Lançamento do meu livro sobre Métodos Ágeis

Agile

Lançamento do meu livro sobre Métodos Ágeis

Luiz Duarte
Escrito por Luiz Duarte em 02/10/2016
Junte-se a mais de 34 mil devs

Entre para minha lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Ontem, dia 01 de outubro de 2016, a Amazon colocou à venda o meu livro sobre Métodos Ágeis intitulado Scrum e Métodos Ágeis: Um Guia Prático, após quase 2 meses em pré-venda. É o primeiro livro que escrevo sobre gerenciamento de projetos e obviamente espero que não seja o último.

Eu queria escrever um grande livro, mas não necessariamente um livro grande. Sendo assim, procurei me manter abaixo das 200 páginas ao mesmo tempo que condensei 6 anos à frente de times ágeis usando Scrum e outras metodologias. Aproveitei muito material aqui do blog no livro, mas organizei de uma maneira mais coerente, com mais referências e um glossário super bacana no final, que eu adoraria ter tido em mãos quando comecei a me aventurar nesse mundo em 2010.

O livro sendo mais curto, permite que eu possa cobrar um valor menor (R$11,99 na data que escrevo este post) e também permite uma leitura mais dinâmica pro leitor, sendo que a organização que fiz dos capítulos permite que os mesmos sejam lidos individualmente. Para compensar o tamanho reduzido, referencio outras grandes obras e fontes de material onde o leitor pode se aprofundar em tópicos pouco explorados ou conhecer outras vertentes de agile.

Não é exatamente um livro sobre Scrum, uma vez que já existem excelentes livros sobre o assunto, mas um livro sobre desenvolvimento ágil de software em geral. Falo de artefatos, dinâmicas, dou dicas de como se preparar para liderar times ágeis e como disseminar esse conhecimento na empresa. Falo de experiências próprias, obviamente, mas com certeza podem servir de referencial e inspiração para que o leitor tire suas próprias conclusões e use o conteúdo como melhor desejar.

Enfim, é um guia prático, como o próprio nome sugere, um material de referência para ser usado no dia a dia de quem está começando, ou para reciclar as ideias de quem já trabalha na área há algum tempo.

Update em 19/07/2020: Para quem já está na estrada há mais tempo, meu segundo livro de agilidade é mais avançado.

Espero que gostem!

Curso de Scrum e Métodos Ágeis

Olá, tudo bem?

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *