Webscrapping com Node.js

Node.js

Webscrapping com Node.js

Luiz Duarte
Escrito por Luiz Duarte em 30/01/2024
Junte-se a mais de 34 mil devs

Entre para minha lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Eu crio webcrawlers e mecanismos de busca tem mais de 10 anos na data que escrevo este post, sendo alguns dos empreendimentos digitais mais bem sucedidos da minha carreira como o Busca Acelerada, o Só Famosos, o BuildIn, entre outros, a maioria feitos para terceiros. Já falei de como você pode criar buscadores em outras oportunidades que listo abaixo:

No entanto, eu nunca havia escrito antes sobre como criar um webcrawler antes, ou seja, um script que automaticamente percorre páginas web em busca de informações a serem indexadas para seu buscador. Na verdade eu não vou mostrar hoje como criar um webcrawler completo (que é uma tarefa que une muitos conceitos para um post só), mas sim como fazer um algoritmo que coleta informações de páginas HTML e armazena em um banco de dados, uma técnica chamada webscrapping.

Para que você consiga acompanhar este tutorial é importante que já esteja familiarizado com Node.js e MongoDB, que trato bastante aqui no blog em posts como esse e em meu livro sobre o assunto.

Veremos neste post:

  1. Utilidade do webscrapping
  2. Criando o projeto
  3. Programando o webscrapper
  4. Trabalhando com os dados

Se preferir, pode assistir ao vídeo abaixo, o conteúdo é praticamente o mesmo.

Vamos lá!

Curso FullStack

#1 – Utilidade do Webscrapping

Basicamente webscrapping consiste em ler o conteúdo HTML de páginas web, extrair as informações que você deseja se baseando em padrões de elementos (tags), armazenar no seu banco de dados e ignorar o resto, avançando para a próxima página.

Webscrapping é útil em diversos cenários e largamente utilizado por grandes empresas de tecnologia e inteligência competitiva.

  • você pode fazer scrapping de redes sociais para descobrir tópicos que estão na moda, como o Sentimonitor faz
  • você pode fazer scrapping de endereços de email disponíveis em websites para vender como o Hunter.io faz
  • você pode fazer scrapping de informações de outros sites para usar no seu, como o Google faz
  • você pode fazer scrapping de preços de produtos em ecommerces para criar comparadores, como o Buscapé faz

Note, no entanto, que muitos websites consideram webscrapping errado, violando seus termos de uso. Sendo assim, utilize as técnicas apresentadas neste artigo com cuidado pois caso o seu webcrawler fique visitando demais o mesmo site é bem possível que seu IP seja bloqueado ou até mesmo que você receba emails com ameaças.

Faça webscrapping por sua própria conta e risco.

#2 – Criando o projeto

Agora que sabe o que é e para que serve webscrapping, vamos criar este projeto. Usaremos Node.js neste tutorial, que você precisa ter na sua máquina antes de continuar. Eu costumo usar também Visual Studio Code e Git, ensino a instalar os três nos vídeo abaixo.

Crie uma pasta para salvar os fontes deste projeto na sua máquina. Eu chamei a minha de webscrapper. Entre na pasta webscrapper via terminal e rode o seguinte comando:

Depois disso, vamos instalar as dependências que precisaremos neste projeto, usando o comando abaixo:

A saber:

  • Axios: biblioteca para fazer requisições HTTP
  • cheerio: oferece as funcionalidades de seletores do JQuery em Node.js

Agora crie um arquivo index.js na raiz do seu projeto e vamos seguir em frente pois o setup está pronto!

#3 – Programando o Webscrapper

Comece o seu index.js adicionando as referências às bibliotecas que instalamos anteriormente:

A biblioteca Axios possui uma função get que aceita uma string com a URL da página que queremos “raspar” e retorna uma resposta com os dados da página (HTML cru mesmo). O código abaixo demonstra uma request para uma página com a lista de países existentes no mundo (esse site serve justamente para testes de scrapping, então não se preocupe):

A ideia aqui é pegar a listagem dos nomes dos países existentes no mundo a partir deste site. O que vou fazer com esses dados? Eu não tenho nem ideia, mas achei que seria um bom exemplo…Rode o projeto com o comando abaixo e verá o HTML da página sendo impresso.

Agora para fazer o carregamento no Cheerio é bem simples, basta usarmos o objeto response como parâmetro da função load dele, como abaixo:

Rode novamente o projeto e como resultado, você deve ver no terminal um monte de HTML novamente, mas com a diferença que agora usando aquele objeto $ você pode “navegar” por esse HTML e pegar apenas as informações que lhe interessam.

Curso Node.js e MongoDB

#4 – Trabalhando com os dados

Agora que você tem um webscrapper simples porém funcional, é hora de trabalhar com aquele objeto gerado no load do Cheerio. Se você nunca usou JQuery antes, o mais importante aqui é bem simples de aprender: seletores. Basicamente todo seletor começa com o cifrão ($) seguido de parênteses e o identificador do seletor que pode ser:

  • #idDoElemento
  • .classeDoElemento
  • tagDoElemento
  • tag[atributo=valor]

E muito mais, mas esses aí são os principais. Ou seja, se quiser carregar em memória um elemento HTML cujo id seja divCadastro, em JQuery você faria o seguinte:

E depois na sequência poderia chamar funções para pegar informações deste elemento, incluindo seu texto, seu HTML, seus atributos, seus nós-filhos, etc.

E cheerio trabalha exatamente desta forma!

Para entender a informação que vamos pegar, é sempre útil ver o código-fonte da página que estamos fazendo scrapping ou melhor ainda: usar o F12 do Google Chrome para inspecionar elementos específicos, como fiz na imagem abaixo para entender a estrutura HTML da listagem de países.

Note que todas as linhas com nomes de países (h3) possuem a classe ‘country-name’, sendo assim, fica fácil de fazer um seletor por essa classe e com um laço descobrir todos os países. Dentro de cada h3 obtido, pegamos o texto interno do elemento e removemos os espaços desnecessários:

Se você executar agora, verá no console o nome de todos os países.

Para encerrar, vou modificar o código uma última vez, para pegar além do nome do país, a sua capital, guardando estas informações em um array JSON que facilmente você poderia depois salvar em um banco de dados como o MongoDB, como já mostrei em outros posts.

O resultado esperado deste simples webscrapper, na data que escrevo este post é o array JSON abaixo impresso no console:

Atente ao fato de que muitos sites alteram o DOM da página usando JavaScript e que algumas vezes você não conseguirá ter acesso aos elementos HTML via cheerio. Nestes casos a técnica correta envolve usar headless browsers como o Phantom. Mas essa é uma técnica muito mais elaborada que explico neste outro post.

Também aproveito para te convidar a acessar o vídeo abaixo, também sobre bots:

Espero que tenha gostado!

TAGS: nodejs

Olá, tudo bem?

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 Replies to “Webscrapping com Node.js”

Br Sempre Br

Procurei por isso desde maio deste ano. E finalmente consegui fazer o que eu queria.
Você salvou a minha vida! Muito obrigado

Luiz Fernando Jr

Fico feliz de ter salvado sua vida, hehehe

José Maria Reganhan

Prezado Luiz:

Bom seu artigo, parabéns! Luiz eu preciso saber se você pode me prestar um serviço à distância (um curso de webscraping em R ou em python para dados estatísticos de bancos de dados públicos). E qual será o preço? Caso possa fazer isto, poderá me enviar uma mensagem privada no messenger, no meu perfil do Facebook (https://www.facebook.com/josemaria.reganhan). Grato.

Luiz Duarte

Infelizmente não possuo disponibilidade para consultoria ou aulas particulares. Deixo aqui seu contato caso alguém leia no futuro e possa lhe ajudar.