Curso de Android Básico

Android SDK

Curso de Android Básico

Luiz Duarte
Escrito por Luiz Duarte em 06/05/2012
Junte-se a mais de 34 mil devs

Entre para minha lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Splash Screen do Taskz

É, faz tempo que não escrevo por aqui. Ando extremamente ocupado atualmente cuidando de vários projetos em paralelo, mas devido a um grande acontecimento recente, tive de tirar um tempo para atualizar o blog. Neste final de semana terminou o curso que estava ministrando na Ulbra Canoas-RS sobre Android.

O curso de 12h foi extremamente básico mas tenho certeza que os 24 alunos puderam aprender muito e estão aptos a desenvolver aplicações simples para a plataforma que mais cresce no mercado.

A ideia deste post é agrupar o material do curso para que os alunos possam fazer download. Da mesma forma, qualquer pessoa que estiver interessada no material pode baixá-lo sem problemas e sem ter de me pagar royalties ou coisas do gênero.

Quer algo mais prático do que este artigo? Confere esse tutorial em vídeo que gravei durante um webinar.

Foto da Turma

Conteúdo do Curso

Para quem quiser fazer download dos slides do curso, pegue os slides no meu SlideShare. O conteúdo abordado foi esse:

  • Mercado Mobile
  • A Linguagem Java
  • A Plataforma Android
  • App Programming
  • App Design
  • Acesso à Dados
  • Deploy

Além disso, durante o curso desenvolvemos uma aplicação extremamente simples de registro de tarefas que eu chamei de Taskz. O código-fonte da referida aplicação pode ser baixado se cadastrando no formulário no final desse post.

Esta aplicação mostra o uso de variados recursos da plataforma como Activities, widgets, splash screen, dialogs, SQLite, manifesto, menus, etc, dando uma excelente introdução. Use estes fontes como material de estudo, acredito que algumas classes servirão inclusive para seus projetos pessoais, como DialogHelper (uma classe utilitária para lidar com diálogos de forma extremamente fácil) e DbAdapter (para lidar com bancos de dados).

Slide do Curso

Agradecimentos e Outras Edições

Antes de terminar gostaria de agradecer a participação dos alunos que bateram recorde em um curso ministrado por mim (até então a maior turma era a da 1ª edição do Curso Básico de ASP.NET da FAQI Gravataí, com 21 alunos). Também gostaria de agradecer à confiança e apoio dos professores Anderson Yanzer e Maurício Escobar, da Ulbra Canoas, que possibilitaram que o curso fosse ministrado e fizeram a divulgação entre os alunos.

Curso React Native

No dia 07/07/12 estarei ministrando a 2ª edição do curso, desta vez na Ulbra Gravataí-RS, quem quiser participar contate a coordenação do curso de Ciência da Computação da universidade pelo e-mail [email protected]. Se você estuda em alguma instituição do RS que não possui curso de extensão em cima de plataformas móveis e gostaria que este curso fosse ministrado por lá, peça para seu coordenador entrar em contato comigo pelo formulário de contato do blog e quem sabe eu não visito sua instituição para dar uma palestra ou curso sobre o assunto?

Aguardo seu contato!

Curso Beholder

Olá, tudo bem?

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *