Erro 104: Connection reset by peer

Já me deparei com esse erro algumas vezes durante meus anos de experiência com web e quase sempre ele traz consigo uma confusão tremenda pois à nível de protocolo HTTP, ele pode siginificar uma infinidade de coisas. Entretanto, quando estamos falando de sites dinâmicos que rodam no lado do servidor, como ASP.NET, as causas são mais simples (e infelizmente mais comuns do que se imagina) de serem mitigadas e não devem causar espanto em programadores de qualquer nível, bastando um pouco de atenção aos detalhes.

O que é?

O browser cliente estava conectado com o servidor e por algum motivo esta conexão foi interrompida subitamente, seja por decisão de um lados ou uma falha no meio de comunicação.

O que tem a ver com meu código?

Quando você desenvolve código que derruba a pilha de memória do processo que está executando sua aplicação, esse erro ocorre pois o servidor não esperava por isso e o processo é encerrado.

Como resolvo?

Basta reescrever o código que está causando o estouro da pilha. Simples assim. Ok, como eu não sou tão sádico, aqui vão algumas dicas para ajudar a tornar esta tarefa mais fácil:

Em primeiro lugar, qual foi a última alteração que você realizou no código antes desse problema começar a acontecer? Qualquer coisa, por mais inofensiva que pareça pode ocasionar isso, principalmente aqueles códigos que você escreveu e colocou direto no ar, sem testar, porque eram muito triviais.

Enumere as alterações que fez e uma a uma, e vá revisando seu código. Você deve revisar principalmente os algoritmos que envolvem um ou mais casos abaixo:

  • algoritmos recursivos (i.e. métodos que chamam eles mesmos)
  • laços de repetição (principalmente while, que é mais fácil de dar problema)
  • sobrecarga de operadores (muito úteis para objetos, mas perigosos também)
  • palavra reservada “goto” (evite usar, afinal não estamos programando em Assembly…)
  • tratamento de erros (try/catch) que tentam refazer a tarefa que deu errado

Essas dicas cobrem mais de 90% dos casos mais comuns de “Connection reset by peer” causados por mau funcionamento de código.

Como prevenir?

Pode parecer óbvio, mas para alguns programadores não é: teste. Nunca mande nada para produção sem testar antes, e de preferência, de forma unitária, isto é, somente o método que foi alterado, de forma independente do restante do sistema. Obviamente se você usar TDD, será muito fácil identificar os problemas logo que eles são desenvolvidos e antes de ir para o ar, pois esse tipo de erro não passaria nos testes automatizados.

Espero ter ajudado, e se alguém salvou o seu pescoço por causa desse post, não me importo se agradecerem nos comentários!

Publicado por

Luiz Duarte

Pós-graduado em computação, professor, empreendedor, autor, Agile Coach e programador nas horas vagas.