Criando uma WebAPI com Node.js e MySQL

Node.js

Criando uma WebAPI com Node.js e MySQL

Luiz Duarte
Escrito por Luiz Duarte em 27/06/2023
Junte-se a mais de 34 mil devs

Entre para minha lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Hoje vou ensinar como que você pode usar Node.js com MySQL para criar uma WebAPI. WebAPIs são a base do conhecimento para trabalhar com backend, então começar aprendendo como criar uma bem feita irá lhe gerar bons frutos na sua carreira.

Existem diversas maneiras de usar MySQL com Node. Uma vez que é um banco de dados muito popular, logo, é possível que você encontre muita informação diferente na Internet à respeito. Entenda que te mostrarei UMA das INÚMERAS opções de como conectar no MySQL com Node.js.

Veremos neste artigo:

  1. Criando o banco de dados
  2. Criando a API
  3. Criando a listagem de clientes
  4. Criando a pesquisa de um cliente
  5. Excluindo um cliente
  6. Adicionando um cliente
  7. Atualizando um cliente
  8. Indo Além

Opcionalmente, você pode assistir ao vídeo abaixo, que que possui o mesmo conteúdo.

Então vamos lá!

Parte 1: Criando o banco de dados

Se você já possui um servidor de MySQL instalado na sua máquina com um banco de dados qualquer, use ele e pule para o próximo trecho após o vídeo. Caso contrário, o vídeo abaixo vai te ensinar a instalar o MySQL na sua máquina. Depois de instalar, abra a ferramenta MySQL Workbench (ou equivalente) e crie um schema (banco de dados) novo.

Agora que você já tem o banco pronto, vamos criar uma tabela nele e colocar alguns dados de exemplo. Se você nunca criou um banco e uma tabela em sua vida, o vídeo abaixo é altamente recomendável.

Aqui usaremos uma tabela de clientes que você deve criar visualmente com o MySQL Workbench ou executando o SQL abaixo, que deve servir como linha guia para a criação visual também:

Com banco e tabela preparados, adicione alguns clientes manualmente e podemos avançar para construção da aplicação.

Parte 2: Criando a API

Crie uma pasta para guardar os arquivos do seu projeto Node.js, você pode fazer isso pelo console se quiser, usaremos ele algumas vezes nesse tutorial. No exemplo abaixo, criei a pasta e depois entrei dentro dela.

Agora execute no console o comando “npm init -y” que o próprio NPM (gerenciador de pacotes do Node) vai fazer a construção do arquivo package.json, que é o arquivo de configuração do projeto. Com o arquivo de configurações criado, vá no console novamente, na pasta do projeto e digite o seguinte comando para instalar os pacotes que vamos precisar para nosso projeto:

Esses pacotes servem para:

  • mysql2: conectar e mandar comandos SQL para o banco;
  • dotenv: gestão das configurações do projeto;
  • express: web framework para construção da infraestrutura da API;

Na sequência, crie um arquivo .env (sem nome, apenas .env) na raiz do projeto e coloque dentro dele as seguintes variáveis, preenchendo conforme o comentário logo acima de cada uma.

Agora  vamos criar um arquivo index.js na pasta do projeto onde vamos criar o nosso servidor da API para tratar as requisições que chegarão em breve. Vamos começar bem simples, apenas definindo as constantes locais que serão usadas mais pra frente e carregando o arquivo de configurações (.env):

Agora, logo abaixo do código acima, vamos configurar nossa aplicação (app) Express para usar o body parser do Express, permitindo que recebamos mais tarde POSTs no formato JSON e também uma rota de exemplo, que responderá às chamadas na raiz da webapi (/):

Note que eu fiz com que requisições que chegarem na raiz devam ser mandadas para a função que imprime uma mensagem. Por fim, adicionamos as linhas abaixo no final do arquivo que dão o start no servidor da API:

Teste sua API executando via console o seu index.js com o comando ‘node index.js’. Você deve ver a mensagem de ‘API funcionando!’ no console, e se acessar no navegador localhost:3000 deve ver o JSON default que deixamos na rota raiz!

API Funcionando
API Funcionando

Parte 3: Criando a listagem de clientes

 

Agora, crie um arquivo db.js dentro dessa pasta, que será o arquivo que vai cuidar de toda comunicação com o banco de dados. Vamos começar carregando a dependência do MySQL, mais especificamente a pasta “promise” e criando um pool de conexões com ela:

A biblioteca mysql2 é superior à mysql em diversos aspectos e um deles é o suporte a promises, da forma que usaremos aqui neste tutorial. Se você é novo no mundo Javascript e não sabe o que é ou qual a vantagem das promises frente ao modelo tradicional de programação, recomendo o vídeo abaixo.

Outra coisa digna de nota que a nossa conexão está sendo feita imediatamente ao carregar o módulo db.js, usando da configuração presente no arquivo .env.  Além disso, ela não é uma conexão comum, mas sim um pool de conexões. Um pool é como se fosse um gerenciador de conexões, onde toda vez que usarmos ele (o objeto client), o pool vai verificar se possui uma conexão aberta. Se não possuir, ele irá criar. Se possuir, ele irá usar ela para envio dos comandos. Isso é algo crucial para performance de aplicações com bancos MySQL e nos exime também da responsabilidade em cuidar de conexões manualmente.

Para usar esse pool em nossas consultas e comandos SQL é muito fácil, como o código abaixo mostra, que deve ser colocado logo após a conexão. Atenção ao uso do índice 0 no array res, que serve para retornar somente as linhas do banco de dados.

Agora que temos uma API minimamente estruturada e um módulo db.js com uma função para consultar clientes pronta, vamos importar o módulo db no index.js e adicionar uma rota /clientes que listará todos os clientes do banco de dados. Para isso, começaremos criando a rota /clientes logo abaixo da rota / (raiz):

Agora, ao executarmos novamente nosso projeto e ao acessarmos a URL localhost:3000/clientes, veremos todos os clientes cadastrados no banco de dados (no passo 2, lembra?):

Todos clientes

E com isso finalizamos a listagem de todos clientes na nossa API!

Se você não entende nada de SQL, a linguagem que usamos para a consulta de clientes, o vídeo abaixo vai te ajudar a criar suas próprias consultas.

Parte 4: Criando a pesquisa de um cliente

Agora, se o usuário quiser ver apenas um cliente, ele deverá passar o ID do mesmo na URL, logo após o /clientes. Para suportarmos isso na API, o primeiro passo é ir no db.js e criar uma nova função, como abaixo.

Repare aqui como eu recebo um id por parâmetro na função e passo ele dentro de um array após a consulta. Repare também que na consulta, onde deveria ter o id a ser usado como filtro, temos um ‘?’. Isso é chamado de Prepared Statement e na hora que for executado o comando, cada placeholder (?) é substituído por uma variável presente no segundo parâmetro do query, ou seja, o [id]. E antes que você pense que isso é apenas “perfumaria”, saiba que Prepared Statements nos protegem de SQL Injection, o tipo de ataque à banco de dados mais popular que existe (recomendo estudar sobre).

Para finalizar, vamos criar uma nova rota /clientes/:id para aceitar um parâmetro ID, como mostra o código abaixo. Certifique-se apenas de colocar este código ANTES da outra rota /clientes que usamos, caso contrário, como a rota anterior é mais genérica, ela irá monopolizar as requests.

Note que aqui, para pegar o parâmetro id que virá na URL após /clientes, eu usei req.params.id. Mande rodar o projeto e teste no navegador, verá que está funcionando perfeitamente!

Apenas um

E com isso terminamos a pesquisa por cliente.


Parte 5: Excluindo um cliente

Para excluir um cliente vamos fazer um processo parecido com o anterior. Começaremos criando uma função de exclusão no db.js, exportando-a ao final do módulo:

Depois, criaremos uma nova rota no index.js muito parecida com a de pesquisa de cliente, mas mudando o verbo HTTP de GET para DELETE, como manda o protocolo HTTP. Adicione a nova rota logo após as demais (repare que retorno o código 204, ideal para esta situação):

Para testar essa rota você tem duas alternativas, ou usa o POSTMAN para forjar um DELETE, como abaixo:

DELETE com POSTMAN

Ou fazer via console usando cURL (se tiver ele instalado na sua máquina):

Em ambos os casos você deve obter uma resposta 200 OK ou 204 No Content (caso não tenha dado erro) e se mandar listar todos clientes novamente, verá que o cliente de id 1 (ou o número que você passou) sumiu.

Caso nunca tenha usado o Postman na sua vida, o vídeo abaixo pode ajudar.

Livro Node.js

Parte 6: Adicionando um cliente

Agora vamos adicionar um novo cliente com um POST na rota /clientes. Comece pelo db.js, como sempre:

Depois, adicione esta nova rota logo abaixo das anteriores no index.js.

Nela, eu pego as variáveis que devem vir junto ao body do POST e depois passo elas para a função que possui um comando de INSERT que vai ser executado no banco de dados, usando novamente o conceito de Prepared Statements. Aqui, como temos diversos placeholders (?), cada um deles será substituído por um elemento no array values na mesma ordem em que aparecem na consulta SQL.

Para testar esse POST, você usar o POSTMAN ou cURL, como mencionado anteriormente, sendo que o JSON com os dados do cliente devem ser informados no corpo da requisição (body) e em header você deve configurar para usar Content-Type como application/json.

Se testar agora vai ver que é possível inserir novos registros no banco de dados através de requisições POST.

Curso FullStack

Parte 7: Atualizando um cliente

E para finalizar o CRUD, vamos ver como podemos atualizar um cliente no banco de dados MySQL através da nossa API Node.js. Comece definindo a função de atualização no db.js.

Para fazer updates podemos usar os verbos PUT ou PATCH. O protocolo HTTP diz que devemos usar PUT se pretendemos passar todos os parâmetros da entidade que está sendo atualizada (o mais correto seria dizer “substituída”, neste caso), mas não vamos alterar jamais o ID, então usaremos PATCH nesta API. Crie uma rota PATCH em /clientes esperando o ID do cliente a ser alterado.

No código acima, pegamos o ID que veio na URL e as demais informações que vieram no corpo da requisição. Depois passo para a função com o UPDATE, que vai executar o SQL. Para testar uma requisição PATCH, você pode usar o POSTMAN ou o cURL novamente, sem nenhuma novidade em relação ao que já fizemos. O resultado é que o cliente cujo ID você informar vai ter o seu nome, ou qualquer outro campo que passar, alterado para o que enviar no corpo da requisição. Note que se ele não existir, ocasionará um erro.

E com isso finalizamos o CRUD da nossa API Node.js que usa MySQL como persistência de dados.

Curso Node.js e MongoDB

Indo Além

Se você não curte muito a ideia de ficar usando SQL no meio dos seus códigos JS, experimente usar alguma biblioteca ORM (Object-Relational Mapping) como o Sequelize.

Segurança é um fator muito importante em Web APIs profissionais e aqui não é exceção. Sugiro que dê uma olhada neste artigo sobre JSON Web Token, que vai lhe ajudar com este tópico e também este aqui sobre validação de input de dados.

Também vale a pena estar em um servidor bem configurado, neste tutorial aqui ensino como fazer isso na Amazon AWS, tratar corretamente os erros com este tutorial e registrar os logs da sua aplicação para poder investigar possíveis problemas.

Até a próxima!

Olá, tudo bem?

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Replies to “Criando uma WebAPI com Node.js e MySQL”

Ladislau Nunes

Estou recebendo um erro quando navego entre as rotas diferentes da padrão /

Luiz Duarte

Se você compartilhar a mensagem de erro completa de repente eu consiga dar alguma dica.