Base de dados com todas as marcas e modelos de veículos

Web

Base de dados com todas as marcas e modelos de veículos

Luiz Duarte
Escrito por Luiz Duarte em 07/07/2016
Junte-se a mais de 34 mil devs

Entre para minha lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Meu primeiro contato com sistemas relacionados à veículos foi em 2007, quando trabalhei na CWI Software, uma fábrica de software no polo tecnológico da Unisinos, em São Leopoldo/RS. Eu trabalhava na equipe que atendia à RBS, mais especificamente no time que trabalhava nos classificados do ClicRBS, vulgo Hagah, que anos mais tarde se tornaria o Pense Carros e hoje, PoaCarros, o maior portal deste segmento do sul do país.

Eu sempre gostei da temática e, anos mais tarde, em 2010, eu lancei a primeira versão do Busca Acelerada, o meu mecanismo de busca de veículos que se diferenciava dos sites classificados pelo simples fato de não ser um site onde você cadastra seu veículo para vendê-lo, mas sim procura a marca e modelo que deseja e encontra resultados de dezenas de sites diferentes.

Obviamente alguns desafios são idênticos, principalmente as informações básicas como os estados e cidades brasileiras, que eu já disponibilizei em outro post, os desafios de rankear bem um site de busca no Google, e a base de marcas e modelos dos veículos, que disponibilizo logo abaixo.

Capture

A Base

Logo abaixo disponibilizo para download arquivos CSV (cada linha contendo um registro, com as características separadas por vírgula) contendo todas as marcas e modelos de carros, motos, caminhões e veículos náuticos que estiveram à venda no Brasil em algum momento até o ano de 2016. As informações dos carros e motos foram retiradas originalmente da FIPE, maior autoridade no assunto no Brasil, enquanto que as demais foram retiradas de diversas fontes, como os sites dos próprios fabricantes e sites concorrentes.

Não garanto 100% de precisão e tratei os modelos em versões únicas, sem diferença de motorização (1.0, 1.4, etc) ou pacotes de configuração (Celebration, Highline, Altis, etc). Ou seja, no arquivo de marcas você encontrará Fiat, e no arquivo de modelos encontrará Palio, com o ID da marca Fiat com ele. Simples assim.

Talvez não seja o suficiente para você, mas de repente pode servir como um início, sem que você tenha de começar do zero procurando por estas informações. Tentarei manter ela atualizada, conforme novos modelos e marcas cheguem ao Brasil, mas não posso prometer nada.

Link para Download

Se você estiver fazendo um site de classificados automotivos e quiser se integrar com o Busca Acelerada, entre em contato por este formulário.

Agora se quiser fazer um app Android com esta base, dê uma olhada nas dicas deste livro aqui.

Curso Node.js e MongoDB

Olá, tudo bem?

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 Replies to “Base de dados com todas as marcas e modelos de veículos”

Marcio Luis Siqueira

Obrigado pela lista, ajudou muito!

Luiz Fernando Jr

Ela anda um pouco desatualizada com os últimos lançamentos, mas a maior parte está lá.

Daniel Gonzalez

Luiz, gostei demais será que você consegue atualizar?

Luiz Fernando Jr

Sem previsão. Não tenho mais mexido no projeto que usava esses dados. Sugiro pegar essa base e apenas percorrer os sites das principais marcas e atualizar manualmente.

Cassiano M

Opa, tudo bom? Que método você utilizou para filtrar somente pelo nome do modelo dos veículos, retirando configurações de motor e etc… um RegEx? Tem ele disponível em algum lugar? Gostaria de rodar algo assim em cima do que importei da tabela FIPE para retirar modelos de veículos repetidos (Ex: Gol 1.0, Gol 1.6). Obrigado

Luiz Fernando Jr

Eu tenho uma árvore de tomada de decisão pela qual eu passo qualquer string e ela me retorna qual a marca e modelo do veículo (se houver). Essa árvore é construída a partir de um banco com as marcas e modelos de veículos normalizadas (praticamente a mesma desse post).

Cassiano M

Você pode disponibilizar esse código da árvore? Que linguagem você utilizou? Obrigado por responder

Luiz Fernando Jr

Boa tarde Cassiano. Infelizmente não posso pois ele está muito enraizado às regras e características que fazem o Busca Acelerada ser o que é, eu teria de compartilhar boa parte dos meus fontes contigo. Fiz em C#, mas é perfeitamente possível de fazer em outras linguagens.

Cassiano M

Beleza, sem problemas, vamos começar a fazer com a tabela FIPE, se der tudo certo e conseguirmos dispobilizar uma API eu comento aqui 😀 Abraços

Rodrigo de

Boa tarde.Onde encontro o banco de dados de todos os veículos através do número do chassi? Trabalho academico da faculdade mas não estou conseguindo. Desde já agradeço.

Luiz Duarte

Realmente não sei dizer. Talvez a polícia tenha isso, não sei.

Fernando Santos

Informações confidenciais pertencentes aos DETRAN. Não são de domínio público e quem fizer uso destas, sem autorização, estará praticando um ilícito.

Rafael

Olá, muito bacana a sua contribuição. Parabéns. Estou fazendo um site para uma revenda de usados aqui da minha cidade e esbarrei em uma dificuldade. Não consegui achar na internet uma tabela com todos os veículos já lançados no Brasil com marca, modelo e versão, assim como os anos de fabricação e ano modelo. Isso é bacana para poder fazer a inserção dos dados da forma correta dentro do site e facilitar tanto o cadastro quanto a busca dos carros pelos clientes. Poderia me ajudar nessa demanda, onde posso encontrar, mesmo pagando (valor razoável, rs), sem problemas, por gentileza? Obrigado

Luiz Duarte

A FIPE vende esses dados que você precisa, não sei valores, entra em contato com eles.

Canavarro

Obrigado por compartilhar Luiz! Ajudou bastante.
Saberia onde encontrar uma base semelhante, mais atualizada?

Luiz Duarte

Infelizmente não trabalho com projetos do tipo há quase 10 anos, não tenho uma base melhor.

Marcelo

Cara, Só agradeço; TOP!

Luiz Duarte

Fico feliz que tenha ajudado.