As duas únicas maneiras de ganhar dinheiro com blogs

image-for-blog-earningMeu último post sobre este assunto, onde falei sobre minha experiência com blogs rendeu bastante discussão e, ao contrário do que previa, não solucionou todas as dúvidas dos meus leitores que querem saber como ganho dinheiro com blogs.

Não sou expert no assunto (afinal nunca tive um blog famosão), mas faço dinheiro com blogs há vários anos. Citei algumas poucas maneiras de ganhar dinheiro com seu site ou blog mas, no fundo, existem apenas duas maneiras de monetizar um blog, e por isso volto hoje com o mesmo assunto para enfatizar alguns pontos, solucionar todas as dúvidas que ficaram no ar e dar ainda mais ideias para quem não sabe por onde começar.

Antes disso, respondendo à dúvida mais comum, sim, é possível ganhar dinheiro blogando e até viver apenas disso. Eu? Não, eu não vivo blogando, mas faturo na casa dos 3 dígitos todos os meses e pretendo chegar no quarto dígito no ano que vem com os livros que vendo aqui no blog.

Os 2 tipos de blogs

Sabe por quê existem apenas duas maneiras de monetizar um blog?

Porque existem apenas dois tipos de blogs no mundo.

E não sou eu quem diz isso (apesar de eu saber disso por experiência própria, afinal trabalho com web há 9 anos), mas especialistas em passive income e lifestyle businesses baseados em geração de conteúdo como Yaro Starak, Pat Flynn, Melyssa Griffin e outras autoridades quanto o assunto é geração de renda passiva através de criação de conteúdo.

Quando eu falo em autoridades são pessoas que faturam na casa dos 5 a 6 dígitos todos os meses. Em dólares. Sim, o Yaro fatura de U$10 a U$30 mil dólares por mês, enquanto que o Pat fatura mais de U$100 mil todos os meses, sendo um expert nesse assunto (e muito famoso por abrir publicamente seus ganhos todos os meses).

Mas quais são, afinal, os tipos de blogs? Magazine Blogs e Expert Blogs.

Vou dissecar os dois para ficar mais fácil de entender…

Magazine Blogs

Magazine Blogs são blogs de entretenimento, de variedades, notícias, curiosidades, besteira e por aí vai.

O Não Salvo é um blog de entretenimento. O Ah!Negão é outro blog de entretenimento. O Ñintendo é outro blog de entretenimento.

Estes blogs (que dispensam links) têm algumas características em comum: postagens frequentes, grande audiência, efemeridade do conteúdo e renda baseada em anunciantes. Assim como as revistas, dependem de grande número de leitores para terem valor de mercado e faturarem.

Por isso recebem o nome de Magazine Blogs.

Expert Blogs

Expert Blogs são blogs sobre profissionais, autores, professores, especialistas em geral.

O LuizTools é um blog profissional. O site do Maujor é outro. O blog do Tim Ferriss é um blog de um faz-tudo famoso.

As características em comum aqui são: postagens menos frequentes (em geral semanais), audiência menor (a menos que o especialista seja muito famoso, como o Tim Ferriss do Trabalhe 4h por semana), conteúdos mais longevos (tenho posts meus que são muito acessados há vários anos) e renda baseada em produtos ou serviços: ebooks, videoaulas, treinamentos, palestras, etc.

Ao contrário dos Magazine Blogs, não dependem de um grande número de leitores (embora quanto mais melhor) pra faturar quantias razoáveis. Ao invés disso, fatura-se em cima de pessoas que consideram os autores destes blogs especialistas em alguma área e que compram seus livros ou serviços.

Monetizando Magazine Blogs

Monetizar um magazine blog pode ser feito da maneira burra ou da maneira inteligente.

Não me leve à mal, não quero ofender ninguém, afinal a maneira burra é também a maneira mais fácil, enquanto que a maneira inteligente é mais chata e demorada. A maioria dos blogueiros opta pela maneira burra e não há nada especialmente errado nisso.

Por que chamo de burra e inteligente?

Porque a primeira dá dinheiro linearmente proporcional ao seu tráfego, enquanto que na segunda, o céu é o limite.

A maneira mais fácil e menos lucrativa (para não dizer burra novamente) é usar o Google AdSense.

Com ele você irá colocar alguns espaços de publicidade no seu site e o Google vai preenchê-los automaticamente com anúncios diversos. Você ganhará alguns centavos a cada clique que fizerem em um desses banners e se no final do mês tiver somado U$100 eles transferem para sua conta bancária convertido em R$.

Note que para você ganhar um volume considerável de dinheiro, à centavos por clique, você terá de ter muitos cliques, e para ter muitos cliques, terá de ter muitas visitas, e para ter muitas visitas, bem, isso é assunto pra outro post.

A minha experiência pessoal e prática diz que para cada 400 pessoas que visitam seu blog todos os meses, você fatura algo em torno de 1 dólar, ou seja, precisaria de uns 400 mil visitantes para faturar uns U$1.000/mês (existem maneiras mais fáceis de atingir essa meta).

Uma maneira intermediária de lucrar com Magazine Blogs é vender espaços de publicidade diretamente para marcas.

Isso com certeza dá mais dinheiro do que o Google, geralmente uma quantia fixa por tempo de exposição mas dá mais trabalho também. Você terá de ter um mídia kit e a menos que seja muito, mas muito famoso, terá de ligar para agências de publicidade oferecendo seu mídia kit. Para quem não conhece um mídia kit, é uma apresentação em PDF falando do seu site, dos seus números, sua audiência e dos formatos e custos para anunciar com você. Você encontra algumas referências aqui.

E por fim, a maneira mais complicada mas que dá mais dinheiro do que todas as outras em Magazine Blogs é trabalhar com links de afiliados. Ou seja, indicando produtos de terceiros, seja via banners, newsletters, o que for.

Aqui o trabalho fica por conta de identificar e testar os produtos que mais tem conversão com seu público alvo e ir atrás de lojas virtuais que vendam eles.

Exemplo: se seu blog é sobre notícias de games, de repente colocar uma vitrine com produtos para gamers possa ser uma boa. Conseguir os produtos não é difícil, descobrir os produtos certos é. Depois de ter descoberto o que funciona no seu blog, cadastre-se em sites como o Lomadee, HotmartZanox, Comission Junction, Rakuten Affiliates, Amazon Associados e Public Ideas (confira minha lista épica) para ter acesso aos maiores varejistas online que lhe pagarão comissões de 1% até vários % por cada venda originada por um clique em algum link deles no seu site.

Monetizando Expert Blogs

Não há uma maneira simples, fácil (ou burra) de monetizar um expert blog.

Não falo isso por ter um, mas sim porque dificilmente você terá uma grande audiência principalmente no início do seu blog, mas mesmo assim não quer dizer que não dê para ganhar dinheiro com ele, basta ser inteligente e criativo. A chave para monetizar um expert blog é ter um produto ou um serviço.

Na dúvida, fique com os dois até descobrir o que funciona melhor para você. Vou detalhar a seguir a diferença, vantagens e desvantagens entre os dois.

Monetizando com Serviços

Você pode oferecer seus serviços em seu expert blog, talvez essa seja a maneira mais óbvia de começar a ganhar dinheiro rapidamente e até mesmo uma maneira interessante de descobrir como criar um produto logo adiante.

Você é um desenvolvedor de alguma tecnologia? Comunique isso no seu blog visando que lhe contratem para freelas. É um consultor ou treinador? Escreva posts contando as suas experiências com consultoria/treinamentos e deixando a brecha para entrarem em contato se quiserem seus serviços.

Cito esses dois exemplos pois foi exatamente como eu comecei e é como o Eduardo Pires monetiza o site dele.

Existe apenas um problema com ganhar grana baseado em serviços: você.

Sim, o teto de ganhos com a prestação de serviços está diretamente limitado ao quanto você consegue ganhar. Nada mal se você tiver um nome de peso e quiser fazer alguns milhares de R$ como atividade principal ou mesmo secundária. Agora se você não é muito conhecido ainda, não poderá cobrar muito caro e isso restringirá seus ganhos.

A despeito disso, a maior vantagem de começar com um modelo de negócios baseado em serviço é que você aprenderá, e muito, sobre o seu mercado, seus clientes e isso lhe permitirá criar um produto melhor depois.

Foi isso que o Eric Santos da Resultados Digitais fez. Ele começou com um blog sobre marketing digital (homônimo à empresa atual), oferecia serviços de consultoria para mais tarde criar um software para automatizar as tarefas mais comuns de marketing que notou que geravam valor para seus clientes. Hoje ele tem uma empresa com centenas de funcionários, 6 mil clientes, 700 parceiros e que já captou quase R$80 milhões em investimento.

Monetizando com Produtos

Mas o melhor mesmo é ter um produto digital.

Produtos são escaláveis: você faz uma vez e vende pra sempre, de maneira automática, 24h por dia, sem importar onde você está ou o que está fazendo.

Seu produto pode ser um software, imagens, vídeos, ebooks, qualquer coisa que você crie uma vez e possa vender cópias, como os ebooks que eu tenho à venda aqui no blog.

Uma vez que você já tenha um blog, deve existir algum conteúdo específico que atraia mais a atenção dos seus leitores, certo?

Foque neste conteúdo, pesquise mais sobre ele, escreva mais sobre ele, e monte um ebook, por exemplo. Esse é o caminho mais fácil de começar a ganhar alguns trocados e descobrir se funciona ou não para você.

A desvantagem é que o produto tem de ser criado para começar a gerar grana, mas nada impede que você teste a ideia antes de ter o produto pronto. O Kindle Direct Publishing permite colocar seu ebook em pré-venda por exemplo. Você pode usar 30 dias grátis do Instapage para criar um landing page e começar a divulgar seu ebook antes dele estar pronto, coletando emails de interessados no assunto.

Na verdade, validar sua ideia antes de desenvolver seu produto é a melhor maneira de aumentar as suas chances de criar um produto bem sucedido.

Obviamente o seu primeiro produto digital não ficará uma maravilha, mas apenas o fato de fazer ele o terá colocado à frente de 90% da população que nunca faz empreendimento algum.

Um primeiro produto, mesmo que imperfeito, lhe dará insights e possivelmente motivação para criar o próximo, melhor que o anterior. Esse ciclo constante de construir-medir-aprender é a base da metodologia Lean Startup e é o que leva ideias simples como um ebook sobre Pokemon Go em um sucesso na Bienal Internacional do Livro em SP.

Agora que você já sabe as duas únicas maneiras de ganhar dinheiro com um blog, compartilhe aí nos comentários qual o nome do seu blog, qual o tópico principal e como monetiza ou pretende monetizar ele.

Se precisar da minha ajuda, entre em contato.

Ah, antes que eu me esqueça, parte das informações usadas neste post são baseadas no ebook Blog Profits Blueprint, do Yaro Starak, citado ao longo do texto.

Publicado por

Luiz Duarte

Pós-graduado em computação, professor, empreendedor, autor, Agile Coach e programador nas horas vagas.