Efeito Facebook – Resenha

Ontem à noite terminei de ler o fantástico Efeito Facebook, de David Kirkpatrick. Diferente do tendencioso Bilionários por Acaso de Ben Mezrich, esse livro se concentra na criação do Facebook e seu crescimento ao longo dos anos, sem se apegar às mazelas, negociatas, processos e tudo o mais que não tem importância alguma para o entendimento da cultura da empresa, seu sucesso e tudo o mais.

Leitura recomendadíssima a todo nerd com espírito empreendedor e para todos empreendedores com espírito nerd.

Se preferir, este mesmo conteúdo está disponível em vídeo no meu canal.

O Autor

David Kirkpatrick é um jornalista com um currículo invejável dentro da área de TI. Em suas matérias na revista Fortune já entrevistou e escreveu sobre diversos dos mais badalados CEOs americanos. Com uma visão extremamente crítica, precisa e imparcial, teve o privilégio de acompanhar muito da história do Facebook pessoalmente, enquanto que Mark Zuckerberg ganhava mais e mais notoriedade. Seu livro ficou muito bom, embora muitas vezes seja confuso quando mistura dados atuais com os da época em que está descrevendo no capítulo atual.

O Livro

Efeito Facebook tem pouco mais de 350 páginas, incluindo algumas fotos no centro do livro. Ele não trata apenas dos últimos 7 anos de história do Facebook, mas do Efeito Facebook em si. Não posso falar muito para não estragar a leitura, mas ele cita o desenvolvimento de cada um dos produtos, mostra os sucessos, os fracassos, as tentativas infrutíferas do Facebook ser comprado por outros gigantes da Internet como Google e Microsoft, mostra as fases de crise, detalha o vertiginoso crescimento, as rodas de investimento financeiro, as maiores contratações, e por aí vai.

O Efeito Facebook não se detém apenas ao site em si. Ele fala dos sentimentos que giram em torno dele, as mudanças que ele provocou na sociedade mundial. O Efeito Facebook não é um livro apenas de números, mas um livro sobre as pessoas e a interação delas com o sistema. Quando necessário, o autor se distancia do Facebook e narra a criação de outras startups igualmente importantes como MySpace, Friendster, Orkut, Twitter, LinkedIn e muitas outras. Instigante, é impossível ler sobre as referências citadas no livro e não querer ao menos acessar os sites e ver do que ele está falando.

Conclusão

Por R$20,00 você leva um excelente livro que dependendo da sua velocidade de leitura (ou tempo) irá lhe entreter por algumas semanas. Não sou nenhum crítico literário, mas este é o melhor livro de empreendedorismo que li esse ano. Só não ganha do fabuloso Startup, de Jessica Livingston, que li no ano passado. Em vez de perderem tempo com o Bilionários por Acaso que distorce bastante a história e faz com que pessoas comuns pareçam heróis ou vilões (o que na prática não existe), o Efeito Facebook foca na rede social, sua criação, sua evolução e seu futuro.

Leia a amostra grátis abaixo e tire suas próprias conclusões: