Últimas palestras realizadas

Carreira

Últimas palestras realizadas

Luiz Duarte
Escrito por Luiz Duarte em 29/10/2011
Junte-se a mais de 34 mil devs

Entre para minha lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Pra não perder tempo escrevendo quase todo dia sobre uma palestra nova, resolvi postar várias de uma vez só. Os últimos meses tem sido tranquilos com relação à cursos de extensão, mas tumultuados quando o assunto são palestras. Eu e meu colega Cristiano Diedrich estivemos visitando algumas instituições e palestrando sobre um dos assuntos em que a RedeHost é referência nacional: Cloud Computing. Além disso, também estivemos falando sobre carreiras em TI e inclusive fomos entrevistados para um importante jornal regional, aqui de Gravataí que tem me dado uma certa notoriedade na região, hehehehe.

Cloud Computing na Ulbra Canoas

Ciclo de Palestras nos campi da Ulbra

Nenhuma parceria educacional nos rendeu tanto espaço no meio acadêmico quanto com a Universidade Luterana do Brasil. Depois de nossa passagem pela instituição lecionando cursos de ASP.NET e Linux, tivemos diversas outras visitas, não apenas na Ulbra de Canoas, mas nas unidades de Cachoeira do Sul (no centro do estado) e recentemente na unidade de Guaíba. Ajudando a promover o nome da empresa e dividir um pouco de nossa expertise em Cloud Computing e virtualização, tivemos o prazer de palestrar para mais de 150 alunos de cursos superiores de TI, somente nestas ocasiões. E a parceria com essa que é uma das maiores redes de universidades do Brasil ainda vai render muitos frutos em breve, pois já somos figuras confirmadas na próxima edição do Seminfo, que deve ocorrer na Ulbra de Torres no verão próximo. Pois é, além de patrocinadores pretendemos ministrar palestras e mini-cursos no evento, e infelizmente terei de passar um final de semana na praia por conta da empresa…

Aproveito o post para agredecer mais uma vez ao prof. Anderson Yanzer, coordenador da área de informática do campus Canoas, ao prof. Maurício Escobar, pelo constante suporte nos cursos de extensão que ministramos por lá, ao prof. Rodrigo Keller, coordenador de Cachoeira do Sul, pela hospitalidade sem igual e ao prof. César Loureiro, pelo convite que nos levou até a Ulbra de Guaíba. Contem comigo pro que precisarem!

Carreira em TI no Dom Feliciano

Palestras sobre carreira no Dom Feliciano

Mas voltando à nossa terra natal (da RedeHost, eu sou de Porto Alegre, hehehehe) fomos convidados a conversar com as turmas de 3º ano do Ensino Médio e do curso Técnico em Informática da escola Dom Feliciano em Gravataí. Por aqui a conversa foi diferente, tratamos de um assunto muito importante pra gurizada que está na época mais confusa da vida: a adolescência. Eu e o Cristiano pudemos dividir nossas experiências com carreiras de TI, mais especificamente nas áreas de desenvolvimento (eu) e Infraestrutura (ele). Falamos de tendências de mercado, exigências, remuneração, perspectiva, e acredito que tenhamos motivado muitos alunos a ingressarem na área ou continuarem com sua opção. Essa é a idéia, fomentar o desenvolvimento tecnológico da região nessa garotada para colher os frutos no futuro.

Não apenas a palestra, iremos lecionar dois novos cursos na instituição: Linux e Virtualização. Sim, os mesmos que foram lecionados em nossa outra parceira, facensa, em julho. Uma vez que paramos por enquanto com a contratação de aprendizes de programação, por ora não ministrarei novamente o curso básico de ASP.NET nesta instituição. Mas quem sabe no ano que vem? Destaco também nossa aparição no jornal Correio de Gravataí, onde tiraram algumas fotos nossas e fui entrevistado por um repórter local. Pena que não mencionaram o nome da RedeHost na reportagem, afinal, o projeto é uma parceria bilateral, e não apenas uma idéia da escola…Quem quiser dar uma conferida na reportagem, é só acessar a edição online do jornal (http://www.bancadigital.com.br/cg/cgravatai/reader2/), na edição do dia 27/10/11 na página 7. Sim aquele cara fazendo uma pose estranha sou eu…Nunca saio direito nessas fotos…

FAQI - Palestra de Cloud COmputing

Onde tudo começou: FAQI!

No dia 21 deste mês fez um ano que pus em prática meu ambicioso projeto de levar o nome da RedeHost às principais instituições da região metropolitana de Porto Alegre, visando promover a marca, capacitar e captar talentos. Principalmente em Gravataí, região onde a empresa está instalada, não queria mais perder bons profissionais para empresas de fora da região e montei um plano agressivo de expansão do setor através de palestras e cursos nas tecnologias que utilizamos. No dia 21 de outubro de 2011, eu e nosso CEO, Flávio Cardoso, estivemos visitando a Faculdade de Tecnologia de Gravataí, mais conhecida como FAQI, palestrando sobre nossa empresa e as oportunidades em aberto na mesma. Também falamos do curso pioneiro na cidade, de desenvolvimento web com ASP.NET e SQL Server, ministrado por mim nas tardes de sábado do mesmo ano. Ou seja, faz um ano que dei o primeiro passo com o projeto e tenho o orgulho de admitir que foi um sucesso. Não só nosso nome está na boca de centenas (talvez já estejamos na casa dos milhares) de alunos de instrução técnico-superior no estado e qual melhor resultado senão o crecsimento do nosso setor em módicos 100%? Quando comecei com o projeto, tínhamos 12 profissionais, hoje temos 24 desenvolvedores em diferentes níveis de instrução. Ok, nem todos vieram diretamente dos cursos, mas muitos vieram de forma indireta como publicidade espontânea (o famoso “boca-a-boca”) e uns poucos caíram de pára-qeudas. Poucos mesmo.

Pois bem, comemorando um ano do projeto, voltei à instituição que primeiro nos abriu as portas e palestrei sobre Cloud Computing, desta vez sozinho (o Cristiano estava ao mesmo tempo palestrando no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do RS, em porto Alegre, graças à indicação da Ulbra Canoas). A palestra foi um sucesso mais uma vez, estando com a sala cheia de alunos. O êxito foi tão positivo que recebi alguns currículos no dia seguinte, um convite para palestrar sobre o mesmo tema na FAQI de Porto Alegre e pasmem, em breve fecharemos um convênio com a instituição para fornecer descontos aos colaboradores da RedeHost que estudam ou pretendem estudar na instituição. É mole?

Curso de Corona SDK saindo do forno!

Conclusões

O ano não terminou ainda e muitas novidades ainda vem por aí. Em breve aplicarei prova de seleção na Facensa, para o novíssimo curso “Desenvolvimento Web com ASP.NET + SQL Server – Módulo II” que deve sair em janeiro. Também estou acertando com a mesma instituição, desta vez por conta própria, enquanto profissional liberal, um novo curso que montei voltado ao desenvolvimento mobile: “Desenvolvimento de games para Android e iOS” onde ensinarei como utilizar Lua e Corona SDK para desenvolvimento mobile multiplataforma. Até onde sei, somente um outro lugar no Brasil realizou um curso desses e ando conversando com Carlos Icaza, co-fundador da Ansca Mobile para me tornar uma referência no assunto no Brasil em breve.

Também será retomada em breve as negociações para a RedeHost ministrar o curso de Linux e o de Virtualização na FAQI em breve. Qual não foi minha surpresa quando descobri que o atual coordenador do curso superior da FAQI é meu ex-professor e empresário prof. Heitor Boeira. Uma vez que ambos se conhecem e sabem da seriedade do trabalho um do outro, acredito que a parceria RedeHost/FAQI trará muitos frutos em breve e crescerá exponencialmente neste ano que virá.

Pra encerrar o post, nesta próxima semana receberemos a visita de dois ilustres professores de instituições parceiras: o prof. Roberto Litel, do Alcides Maya e o prof. Arno Oelrich, do Pastor Dohms. A idéia é estreitar os laços com estas instituições, para dessa vez, tentar conseguir reforços para nosso setor de infraestrutura. Quaisquer novidades que eu achar pertinentes, eu coloco no próximo post sobre minhas aventuras na RedeHost. Até lá!

Olá, tudo bem?

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *