contratei a U$16 um indiano que se dispôs a me fazer 3 capas (com 5 revisões cada em versões 2D e 3D) para os meus livros. Ia sair U$15, mas o Fiverr cobra U$1 de taxa pela transação. O resultado das novíssimas capas ainda não me foram percebidos nas vendas, mas você pode conferir como ficou na seção Meus Livros.
Content Stretching
Esse é um outro conceito que eu já conhecia tem alguns meses, mas que só fui aplicar recentemente. Basicamente consiste em pegar um conteúdo e esticá-lo, como o próprio nome sugere. Mas o que seria esticar um conteúdo?
Por exemplo, o meu ebook de Android, que eu estiquei um pouco alguns tópicos para conseguir lançar um segundo ebook, menor e mais barato, sobre o mesmo assunto. Essa estratégia, potencializada pelo fato de que atualmente tenho dado o Meu primeiro app Android de graça aqui no blog, fez com que as vendas do livro principal dobrassem no último mês! Pretendo adotar estratégia semelhante com o ebook de marketing pessoal, criando uma versão mais direcionada ao mercado de TI, mas ainda em cima de praticamente as mesmas dicas, mais algumas adicionais, relatos e depoimentos de profissionais da área.
Aumentando os royalties
Outra coisa que aprendi recentemente é como aumentar os seus royalties na Amazon em 9%, através da autopromoção dos seus ebooks pelo Amazon Associados, o programa de afiliados da Amazon. Sempre imaginei que essa prática seria proibida e que se eu fizesse perderia meu cadastro como autor.
Recentemente estava lendo o site do Eldes Saullo e descobri que ele recomendava fazer isso, mas fiquei na dúvida se realmente era certo fazê-lo. Claro, ele sabe muito mais de ebooks que eu, pois já lançou 16 deles. Mas mesmo assim fui atrás de informações oficiais e descobri que a própria Amazon sugere isso nesse artigo!
Provavelmente eles devem entender que se eu fizer propaganda dos meus ebooks e conseguir vendê-los por conta própria, eles estarão economizando o próprio marketing deles. Com isso, as possibilidades de royalties para autores do KDP são de 44% e 79%, ficando ainda mais atraentes!
E estes foram os aprendizados!
Quer aprender como criar e lançar o seu ebook? Dá uma olhada nesse post.
Olá, tudo bem?
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