Empreendedorismo, PHP e MongoDB - Eventos de março de 2017

Carreira

Empreendedorismo, PHP e MongoDB - Eventos de março de 2017

Luiz Duarte
Escrito por Luiz Duarte em 30/03/2017
Junte-se a mais de 34 mil devs

Entre para minha lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Este mês foi um mês bem cheio. Não que os outros não tenham sido, minha vida é uma correria desde que decidi trabalhar, lecionar e empreender, tudo ao mesmo tempo. Mas especificamente falando do meu novo papel de Evangelista Técnico na Umbler, março foi um mês de muitas submissões de palestras, reuniões com coordenadores de faculdades, criação de conteúdo e de materiais diversos.

Mas falando dos eventos em si…

Palestra sobre Empreendedorismo Digital na QI

No dia 20/03, nos turnos da manhã e tarde, eu estive palestrando sobre empreendedorismo digital para os alunos dos cursos técnicos de Informática e Administração da QI Gravataí, uma das maiores redes de ensino privado do RS, totalizando cerca de 200 impactados em duas sessões.

A ideia é que eles tenham contato com empreendedorismo ainda no técnico, coisa que eu fui ter só depois da faculdade. Mostrar aos alunos as possibilidades que o empreendedorismo traz, que arranjar um emprego não é a única opção que eles possuem. Evidenciar que empreender não exige nada a mais do que muita força de vontade e inteligência, que não requer raça, cor, classe social ou localização geográfica.

Dei vários exemplos de cases de sucesso nacionais e internacionais, dos mais variados “graus de sucesso”. Mostrei diversas ideias de negócios digitais (no melhor estilo Lifestyle Business) que eles podem abrir que independe da idade que possuem e do capital. Espero que tenham captado a mensagem.

Curiosamente, quando palestro sobre empreendedorismo, alguns professores parecem estar mais maravilhados que os próprios alunos. Vai entender…

E segue um vídeo com praticamente o mesmo conteúdo:

Palestra sobre Mecanismos de Busca com PHP + MongoDB no SENAC/RS

Já no sábado, dia 25/03, em mais uma manhã de eventos de tecnologia na Faculdade SENAC/RS, estive participando como espectador e palestrante do Meetup de PHP e NoSQL, promovido pelo grupo PHP RS e apoiado pela Umbler.

O evento foi aberto pelo organizador Fernando Silva e o primeiro palestrante foi o profissional de banco de dados Christiano Anderson, da Propus Science, uma empresa especializada em Big Data. Christiano falou de Persistência Poliglota, ou seja, sistemas usando múltiplos bancos de dados, em especial sobre os bancos não-relacionais (NoSQL). O mais interessante em sua apresentação, ao menos para mim que já trabalho com os bancos mencionados, foram os cases de aplicação de tais tecnologias em empresas de ecommerce como a B2W (dona do Submarino, Americanas.com e Shoptime). Sensacional como eles estão pegando o melhor de cada tecnologia de persistência e extraindo o melhor de cada uma em cada cenário onde melhor se aplicam dentro do processo de compra e venda nos ecommerces.

Na sequência, eu fiz minha primeira palestra sobre PHP em toda minha carreira (11 anos). Fazia alguns dias que eu vinha estudando a linguagem, mais especificamente como utilizá-la em conjunto com MongoDB (sim, o mesmo que venho falando junto nos posts de Node.js), banco relacional que eu uso desde 2005 quando trabalhava na startup Route. Os resultados de meus estudos culminaram em um excelente guest post no site do PHP RS, contando toda a base que programadores PHP precisam saber para usar sua linguagem favorita com o banco não-relacional mais utilizado da atualidade.

A palestra em si era sobre criação de mecanismos de busca usando PHP + MongoDB, pautada principalmente na minha experiência prática com tais sistemas (Busca Acelerada, Só Famosos, etc). Acho que foi muito legal, tive perguntas e tudo mais e acabei descobrindo depois que surtiu o efeito esperado pois várias pessoas acabaram acessando o site da Umbler (sempre faço um jabá antes, durante e depois da apresentação) e de quebra o Busca Acelerada também.

O evento foi curto, mas a qualidade estava altíssima, e não falo porque eu fui dos palestrantes, hehehe, realmente estava muito bom e o networking foi excelente também.

E que venha abril!

Olá, tudo bem?

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *