A Fórmula do Lançamento – Resenha

Atualizado em 20/08/2019!

A Fórmula do Lançamento é o nome do livro mais famoso (e único?) de Jeff Walker, um empreendedor (assim como eu) americano que é o sinônimo do que é viver um lifestyle business. Launch, em inglês, ainda tem o subtítulo “As estratégias secretas para vender online, criar um negócio de sucesso e viver a vida dos seus sonhos” e, embora o título soe muito “charlatão”, o livro é incrível.

O primeiro ponto que geralmente é uma barreira para as pessoas conhecerem o trabalho de Jeff Walker, autor da Product Launch Formula, é o idioma. Como o livro (e o curso original) existe somente em inglês, isso distancia muitos empreendedores (ou aspirantes a empreendedores) brasileiros de conhecerem seu trabalho. Um dos motivos do livro nunca ter sido traduzido e pelo qual eu descobri a existência de Jeff Walker é o curso Fórmula de Lançamento do Erico Rocha, versão tropicalizada do original e que o Erico detém os direitos autorais no Brasil. O livro não substitui os cursos originais, tanto o do Jeff quanto o do Eric, mas te dá muitos insights interessantíssimos e dicas práticas de como lançar produtos digitais.

Basicamente ele começa com Jeff fazendo o storytelling de sua vida enquanto funcionário até se tornar empreendedor, o que cria uma empatia muito grande com a maioria dos leitores. Na sequência, ele começa a falar da psicologia por trás da Product Launch Formula e porque ela funciona. Ele segue explicando a referida fórmula e dizendo o passo-a-passo de como ativar os gatilhos mentais ensinados por ele no capítulo anterior para alcançar seus objetivos de vendas, bem como as ferramentas necessárias para tanto.

As poucas críticas que o livro tem são referentes ao livro não falar de como construir seu produto especificamente, ele foca-se no lançamento do mesmo. Assim, quem nunca empreendeu online fica “à deriva” sem saber como ter um produto em si, para que seja possível fazer um lançamento. No entanto, a didática é muito boa e ele inclusive pode ser utilizado para validar ideias de produtos, como mostrado no post do Noah Kagan.

Ainda não consegui aplicar tudo o que aprendi com o livro em meus negócios digitais, mas corroborou algumas coisas nas quais acreditava e o conhecimento já foi utilizado por mim em mais de uma ocasião. Na verdade estou no aguardo de ter um produto digital que realmente valha um lançamento no melhor estilo Jeff Walker!

E você, leu algum outro livro de empreendedorismo recentemente que gostaria de compartilhar?

O que achou desse artigo?
[Total: 2 Média: 5]

Publicado por

Luiz Duarte

Pós-graduado em computação, professor, empreendedor, autor, Agile Coach e programador nas horas vagas.