Os 6 melhores livros para estudar metodologias ágeis

Agile

Os 6 melhores livros para estudar metodologias ágeis

Luiz Duarte
Escrito por Luiz Duarte em 23/10/2019
Junte-se a mais de 34 mil devs

Entre para minha lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Atualizado em 23/10/19 com a adição de uma indicação bônus!

Vez ou outra eu recomendo livros que já li aqui no blog, geralmente relacionados à empreendedorismo, que é o que mais tenho lido nos últimos anos. Hoje resolvi falar de livros sobre uma outra paixão minha: gerenciamento ágil de projetos. Desde 2010, quando conheci e me especializei no uso de Scrum e outras metodologias ágeis que não parei mais de estudar e ensinar o assunto para outras pessoas.

Após algum treinamento ou palestra, sempre vem aquela pergunta: que livros você recomenda? Pois bem, aqui vão eles!

É bom reforçar que, antes de ler qualquer livro, você já deve ter lido e entendido o Manifesto Ágil de 2001.

Os livros que eu recomendo são (sem nenhuma ordem específica):

Clique nas capas para mais detalhes e para adquirir os livros. Não, eu não faço pirataria e não vou colocar (nem permitir nos comentários) livros para download que não sejam realmente gratuitos.

Boa(s) leitura(s)!

Guia do Scrum

O Guia do Scrum

Download gratuito

Existe uma frase popular que diz: “O Scrum é um framework simples de entender, mas difícil de dominar”. Por que isso?

Estamos falando de um framework ágil, e não de uma metodologia de desenvolvimento de software como RUP, ou seja, não há uma receita pronta aqui, mas sim uma estrutura mínima a ser seguida em um eterno fluxo de construir-medir-aprender assim como o do Lean Startup. Há apenas esse livro gratuito, de 13 páginas, para ser estudado e praticado ad infinitum.

Este guia é a base para entender o básico do Scrum e deve ser usado, na minha opinião, como ponto de partida de qualquer equipe que queira se tornar ágil. No entanto, conforme a equipe avança e percebe a necessidade de mais ferramental e informações, entram os demais livros abaixo listados.

Aqui no blog tem um bom resumo dele, caso queira saber mais, neste post.

Curso Jira

Scrum

Scrum: A arte de fazer o dobro de trabalho na metade do tempo

Comprar na Amazon

O Scrum foi co-criado por Ken Schwaber e Jeff Sutherland. Esse sr. Jeff serviu como militar e mais tarde, durante vários anos, atuou como gerente de projetos em grandes empresas públicas e privadas incluindo o FBI, sendo que essas experiências foram adicionadas ao que mais tarde ele e sr. Ken chamariam de Scrum.

É um excelente livro que conta as aventuras de Jeff Sutherland na aeronática americana em meio à guerra do Vietnã e como isso influenciou seu modo de gerenciar projetos. Também conta como aprendeu os princípios do Lean, das artes marciais japonesas e como isso tudo influenciou seu modo de pensar e acabou originando o Scrum. Em meio às histórias das origens do Scrum, ele fala muito sobre princípios e conta cases de aplicações bem sucedidas, de software à jornalismo.

Sinceramente? É uma leitura prazerosa e rica, mas não ensina Scrum para ninguém, gosto de indicar pois ajuda a entender os princípios e o mindset que originou o Scrum.

Implementando o desenvolvimento Lean

Implementando o desenvolvimento Lean de software: Do Conceito ao Dinheiro

Comprar na Amazon

Outro excelente livro que li já tem vários anos, desta vez de Mary e Tom Poppendieck. A Mary é uma engenheira com algumas décadas de desenvolvimento nas costas, que fala muito bem sobre Lean Software Development, outra técnica adaptada da indústria japonesa Toyota para o mercado de software, assim como o Kanban e até mesmo o Scrum (em partes).

Assim como o livro “Scrum: a arte de fazer o dobro de trabalho na metade do tempo”, que citei logo acima, a autora se prende demais em contar cases de sucesso e acaba demorando para entrar no Lean em si. No entanto, é muito enriquecedor do ponto de vista de princípios.

Programação Extrema

Programação Extrema Explicada: Acolha as mudanças

Comprar na Amazon

De todos os livros que vou indicar aqui, este é o único que nunca li. No entanto, conheço a trajetória de seu autor principal, que hoje trabalha no Facebook como mentor dos desenvolvedores mais jovens, Kent Beck.

Este livro é indicado pois é a obra-prima de Kent Beck (com a ajuda de Cynthia Andres), um dos signatários originais do manifesto ágil, movimento que difundiu as metodologias ágeis pelo mundo, e criador também das metodologias TDD (Test Driven Development) e XP (Extreme Programming).

Apesar do XP ser uma metodologia “concorrente” ao Scrum (que é a minha favorita), há conceitos muito valiosos no XP que cobrem “furos” do Scrum, como Pair Programming, só para citar um exemplo. Vale a indicação.

Uma versão tupiniquim e compilada deste livro pode ser encontrada na obra eXtreme Programming: Práticas para o dia-a-dia no Desenvolvimento Ágil de Software, do Daniel Wildt e sua turma. Uma leitura muito agradável e dinâmica, até mesmo mais contemporânea que o original do Kent Beck.

Kanban

Kanban: Mudança evolucionária de sucesso para seu negócio de tecnologia

Comprar na Amazon

David J. Anderson teve uma ideia genial quando, em 2002, adaptou o modelo de kanban (cartões de sinalização) do chão de fábrica japonês para o mundo do desenvolvimento de software. Embora tenha se popularizado apenas em 2007, tornou-se algo extremamente mainstream nas empresas dentro e fora do âmbito de tecnologia. E aí entra esse livro.

O livro oficial do Kanban de David é a obra máxima sobre Kanban e a referência principal da Lean Kanban University, a organização criada para manter e promover o método no mundo. Embora Kanban um método evolucionário, seus princípios, principais práticas, método de implantação (STATIK) e diferentes tipos de abordagem são discutidos a fundo neste guia indispensável para profissionais à frente de projetos de software.

Para todos que acham que sabem implementar Kanban, este livro vai te mostrar que você não sabe tanto assim.

Scrum e Métodos Ágeis

Scrum e Métodos Ágeis: Um Guia Prático

Comprar na Amazon

E por último, mas não menos importante, o livro que eu escrevi sobre Scrum e Métodos Ágeis em 2016. Trabalho com Scrum desde 2010, principalmente como Scrum Master, o responsável por garantir e aperfeiçoar os processos dentro do time. Depois de tantos anos, sprints e times diferentes, resolvi exteriorizar o que eu considero que funcionou nos times que eu trabalhei para complementar o Guia do Scrum, ou seja, não é um substituto ao Guia do Scrum, mas um adendo ao mesmo.

O Scrum fala por exemplo sobre fazer a Sprint Planning, mas não te diz como estimar as tarefas. Ele fala a Definição de Pronto, mas não te diz como criá-la. Fala sobre transparência no projeto, mas não te dá dicas de como alcançá-la. O meu livro procura preencher estas lacunas e só coloquei ele aqui por último na lista para não soar favoritismo.

Mas eu realmente acho que ele é um bom livro. 🙂

Agile Coaching

Bônus: Agile Coaching – Um Guia Prático

Comprar na Amazon

Pois é, não resisti à tentação e estou aqui divulgando mais um livro meu. Três anos depois de eu ter lançado meu primeiro livro sobre agilidade muita coisa mudou na minha carreira. Na data em que escrevo este trecho novo estou participando da segunda transformação ágil na minha carreira e aprendi muita coisa desde o primeiro livro.

Encare esta indicação como um tópico mais avançado, para quem já leu e aplicou os ensinamentos do meu primeiro livro. Esta obra é o que eu gostaria de ter tido acesso quando fui nomeado como Agile Coach em 2017, sério. Espero que lhe ajude se estiver na mesma situação.

Ah, e também tem o meu curso, logo abaixo!

Curso de Scrum e Métodos Ágeis

Olá, tudo bem?

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

One Reply to “Os 6 melhores livros para estudar metodologias ágeis”

Rui Carlos de Souza

Show de bola ! Gaucho GNU/Linux