As lições de Jeff Walker para empreender com sucesso

Empreendedorismo

As lições de Jeff Walker para empreender com sucesso

Luiz Duarte
Escrito por Luiz Duarte em 06/12/2016
Junte-se a mais de 34 mil devs

Entre para minha lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Se você é um empreendedor (assim como eu) e não conhece Jeff Walker ou o seu livro Launch, não sabe o que está perdendo. Pessoas com a mesma idade que eu, para mais, devem se lembrar do Homem de 6 Milhões de Dólares, mas que tal se eu dissesse que Jeff Walker é o Homem de 500 Milhões de Dólares? Jeff é fundador de uma empresa chamada Internet Alchemy, sediada em Durango, no Colorado, EUA. Nunca ouviu falar? Nem eu, até pouco tempo atrás.

Ok, ele não fez essa grana toda, mas você vai entender melhor a história dele ao longo desse post.

jeff-walker_blog-featured-article_3

Jeff começou sua jornada empreendedora na Internet de 1996. Havia trabalhado no mercado financeiro durante algum tempo, mas por um motivo ou outro acabou ficando em casa tomando conta dos filhos enquanto a esposa trabalhava fora e sustentava todo mundo. Até um dia em que não deu mais, Jeff tinha de voltar a ser o provedor do lar, as coisas estavam feias. Mas ele não queria voltar para o seu cubículo em um escritório de finanças. Ele teve uma ideia melhor.

Jeff tinha uma lista de emails com 19 contatos (sendo um ele próprio, e outro a esposa), para os quais ele mandou uma proposta: ele enviaria conselhos financeiros por email periodicamente para as pessoas que pagassem uma taxa todo mês pra ele. Isso fez Jeff iniciar um negócio digital que anos mais tarde, em 2005, foi substituído por outro, chamado Product Launch Formula, e que até hoje já lhe gerou mais de U$20 milhões em faturamento. Os alunos desse curso (o PLF é um curso online) já fizeram, juntos, mais de U$500 milhões em vendas na Internet.

A seguir reproduzo, de maneira adaptada, as lições de Jeff Walker, que apareceram pela primeira vez no blog dele e depois em uma entrevista que ele deu para a Forbes.

Lição 1: “Aquele que ousa – ganha.”

Não há dúvida com relação à esse, embora eu costume chamar esta lição de “simplesmente faça” e meu amigo Daniel Salengue chama de “pára de chupar bala”. Se você sonha em ser um empreendedor e ter seu próprio negócio – mas fica apenas sentado fazendo nada a respeito, você nunca vai conseguir.

De acordo com Jeff, começar é a chave. Os SAS (equivalente britânico dos SEALS da marinha americana) possuem um lema que diz “He who dares, wins.” que em uma tradução literal seria: “Aquele que ousa – ganha”. Quando você pensa em começar um negócio, você tem de ousar. Você tem de dizer “eu vou mudar minha vida” e focar sério nisso. Jeff decidiu deixar de ser “dona de casa” para ser um empresário de sucesso e foi atrás disso.

Lição 2: Baby Steps e a lei das 10.000 horas do Gladwell

Somente tolos acreditam nas notícias da mídia que tentam nos vender sucessos da noite pro dia, não existe riqueza instantânea no empreendedorismo, embora odo mundo adoraria acreditar que sim. A mídia ama enaltecer as vendas bilionárias de startups como se fossem a regra, quando na verdade são a exceção.

Jeff acredita em passos pequenos e contínuos, os baby steps, rumo ao seu objetivo. Ele começou seu negócio online com uma lista de 19 emails e foi adquirindo um novo assinante por dia. Depois três por dia e assim por diante. Você tem que entender que no empreendedorismo, os esforços que você faz agora costumam demorar alguns meses para se pagar, para mostrar resultado, às vezes anos. Jeff conta que coincidentemente quando ele escreveu seu email número 10.000 para sua lista, ele notou que havia atingido as “10.000 horas” propostas por Malcom Gladwell e que realmente tinha criado uma empresa vencedora.

Lição 3: Relacionamentos e conexões são tudo

Não o que você sabe que importa, mas quem você conhece. Esse é um ditado antigo, de autor desconhecido, mas que é largamente difundido por grandes empreendedores como Richard Branson e Jeff Walker, que inclusive são colegas de tênis. No mundo dos negócios, para ser bem sucedido, a sua rede de contatos é tudo. Ponto.

Jeff criou uma massa incessante de tráfego para seus sites, e consequentemente para seus cursos, através de seus parceiros na Internet, uma das suas maiores qualidades, segundo ele próprio, que alega que era um cara que sempre se relacionou bem com todos, desde a época da escola, e que atribui seu sucesso á sua imensa rede de contatos.

Lição 4: Foque nas suas habilidades únicas

Você é você. Você é único. Mas a chave é entender o que te faz único. Você tem de olhar fundo dentro de si para entender isso. O que você é melhor do que todo mundo? Quais são suas melhores habilidades?

Três dias por semana Jeff faz somente as coisas nas quais ele é bom. São os dias de foco dele e sua equipe sabe disso, deixando o trabalhar só nesses dias. Ele não atende o telefone, não usa redes sociais, não permite interrupções ou distrações. Jeff entendeu que, se ele se focar dessa maneira em fazer o que tem de ser feito, os demais dias da semana não precisam de tanta intensidade. É a mesma ideia da academia, se você faz 3 dias na semana com intensidade máxima, não necessita ir mais vezes na semana para ter resultados extraordinários (embora o Tim Ferriss recomende visitas ainda menos frequentes à academia).

Lição 5: Novo mundo – dê primeiro, receba depois

Você quer saber o principal segredo que o Jeff ensina aos empreendedores e donos de negócios que levou os seus alunos a faturarem mais de U$500 milhões juntos?

Dê primeiro, receba depois.

Em resumo, é isso. Os dias de enfiar produtos goela abaixo dos clientes já era. A quantidade absurda de informações na Internet mudou muito este modelo. E esta é a principal descoberta que Jeff fez e que faz os seus lançamentos de produtos digitais serem um sucesso.

E a relação de Jeff com Tony Robbins, o grande guru do desenvolvimento pessoal e PNL, exalta exatamente este ponto. Jeff investe muito tempo ajudando as pessoas antes mesmo de pensar o que poderia ganhar em troca no futuro. Certa vez Tony Robbins precisou de ajuda com um lançamento e ligou para Jeff, Jeff pegou um avião e foi até a casa dele ajudá-lo, sem custo algum. Segundo Jeff, sem entrar em detalhes, essa viagem se pagou no ano seguinte.

Lição 6: Compreenda as oportunidades

Como um empreendedor começando a fazer seu negócio ter sucesso, algumas coisas legais tendem a acontecer ao longo do caminho. Oportunidades aparecem o tempo todo. Isto é bom, certo? Sim, mas somente se você tiver a habilidade de diferencias aquelas que você deve aproveitar, e as que você deve descartar.

O empreendedor e autor Perry Marshall chama esta habilidade de a mais importante para um dono de negócio no século 21. Ela chama-se discernimento.

E esta habilidade Jeff transformou em uma ciência. Uma vez que você obtém algum sucesso, a coisa mais importante será lidar com o custo das oportunidades e selecionar as oportunidades certas. Porque uma vez que você obtenha mais sucesso, mais oportunidades irão aparecer. Mas nem todas são boas, tem de escolher as corretas.

Lição 7: Nunca pare de aprender

Como um empreendedor há alguns anos e conversando com diversos outros empreendedores, esse é um ponto recorrente nas conversas. Todo empreendedor é insaciável por aprendizado.

Assim, não foi surpresa saber que não parar de aprender é a sétima e última lição de Jeff Walker para empreender com sucesso. Ele ainda garante que apenas livros não bastam, que você precisa de coaches e mentores, sendo que o coach de Jeff é Dan Sullivan, que ajudou-o a descobrir suas habilidades únicas. Segundo ele, isso é absolutamente crítico.

Quer ler mais posts sobre empreendedorismo? Dê uma olhada nesta categoria e assista ao vídeo abaixo, sobre este mesmo assunto.

Olá, tudo bem?

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *