Planejamento Milionário

captura-de-tela-2016-12-26-as-20-56-07Vou considerar neste post que você é um empreendedor, que tem algum empreendimento, digital ou físico, ou que planeja ter um muito em breve. Eu tenho alguns lifestyle businesses baseados em ebooks e sites de busca (como esse e esse). Em breve também terei cursos. Como todo empreendedor, o mítico primeiro milhão é o mais difícil de todos, parece que depois dele o negócio andará sozinho, mas que até chegar a esse ponto é tudo muito complicado. Não, eu não achei no primeiro milhão ainda, mas posso dizer que persigo essa meta obstinadamente e vou alcançá-la dentro dos próximos anos, ou ao menos é o que estou planejando.

Neste post vou trazer algumas dicas do empreendedor, autor e palestrante milionário Grant Cardone, retiradas e traduzidas de seus materiais.

O quê, você é um empreendedor e não tem um plano de como obter o seu primeiro milhão? Existe uma matemática bem simples que ajuda a facilitar o raciocínio de como alcançar esta meta, o quê, obviamente, não reduz o esforço necessário para torná-la realidade, mas que pode mostrar o caminho a seguir.

A pergunta-chave é:

Quantas unidades dos meus produtos/serviços eu preciso vender para fazer R$1 milhão?

Se você nunca fez esse cálculo antes, você está sendo irresponsável. Você precisa entender cada possibilidade de atingir seu objetivo, pois somente conseguirá fazê-lo se olhar através das opções existentes no seu negócio. Vamos considerar o prazo de um ano. Em um ano você quer faturar R$1M com o seu negócio.

Independente se você vende um produto ou serviço, para a conta e R$1M em um um ano fechar, você deve ganhar R$1M dividido pelo número de horas que suas vendas acontecem no ano. Se você é um prestador de serviço e cobra por hora, trabalhando 8h por dia ou 160h no mês, temos 1.920h no ano. Neste caso, você precisa fazer R$520/h para alcançar seu objetivo de R$1M/ano.

Parece um tanto complicado sua hora valer R$520, certo?

Mas se você ganha dinheiro mesmo dormindo, ou seja, 24h por dia, este valor baixa para R$115/h, algo muito mais plausível. Ganhar dinheiro no modo automático é o real objetivo de um lifestyle business e o principal trunfo de quem trabalha com produtos digitais ao invés de serviços. Se usarmos meus livros como exemplo,  eu teria de vender entre 7 e 8 unidades do Criando apps para empresas com Android por hora para alcançar este padrão (considerando 100% de lucro, o que não é verdade). Hoje, em um dia bom, eu vendo 4, no dia inteiro. 🙁

Quantos clientes preciso?

Vendo o cálculo por outro ângulo e considerando o número absoluto de clientes que comprarem o seu produto em um ano x o preço dele, você vai precisar de (com exemplos de produtos):

  • 100.000 pessoas que lhe paguem R$10 pelo seu ebook
  • 5.000 pessoas pagando R$200 pela licença do seu software
  • 2.000 pessoas pagando R$500 pelo seu curso online
  • 500 pessoas pagando R$2.000 pelo seu treinamento particular

Esta é a matemática caso esteja vendendo um serviço com assinatura, como clubes de membros, SaaS, grupos e fóruns privados, grupos de mentoria, etc:

  • 5.000 pessoas pagando R$17/mês
  • 2.000 pessoas pagando R$42/mês
  • 1.000 pessoas pagando R$83/mês
  • 300 pessoas pagando R$278/mês

Tenha em mente que você pode usar uma combinação deles. Você pode vender seu ebook de R$10 para 50.000 pessoas (.5M), seu info produto de R$2.000 para 200 pessoas e convencer 500 pessoas a assinarem seu serviço por R$17/mês. Também vale a pena não esquecer que você sempre pode fazer upsell e cross-sell de outros produtos para seus clientes atuais para incrementar sua renda. Inclusive combinar estes dois últimos ensinamentos é a estratégia ensinada pelo especialista em ganhar dinheiro com blogs, Yaro Starak.

Quantos leads preciso?

Uma vez determinada a quantidade de clientes que você precisa, é hora de descobrir quantas pessoas devem entrar no topo do seu funil durante este ano em que quer alcançar 1M de faturamento. Isto vai depender de duas coisas – o quanto seu produto custa e qual a taxa de conversão dele.

A taxa de conversão irá variar enormemente dependendo do canal que você usa para conectar com seus prospects. Alguns exemplos:

  • Para cold calls, você deve esperar taxas de conversão entre 2-4%.
  • Uma taxa de conversão média para email marketing atua entre 2-12%, dependendo da sua indústria.
  • Facebook tem uma taxa de conversão de 1.85%.

Sabendo disso, você pode fazer seus próprios cálculos. Por exemplo, vamos imaginar que você vende um produto por R$500.

Se você usa cold calls para realizar suas vendas e se sua taxa de conversão é 2%, você precisa fazer 100.000 cold calls para estar apto a vender para 2.000 pessoas (100.000 x 0.02 = 2.000 x $500 = $1.000.000).

Já se usa email marketing para realizar suas vendas e se sua taxa de conversão é 5%, você precisa ter uma lista de emails com 40.000 pessoas para fazer 2.000 vendas.

Por último, se usa o Facebook para vender com uma taxa média de conversão de 1.85%, você precisa ter 108.109 fãs no Facebook.

Quanto visitantes preciso no meu site/blog/página?

Sabendo quantos leads você precisa é possível estimar quantos visitantes você precisa ter no seu site, blog, página do Facebook, etc, obviamente dependendo de onde seus leads estão e de como você se conecta à eles.

Meus testes pessoais mostraram que um exit popup (aqueles que aparecem quando o usuário está saindo da página) é uma das melhores maneiras para capturar leads em seu blog, convertendo 1% dos seus visitantes em leads. Agora se você dar algum em troca do email do usuário (como meu pequeno ebook Meu primeiro app Android), essa conversão triplica, para 3%!!

Ou seja, se você quer atingir a marca de R$1M anual de vendas de seus produtos de R$500 através de email marketing (5% de conversão), com uma lista de emails construída em exit popups no seu blog (3% de conversão), terá de ter, ao longo do ano, cerca de 1.320.000 visitantes únicos, ou 110.000 por mês, ou 3700 por dia.

Palestrar sobre um tópico que você domine e citar seu site na palestra costuma ter uma conversão de uns 10% da platéia. Já ministrar um curso online ou offline costuma gerar um engajamento de quase 100% dos alunos em visitantes do seu site. Bater a mesma meta do exemplo anterior com essas conversões de lead maiores fica bem mais fácil, embora o esforço para aquisição seja maior também: você teria de palestrar para 400.000 pessoas no ano ou dar cursos para 40.000 pessoas. Se o curso não for gratuito, ele próprio irá colaborar com a sua meta milionária.

Claro, isto é matemática, mas uma matemática que todo empreendedor que sonha em chegar no seu primeiro milhão deveria conhecer!

E você, o que tem feito para que sua startup ou lifestyle business chegue à marca de R$1M ao ano?

Publicado por

Luiz Duarte

Pós-graduado em computação, professor, empreendedor, autor, Agile Coach e programador nas horas vagas.