Carreira

Palestras em fevereiro de 2017

Luiz Duarte
Escrito por Luiz Duarte em 28/02/2017
Junte-se a mais de 34 mil devs

Entre para minha lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Esse mês foi bem cheio. Além dos compromissos que já mencionei anteriormente no post sobre a Campus Party, foi um mês de diversas palestras para instituições de ensino.

Workshop de webhosting no SENAC

Foi no Senac Gravataí que eu ministrei um workshop de webhosting (área em que trabalho desde 2007) no dia 15/02/17. A turma era do Técnico em Informática da escola, que aliás, é a primeira vez que eu visito, desde que comecei esse trabalho educativo junto às instituições de ensino em computação em 2010 (um pouco antes do surgimento deste blog). O curso é novo, surgiu tem uns 2 anos apenas, quando aconteceu o boom do Pronatec no país e o Senac decidiu deixar de ser “apenas” uma escola de beleza para entrar no técnico em informática também.

Neste workshop eu ensino tudo o que os estudantes precisam saber para colocar o seu site na Internet, desde o registro de domínio, publicação, melhorias de performance, segurança e muito mais. Além disso, também bati um papo rápido com eles sobre carreira e falamos um pouco de tendências para o futuro.

WhatsApp Image 2017-02-15 at 21.39.46 (1)

Obviamente eu uso a Umbler como pano de fundo para o workshop, visto que essa é uma de minhas atribuições enquanto evangelista técnico deles.

Palestra na FAQI Porto Alegre

Já no dia 22/02/15, exatamente uma semana depois do evento anterior, eu rumava para o centro de Porto Alegre para palestrar sobre carreira e empreendedorismo em TI para 80 alunos do curso superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas deles. Era um evento muito aguardado por mim, uma vez que poderia rever alguns de meus alunos que acabei “deixando para trás” em virtude de ter me dedicado integralmente à unidade de Gravataí da FAQI desde 2016.

FAQI Porto alegre

Modéstia à parte acho que a palestra foi muito boa pois houve muita interação durante e depois da palestra. Pude reencontrar alguns velhos amigos, tanto docentes quanto discentes e pude passar um pouco dos meus 11 anos de experiência como profissional de TI e 5 como empreendedor. Realmente espero ter ajudado o pessoal.

Palestras para o Técnico em Informática da QI

Já no dia 23/02/17 a logística foi reversa: os alunos do curso Técnico em Informática da QI Assis Brasil (Porto Alegre) vieram até a sede da Umbler em duas turmas, 40 alunos pela manhã e mais 40 pela tarde, acompanhados pela professora e colega de serviço na QI, Aline Zenker.

Para muitos, este é o primeiro contato com uma empresa de tecnologia e que primeiro contato, afinal, a Umbler é uma empresa pouco convencional (como mostra o vídeo abaixo). Cada visita possui dois momentos: na primeira parte falo da empresa, do que fazemos, de onde viemos e para onde vamos. Mostro as tecnologias com que trabalhamos e tiro dúvidas, para então levá-los para um tour pelas instalações da empresa.

No segundo momento, converso com eles sobre carreira e empreendedorismo em TI, contando um pouco da minha trajetória e inspirando-os com exemplos práticos de como “chegar lá”. Respondo as perguntas que eles fazem, encorajo-os, dou opções, dicas, etc.

Fevereiro já era, e muita coisa bacana me aguarda nos próximos meses. À quem possa interessar, manterei meu blog atualizado com os eventos que participar.

Um abraço e até mais!

visita-umbler

Olá, tudo bem?

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *