4 Horas para o Corpo – Resenha

Hoje vou fazer a resenha de um excelente livro que li recentemente, chamado “4 Horas para o Corpo
“, de Tim Ferriss. Sim, o mesmo Tim Ferriss do “Trabalhe 4h por Semana“, best-seller há anos e o meu livro de “auto-ajuda empreendedora” favoritos. Desta vez, Tim estuda e aplica as práticas mais inusitadas e eficientes existentes no mundo fitness para ficar em boa forma malhando pouco, aproximadamente 4h por mês!

No livro, Ferriss detalha o chamado Protocolo de Ocam, uma “receita” criada a partir das experiências de diversos treinadores e atletas de alta performance para ganho de massa muscular com os exercícios e alimentação corretas. A ideia é gerar o mínimo de estilo suficiente para o máximo de ganho muscular, ou seja, Pareto.

Mas Tim “lifehacker” Ferriss não pára por aí, o livro é enorme e fala sobre como dormir menos sem se sentir cansado, sobre como perder peso rapidamente, sobre como aumentar força muscular e até mesmo sobre desempenho sexual! Sim, o livro é “para o Corpo” e não apenas sobre musculação. Isso foi bem curioso para mim pois achei que leria apenas um livro sobre exercícios físicos, mas me surpreendi com o quão simples e eficientes são os exercícios sugeridos por Tim, e isso tudo em apenas alguns capítulos, o restante do livro fala sobre diversos outros assuntos relacionados ao “Corpo”.

Você deve estar pensando se vale a pena comprar o livro e se funciona realmente.

Sim, vale a pena e definitivamente sim, funciona. Trouxe o livro para o serviço e convenci colegas a experimentarem os métodos, obviamente anotando os resultados. Um amigo perdeu 7kg em um mês usando a dieta Slow Carb proposta por Ferriss no livro, convenceu seu irmão a fazer o mesmo (não sei quantos kg ele perdeu) que por sua vez convenceu um terceiro (que eu não conheço), do qual só vi uma foto de “antes e depois” e o cara perdeu muito peso em 2 meses!! Minha esposa também aplicou a mesma dieta e perdeu 3kg em 15 dias, mas não conseguiu seguir a dieta à risca, faltou disciplina.

De minha parte, apliquei o Protocolo de Ocam com algumas variações, mais focado nos princípios de “menos é mais” e no controle da velocidade dos exercícios para ganhar peso. Ganhei 10kg, sendo 8kg de músculo e 2kg de gordura em 10 meses. Nada absurdo, mas muito recompensador para mim.

Super recomendo!

Publicado por

Luiz Duarte

Pós-graduado em computação, professor, empreendedor, autor, Agile Coach e programador nas horas vagas.