Como fazer upload de arquivos em Node.js

Node.js

Como fazer upload de arquivos em Node.js

Luiz Duarte
Escrito por Luiz Duarte em 09/04/2021
Junte-se a mais de 34 mil devs

Entre para minha lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Atualizado em 09/04/2021!

Eventualmente alguém me pergunta como fazer upload de arquivos em Node.js. Como é um assunto que já está na minha pauta há algum tempo, resolvi fazer este tutorial pra ajudar o pessoal. Você vai ver que não é algo muito difícil e este tutorial vai ser bem curto.

Parto do princípio aqui que você já sabe o básico de Node.js, JavaScript e de HTML, conhecimentos estes que podem ser obtidos em outros artigos aqui do blog, em meu livro, em meu curso ou até mesmo no meu canal do Youtube.

Vamos começar instalando o express-generator, pacote que nos ajuda a criar aplicações web com ExpressJS, o mais famoso web framework para Node.js (você vai precisar de permissão de administrador no terminal de linha de comando):

Agora mande criar um novo projeto Express usando o comando abaixo, onde chamo o projeto de fileupload:

Após entrar na pasta e instalar as dependências com npm install, instale a dependência formidable, que utilizaremos para lidar com o upload de arquivos em Node.js, dentre tantas alternativas existentes na Internet.

Agora vá na pasta views e abra o arquivo index.ejs para editarmos o HTML do projeto, deixando-o como abaixo:

Note que não tem nada demais aqui, apenas um formulário com um campo de upload de arquivo, mas repare que o formulário possui o enctype como multipart/form-data, isso é muito importante para que upload funcione!

Se você executar esta aplicação com npm start verá algo como abaixo:

Formulário de Upload

Agora vamos programar o comportamento desta página. Fazemos isso indo na pasta routes e abrindo o arquivo index.js, onde temos as rotas da tela inicial.

Adicione a nova rota abaixo dentro deste arquivo:

O que fazemos aqui?

Carregamos a extensão formidable que instalamos há pouco, recebemos o form POSTado pelo usuário e salvamos o arquivo através da função form.parse. Se você testar agora já deve estar funcionando.

File Uploaded

Mas…onde que o arquivo foi salvo?

Por padrão ele fica salvo em uma pasta temporária no seu computador. Para mudar isso, vamos modificar nosso código anterior para que usando a biblioteca fs (file system) do Node possamos mover o arquivo que fizemos upload para a mesma pasta do seu projeto:

Note que carreguei o módulo fs lá no início do código e que depois uso este módulo para mover o arquivo de lugar no sistema operacional usando a função renameSync (que dispensa o uso de callbacks e promises). Para definir ONDE é este lugar de destino, usei o path.join para montar um caminho contendo o __dirname (pasta atual deste módulo), voltar uma pasta (..) e com isso chegar na raiz do projeto.

Já o arquivo que fiz upload é facilmente encontrado usando o argumento files, que é o terceiro da função form.parse.

O resultado na tela é esse:

File Moved

Mas no seu computador o arquivo que você fez o upload estará disponível na pasta raiz do seu projeto.

Fácil, não é?!

Curso FullStack

Bônus: Mais uma opção

Agora caso tenha problemas com o formidable (eu nunca tive), você pode usar a dependência Multer:

E uma forma de utilizá-lo é essa:

Você pode usar o código acima reaproveitando a mesma view do exemplo anterior e o arquivo será salvo com nome aleatório na pasta uploads, na raiz do seu projeto.

Além disso, convém você não deixar os seus arquivos no mesmo servidor da aplicação. Para upload para serviços de armazenamento em nuvem, recomendo o AWS S3. Uma solução mais simples e barata pode ser o Google Drive.

Espero ter ajudado!

Curtiu este tutorial? Conheça o meu curso online de Node.js e MongoDB para fazer aplicações web e APIs incríveis com esta fantástica plataforma. Basta clicar no banner abaixo!

Curso Node.js e MongoDB

TAGS: nodejs

Olá, tudo bem?

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *