Expressões Regulares - Uma Abordagem Divertida

Livros

Expressões Regulares - Uma Abordagem Divertida

Luiz Duarte
Escrito por Luiz Duarte em 15/12/2016
Junte-se a mais de 34 mil devs

Entre para minha lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Existem livros que mudam as nossas vidas. Vai ser engraçado o que vou dizer agora, mas este livro me mudou, tendo sido durante uns 4 anos o livro de tecnologia mais importante que eu tive a oportunidade de ler (enquanto que o livro de negócios continua sendo do Tim Ferriss). O nome do livro que faço a resenha hoje é Expressões Regulares: Um Abordagem Divertida, do autor Aurélio Marinho Jargas.

Curso FullStack

Mas do que trata este livro exatamente?

Essa dúvida é comum se você não sabe o que é uma expressão regular. Se você já sabe do que se trata, o livro é exatamente sobre isso: ensino de expressões regulares, um artifício da computação utilizado para reconhecer padrões em textos, validar e manipular palavras e muito mais, sempre relacionado a textos e padrões complexos.

Se quiser conhecer um pouco de regex na prática, você pode assistir ao meu vídeo abaixo.

Independente da tecnologia que você vier a trabalhar, muito provavelmente expressões regulares lhe poderão ser úteis em algum momento e este livro é, sem sombra de dúvida, a melhor fonte de informação para quem quer começar a aprender sobre o assunto, ensinando desde o básico até os pormenores do uso em diversas linguagens de programação. Como o nome sugere, o autor deu todo um ar divertido ao livro, usando analogias, exemplos engraçados e até um mascote para o livro, tudo para prender sua atenção.

Se você é leitor antigo do blog, talvez se lembre do meu post sobre a performance das expressões regulares, ou então do post onde cito esse livro, quando lancei o Busca Acelerada. Pois é, o lançamento da minha antiga startup, atual lifestyle business, só foi possível graças ao meu aprendizado com expressões regulares neste livro. Antes disso, expressões regulares eram apenas para eu validar campos de formulários nada mais. Eu não fazia ideia dos poderes de extração de informação que podemos ter com elas, com os quais eu criei o webcrawler do Busca.

Resumindo, se você está querendo lidar com texto pesado e/ou de maneiras complexas (ex: extrair informações, validar formatos complexos, alterações complexas nos textos e muito mais) e não domina expressões regulares, este livro é pra você!

Curso Node.js e MongoDB

TAGS: resenha

Olá, tudo bem?

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *