Startups e Novidades

Carreira

Startups e Novidades

Luiz Duarte
Escrito por Luiz Duarte em 05/04/2013
Junte-se a mais de 34 mil devs

Entre para minha lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Estas últimas semanas participei de dois eventos bem distintos, e igualmente interessantes, o Pitch Your Business e o SAP Startup Forum. Em ambos eu fui em busca de mais conhecimentos para aplicar em minha startup, o Busca Acelerada.

Pitch Your Business

Pitch Your Business

Este evento é organizado pela empresa junior da UFRGS, a PSJunior, que é uma empresa sem fins lucrativos mantida pelo trabalho social de alunos da Escola de Administração da federal gaúcha. A ideia do evento era que 10 empresas fizessem seu pitch no palco, recebendo feedback de um júri e ao final do evento, algumas delas receberiam consultoria gratuita da PSJunior, entre outros prêmios, para ajudar a alavancar seus negócios.

Se você não sabe o que é um pitch, recomendo este post e o vídeo abaixo.

Infelizmente fiquei sabendo de última hora e não pude inscrever o Busca Acelerada no evento, mas mesmo assim, não deixou de ser interessante. O que mais gostei neste evento é que destoou bastante dos eventos tradicionais que eu vou, recheado de startups de Internet. O PYB foi um evento de empreendedorismo, na sua mais pura essência. Tínhamos desde donos de Pet Shop, a mercadistas, passando por uma ideia de empresa de vigilância em escolas até as tradicionais startups de Internet. Tradicionais pelo menos no meu mundo, hehehehe

Duas delas me chamaram bastante a atenção e fazeram valer o evento na minha opinião: o Mercado Brasco e o Pizza Sessions. Não que as demais não tenham sido boas, como a Datamundus, que possui uma tecnologia para analisar e entender todo tipo de informação, o que é incrível. Mas é que estes empreendedores dessas duas empresas me chamaram a atenção pela paixão que possuem por seus negócios, embora não sejam as empresas mais incríveis do mundo e pelo fato dos negócios possuírem uma identidade próprio. O Brasco não é apenas um mercado, é um ponto de encontro do bairro Moinhos em Porto Alegre, e o Pizza Sessions não é apenas uma pizzaria, é uma escola para pizzaiolos amadores. Só vocês vendo as apresentações para vocês entenderem…

SAP - Best Big Data Solution

SAP Startup Forum

A gigante das indústrias de softwares empresariais, SAP, tem organizado pelo mundo todo eventos de fomento a startups que tenham interessem em utilizar o ecossistema SAP em suas plataformas. Em especial no momento eles tem divulgado muito sua nova plataforma de dados in-memory, o SAP Hana, e a primeira edição do SAP Hana Startup Forum no Brasil aconteceu ontem em São Leopoldo-RS. Como o Hana é um appliance para solucionar problemas de Big Data e Real-Time Analytics, ele cai como uma luva pro Busca Acelerada, que possui uma base imensa de anúncios. Pois bem, inscrevi a startup e fomos um dos 10 selecionados dentre 40 startups para se apresentar no palco do evento.

Além dos pitches de 4 minutos, o evento estava recheado de palestras e até uma mesa redonda sobre empreendedorismo com profissionais do Sebrae, Endeavor e Semente Negócios. Algo curioso é que apesar de ser um evento no Brasil, haviam palestrantes e convidados do mundo todo. Países como Alemanha, Índia, Argentina e Inglaterra marcaram presença no evento, logo, o idioma oficial do evento se tornou o Inglês. Salvo raras exceções, todo o conteúdo do evento foi em inglês e para quem não possuía domínio do idioma haviam tradutores simultâneos via rádio.

Além dos pitches e das palestras o evento em si foi bem bacana, pois pude conhecer o SAP Labs Latin America e realmente é impressionante. Também pude conhecer uma galera show de bola, como a gurizada empresária da e-mine e o multi-talentoso Felipe Plets, que trabalha na própria SAP e é o cabeça do blog Pletax.

Voltando ao evento, apresentei o Busca Acelerada no palco principal e mais tarde, em meu próprio estande. Foi bacana, recebi muito feedback dos participantes do evento e não é que fomos premiados! O Busca Acelerada recebeu o prêmio de Best Big Data Solution e quem me entregou o prêmio em mãos foi ninguém menos que Kaustav Mitra, VP Global da SAP e Stefan Wagner, o presidente da SAP Latin America. Também tiramos vários fotos, mas ainda não estão disponíveis, atualizarei o post mais tarde com elas. Outros prêmios incluíam Most Innovative Solution, que foi dada a um empreendedor que propõe uma espécie de Google Reader 2.0 e People’s Choice que foi dado à empresa mais votada pelo público do evento.

Conclusões

Os eventos foram muito bacanas e são recomendadíssimos para suas próximas edições. E os próximos já estão marcados: no dia 22/04 estarei no curso Técnico em Informática da Escola Dom Feliciano, mas como palestrante sobre empreendedorismo digital, e no dia 24/04 estarei no Startup Meeting em Porto Alegre. Ainda não sei se conseguirei apresentar o Busca Acelerada por lá ou se apenas prestigiarei o evento. Obviamente farei um post a respeito, hehehehe.

Outras indicações para o pessoal que curte startups são a nova aceleradora de startups que surgiu em Porto Alegre, a WOW e o fantástico curso de Negócios Digitais promovidos pela Perestroika, também em Porto Alegre. Eu fiz um curso desses no ano passado com o pessoal da Semente Negócios e da Ionatec e foi fantástico!

Edit 2020: eu lancei um vídeo contando da minha experiência com essa aceleradora que citei.

Um abraço e até a próxima!

Olá, tudo bem?

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *