Como fazer upload de arquivos em Node.js

Eventualmente alguém me pergunta como fazer upload de arquivos em Node.js. Não sei exatamente o motivo que me perguntam isso, uma vez que não é algo exatamente difícil, mas como é um assunto que já está na minha pauta de tanto que pedem, resolvi fazer este tutorial pra ajudar o pessoal.

Parto do princípio aqui que você já sabe o básico de Node.js, JavaScript e de HTML, conhecimentos estes que podem ser obtidos em outros artigos aqui do blog, em meu livro, em meu curso ou até mesmo no meu canal do Youtube.

Vamos começar instalando o express-generator, pacote que nos ajuda a criar aplicações web com ExpressJS, o mais famoso web framework para Node.js (talvez você precise de permissão de administrador):

Agora mande criar um novo projeto Express usando o comando abaixo, onde chamo o projeto de fileupload:

Após entrar na pasta e instalar as dependências com npm install, instale a dependência formidable, que utilizaremos para lidar com o upload de arquivos em Node.js, dentre tantas alternativas existentes na Internet.

Agora vá na pasta views e abra o arquivo index.ejs para editarmos o HTML do projeto, deixando-o como abaixo:

Note que não tem nada demais aqui, apenas um formulário com um campo de upload de arquivo. Se você executar esta aplicação com npm start verá algo como abaixo:

Formulário de Upload
Formulário de Upload

Agora vamos programar o comportamento desta página. Fazemos isso indo na pasta routes e abrindo o arquivo index.js, onde temos as rotas da tela inicial.

Adicione a nova rota abaixo dentro deste arquivo:

O que fazemos aqui? Carregamos a extensão formidable que instalamos há pouco, recebemos o form POSTado pelo usuário e salvamos o arquivo através da função form.parse. Se você testar agora já deve estar funcionando.

File Uploaded
File Uploaded

Mas…onde que o arquivo foi salvo?

Por padrão ele fica salvo em uma pasta temporária no seu computador. Para mudar isso, vamos modificar nosso código anterior para que usando a biblioteca fs (file system) do Node possamos mover o arquivo que fizemos upload para uma outra pasta da sua máquina (minha máquina é Unix, logo adapte o caminho de pastas para sua máquina):

Note que carreguei o módulo fs lá no início do código e que depois uso este módulo para mover o arquivo de lugar no sistema operacional usando a função rename. O arquivo que fiz upload é facilmente encontrado usando o argumento files, que é o terceiro da função form.parse. O resultado na tela é esse:

File Moved
File Moved

Mas no seu computador o arquivo que você fez o upload estará disponível na pasta que você mandou salvar.

Fácil, não é?!

Curtiu este tutorial? Conheça o meu curso online de Node.js e MongoDB para fazer aplicações web e APIs incríveis com esta fantástica plataforma. Basta clicar no banner abaixo!

Curso Node.js e MongoDB

O que achou desse artigo?
[Total: 5 Média: 2.6]