Como criar um bot de arbitragem de criptomoedas na Biscoint com Node.js - Parte 2

Node.js

Como criar um bot de arbitragem de criptomoedas na Biscoint com Node.js - Parte 2

Luiz Duarte
Escrito por Luiz Duarte em 14/03/2022
Junte-se a mais de 34 mil devs

Entre para minha lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Atenção: com a compra pela BitPreço, as APIs da Biscoint foram desabilitadas, conforme anunciado aqui. Novo vídeo ensinando bot de arbitragem neste link.

Recentemente eu publiquei um tutorial aqui no blog falando sobre a Biscoint, um comparador de preço de criptomoedas. Isso por si só já é um serviço bem bacana e útil e eles possuem uma API que ajuda a consumir a informação deles e monitorar o mercado e é isso que ensinei na parte 1 deste tutorial.

No entanto, a parte mais legal eu acabei não contando na ocasião: eles possuem um serviço chamado Biscoint Buy, que permite fazer arbitragem de criptomoedas negociando dentro das exchanges que eles possuem integração. Ou seja, ao invés de apenas você monitorar qual a exchange que está com o BTC mais barato ou caro do mercado, você pode realizar a compra ou venda, conforme sua estratégia.

E esse é justamente o mote da parte 2: vou te ensinar como de fato fazer a compra e venda de criptomoedas em diferentes exchanges usando o serviço Biscoint Buy.

Importante salientar, no entanto, que o Biscoint Buy é um serviço recente e limitado. Ele não te dá muita liberdade de escolha, principalmente entendendo como ele funciona por trás: a Biscoint mantém contas nas exchanges com fundos suficientes para intermediar as compras/vendas para os usuários. Obviamente eles não conseguem ter fundos infinitos em todas elas, então além da questão do preço em si, internamente a Biscoint faz a gestão das carteiras para que as ofertas possam ser realizadas, o que infelizmente não deixa muito flexível pra gente na ponta.

Em resumo, você não vai poder escolher a exchange de onde quer comprar/vender a criptomoeda. Você vai escolher comprar ou vender e a Biscoint vai te oferecer o melhor preço que ela pode fechar negócio em seu nome.

Dito isso, vamos ao tutorial.

Setup da Parte 2

Antes de conseguirmos realizar operações de fato precisamos de duas coisas: a primeira é saber se temos saldo e a segunda é que precisamos descobrir como fazer chamadas autenticadas à API da Biscoint, já que até agora só tínhamos usado os endpoints públicos.

A parte boa é que podemos resolver estes dois problemas de uma vez só, criando uma função para obter saldo e já implementado para ela e futuras funções o suporte a chamadas assinadas.

Sendo assim, vamos voltar ao projeto da lição anterior e instalar duas novas dependências que vamos precisar.

O pacote dotenv é para podermos configurar as nossas chaves na aplicação. Fazer isso é bem simples, primeiro crie um arquivo .env na raiz da sua aplicação com o seguinte conteúdo, preenchendo as variáveis com os valores que obteve ao criar as chaves de API na parte 1 deste tutorial.

Agora para que este arquivo seja carregado automaticamente na inicialização do nosso projeto, modifique o script de start no seu package.json para incluir o carregamento do dotenv.

E para garantir que tudo ficou funcionando como deveria, inclua este comando no topo do seu index.js.

Assim, se você se esquecer de preencher algum dos dois, terá um erro.

Mas agora voltando a falar do segundo pacote que instalamos, o crypto-js, ele serve para atividades de criptografia, como a assinatura de requisições como as que vamos ter de fazer a seguir.

Chamadas Autenticadas

Obter o preço de uma moeda é bem simples, já que é uma informação pública, certo? Agora saber o saldo da carteira de alguém não é tão simples assim, exige que o seu bot prove que ele tem autorização para isso. Ele faz isso usando suas chaves de API para assinar as requisições. Além disso, existem algumas regras adicionais que a Biscoint exige para essas requisições.

Sendo assim, vamos ajustar a nossa função call do módulo biscoint.js para incluir estas regras adicionais, sem quebrar o funcionamento antigo.

Aqui as nossas alterações já começam na assinatura da função, que recebeu alguns parâmetros a mais, indicando os dados a serem enviados na requisição (usaremos mais tarde para definir o quanto queremos comprar, por exemplo) e o método HTTP que vamos usar, sendo que as requisições autenticadas são sempre POST ao invés do GET que estávamos usando.

Uma vez dentro da função a novidade é justamente o if em cima do method recebido. Se for um POST é porque queremos fazer uma requisição autenticada, logo temos passos adicionais como a construção de um objeto JSON com os dados da requisição (quando houverem), a geração de um nonce (que deve ser uma string numérica única e crescente para cada requisição), os parâmetros assinados e alguns cabeçalhos especiais.

Para a assinatura dos parâmetros vamos precisar de uma função adicional, chamada sign, que você deve incluir no mesmo módulo.

Esta função recebe o endpoint que vai ser chamado, o nonce e os dados da requisição. Ele transforma isso tudo em um buffer de bytes e usa uma função de criptografia que recebe o buffer e o API_SECRET por parâmetro para gerar uma assinatura digital chamada HMAC.

Esse createHmac é uma função do pacote crypto-js então você vai ter que fazer um require no topo do módulo biscoint.js, como segue.

Certo, agora que temos a nossa assinatura sendo gerada corretamente de acordo com o endpoint, parâmetros e secret key, vamos falar dos cabeçalhos adicionais que precisam ser passados quando é uma requisição privada.

  • BSCNT-NONCE: a string nonce criada anteriormente, a mesma que usamos na assinatura;
  • BSCNT-APIKEY: a API Key que você criou na parte 1 do tutorial;
  • BSCNT-SIGN: a assinatura digital HMAC criada no passo anterior;

Com esses três cabeçalhos devidamente preenchidos sua request está pronta para ser enviada.

Obtendo o Saldo

Agora podemos usar esta versão 2.0 da função call para fazer chamadas autenticadas, como a de saldo. Para fazer isso, vamos criar uma função balance no seu módulo biscoint.js que vai ser bem simples, como segue.

E agora em nosso index.js vamos fazer a lógica para chamar esta função e armazenar o resultado.

Aqui repare que aproveitei a estrutura da parte 1, que executa uma função a cada 5010ms. Como não precisamos atualizar o saldo nesse período sempre, eu testo para ver se temos o saldo em BRL. Se não tivermos, a gente chama a API para pegar e guarda em uma variável.

Aproveitei e peguei o saldo de BTC também, pode ser útil mais tarde.

Agora nosso próximo passo e fazer as compras e vendas usando o serviço da Biscoint Pay.

Curso Node.js e MongoDB

Fazendo Ofertas

Diferente de operações de compra e venda tradicionais, onde comprar barato é a regra número um para que seja possível vender mais caro algum tempo depois, em operações de arbitragem o que importa mesmo é a possibilidade de comprar e vender no mesmo momento aproveitando apenas a diferença de cotação.

Resumindo: eu só posso comprar se já tenho como vender AGORA por um preço maior.

Note então que o risco é maior do que em operações convencionais, motivo pelo qual eu não recomendo que seja a sua estratégia principal, até porque as janelas de oportunidade são raras e curtas também, diferente do mercado tradicional de cripto que tem MUITAS oportunidades ao longo do dia em MUITAS criptomoedas diferentes.

Outro ponto importante é entender como a dinâmica de compra e venda do Biscoint Buy funciona. Ao invés de você fazer uma compra a mercado ou a limite como em uma corretora tradicional, no Biscoint Buy você solicita uma oferta com melhor preço e se gostar do que está disponível, você efetiva esta oferta.

Então nosso primeiro passo para fazer a arbitragem acontecer de fato é obter estas ofertas.

Para fazer isso, vamos criar uma função nova no biscoint.js para obtenção de ofertas.

Aqui nós temos uma função que serve tanto para obter ofertas de compra quanto de venda, bastando passar os parâmetros adequados. O primeiro parâmetro é a quantidade de R$ que vamos gastar (se for compra) ou a quantidade de cripto que queremos gastar (se for venda), deve ser uma string. O segundo parâmetro é a operação (buy ou sell, em minúsculo) e o último, opcional, é a cripto que vamos negociar, BTC por padrão.

Internamente usamos de lógica para entender se o amount é quote asset (BRL) ou não e depois chamamos a função call que vai enviar nossos parâmetros e assinar a requisição para a Biscoint.

Agora, podemos chamar essa função no index.js para pegar uma oferta de compra.

Repare que passei a variável BRL por parâmetro, que é tudo que tenho de Reais na minha carteira. O resultado traz várias informações úteis da oferta.

Em baseAmount você tem o tanto de BTC que dá pra comprar com o saldo de BRL. Em efPrice você tem o preço da cotação e em expiresAt você tem o tempo limite para confirmar sua ordem, que falaremos mais à frente, usando o campo offerId.

Agora podemos chamar duas vezes e verificar a possibilidade de arbitragem.

Realizando a Arbitragem

O primeiro passo para verificar a viabilidade de fazer arbitragem é obter duas ofertas: uma de compra e outra de venda.

Com as duas ofertas em mão, podemos comparar seus preços e entender o gap que tem entre os preços para ver a lucratividade ou prejuízo se a operação fosse realizada. Eu não vou entrar aqui em estratégia, mas lhe adianto que mesmo que o gap seja positivo (ou seja, que o preço de venda esteja superior ao preço de compra), a lucratividade apresentada será a MÁXIMA. Atenção à palavra MÁXIMA pois não há garantias de que você consiga toda essa lucratividade pois o mercado é muito volátil e assim como você, outros devs estão de olho em arbitragem também, é tudo muito rápido.

Uma vez que você identifique a oportunidade e ela seja vantajosa, é hora de confirmar as operações. Para isso, vamos criar uma última função no módulo biscoint.js para confirmação.

E vamos chamar esta função no index.js, de acordo com a sua estratégia (coloquei um exemplo bobo ali em cima do gap percentual).

No código acima, quando o gap está acima de 1% eu confirmo as operações de compra e venda, imprimindo o resultado da venda e carregando o saldo atualizado na memória.

Agora basta implementar a sua estratégia no código e colocar o seu bot de arbitragem a rodar para ter ele monitorando oportunidades e fazendo entradas e saídas relâmpago para ganhar com arbitragem de moedas.

Qualquer dúvida que tenha ficado, deixe nos comentários e se quiser fazer o download dos fontes, use o form logo mais abaixo.

Até mais!

Olá, tudo bem?

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *