HTML 5  + CSS3, C# + Java e Windows Phone 7 em um post!

.NET

HTML 5 + CSS3, C# + Java e Windows Phone 7 em um post!

Luiz Duarte
Escrito por Luiz Duarte em 24/12/2011
Junte-se a mais de 34 mil devs

Entre para minha lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Sim, este post tratará sobre estes três assuntos: HTML5 + CSS3 (+Javascript), interoperabilidade entre sistemas Java e .NET (não necessariamente C#) e Windows Phone 7, mas não, não serão ao mesmo tempo, hehehe. Neste final de ano o pessoal da Microsoft Brasil resolveu suar a camisa e nos entregar uma série de treinamentos gratuitos para capacitar os desenvolvedores de suas plataformas melhor. O post é breve, afinal ninguém quer ficar lendo nerdices em plena véspera de Natal, exceto eu é claro…

HTML5 &  Javascript Center

A Microsoft criou um hotsite chamado HTML5 & Javascript Center, onde dão muitas informações sobre como utilizar HTML5, CSS3 e Javascript juntos para criar páginas web ainda melhores. O site já contém muito material, incluindo tutoriais simples como uso da tag Áudio e Vídeo até coisas mais complexas como manipulação da tag Canvas (o canivete suíço do HTML5). Além disso, boa parte desse material está em Português, e mesmo o material em inglês é fácil de entender (afinal HTML é HTML em qualquer idioma…). O site também contém links de referências e está muito bem organizado por categoprias. Vale a pena conferir no http://msdn.microsoft.com/pt-br/hh442325.

Livro Node.js

Interoperabilidade entre Java e .NET

Desde que venho acompanhando a comunidade em torno da Microsoft Brasil em 2008, pude notar que uma postura que se instaurou na cia. é a de interoperabilidade de plataformas. Ultimamente a Microsoft tem lançado cada vez mais soluções interoperáveis, como seu Hyper-V e SCVMM para Linux, WebMatrix para PHP, TFS para Eclipse, Azure para PHP, Java, etc; material dedicado a HTML5 + CSS3 (existe algo mais interoperável que uma página HTML?), disponibilização de fontes para o pessoal do projeto Mono e Moonlight e por aí vai. Isto foi uma atitude muito inteligente do novo CEO Steve Ballmer, que tem atraído mais união entre os desenvolvedores de diferentes plataformas.

Dentro desta mesma linha, recentemente a Microsoft Brasil colocou no ar uma nova página dentro de seu famoso Centro de Treinamento (que eu já citei em outro post): Interoperabilidade entre Java e .NET. Todo mundo que está no mercado a alguns anos e já trabalhou em algumas empresas diferentes sabe que hoje Java e .NET são os bam-bam-bams do mercado mundial de software. As maiores cias. de software do mundo desenvolvem em tais tecnologias e os maiores salários do mercado são ofertados para analistas e desenvolvedores das mesmas. Parece que esse panorama não irá mudar nem mesmo com a crescente das aplicações móveis, uma vez que você pode continuar usando Java e .NET para programar para Android e iOS.

Mas voltando ao assunto da página, acesse http://msdn.microsoft.com/pt-br/hh314025, lá você encontra tutoriais em português sobre o funcionamento das arquiteturas (que são muuuito parecidas), sobre como fazer serviços Java conversarem com .NET e o inverso, como utilizar WCF e Glassfish e inclusive como colocar JEE na nuvem do Azure!

Windows Phone 7

E a minha notícia favorita de final de ano: uma página novinha em folha no Centro de Treinamento somente sobre Windows Phone 7 e 100% em português! Lembram-se de meu post anterior sobre Windows Phone 7, onde falei sobre os vídeos existentes no Channel 9, com o Bob Tabor? Pois é, agora temos a nossa versão tupiniquim e com ótimo conteúdo. Acesse http://msdn.microsoft.com/pt-br/hh230679 e veja uma gama completa de conteúdos como instalação do ambiente, Silverlight, XNA, deploy, debug, app lifeycle, gestos, orientação, themes, globalization, SQL Server Compact (toma SQLite!), GPS e por aí vai.

Resta saber se a parceria Microsoft + Nokia vai emplacar o WP7 na terra do Blanka, uma vez que nossa carga tributária é altíssima e fica difícil concorrer com o Android, que possui aparelhos em torno de R$500. Mas já é bom ir se adiantando, não é mesmo?

Livro Carreira

Olá, tudo bem?

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *