Como contratar um profissional ágil para sua empresa? - 11 perguntas

Agile

Como contratar um profissional ágil para sua empresa? - 11 perguntas

Luiz Duarte
Escrito por Luiz Duarte em 01/02/2017
Junte-se a mais de 34 mil devs

Entre para minha lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Desde que conheci Scrum em 2010, vejo um grande movimento no mercado de desenvolvimento de software em torno da adoção de metodologias ágeis e cada vez mais a procura por profissionais com o mesmo mindset e até mesmo experiência com Scrum e cia.

Vagas para Scrum Master, principalmente, mas para outros papéis do Scrum, têm aparecido em sites de empregos com cada vez mais frequência, embora o próprio framework diga que Product Owner, Scrum Master e o Developer Team são papéis e não cargos.

Mas aí surge uma dúvida, como descobrir se a pessoa que estou entrevistando tem perfil ágil para trabalhar em meu time? Claro, dependendo de qual papel ela irá assumir no time, existem diferentes características desejáveis, como a figura abaixo ilustra bem (acho que tirei do SBOK, não lembro).

Capturar

E, para ajudar a identificar candidatos que possuam o potencial ágil que você busca, as perguntas abaixo podem ser realizadas durante a entrevista. Note que  a maioria delas não possui uma única resposta correta, mas todas ajudam a entender como o candidato raciocina sobre agilidade.

As perguntas são:

  1. Em primeiro lugar, qual o propósito de ser ágil?
  2. Como você caracterizaria o seu papel como______?
  3. Quando foi a última vez que você disse ‘não’ para outro membro de equipe? Como você lidou com a situação? Qual a razão disso?
  4. Como seu papel se relaciona com os demais do time Scrum?
  5. Sua organização recentemente decidiu implantar o uso de metodologias ágeis no desenvolvimento de produtos. Que implicações isso pode trazer aos stakeholders?
  6. Como você organiza/gerencia a colaboração entre o time e os stakeholders?
  7. Uma nova feature atrasou drasticamente devido a um débito técnico. Os stakeholders querem-na entregue mesmo assim, devido à quantia que já foi investida. Como você lida com isso?
  8. O departamento de vendas têm vendido novas features sem falar com seu time, responsável pelo produto, primeiro. Como você lida com isso?
  9. Como é sua abordagem para lidar com roadmaps de produto?
  10. Como você refina a si mesmo e o seu papel dentro do time?
  11. Como você lida com bugs + débito técnico vs novas features no dia-a-dia?

Vamos lá!

#1 – Em primeiro lugar, qual o propósito de ser ágil?

A resposta mais comum aqui, e a mais errada também, é: entregar os projetos mais rápido. Pessoas leigas no assunto tendem a confundir agilidade com velocidade. Ser ágil não é programar mais em menos tempo, isso é ser eficiente. Ser ágil é realizar entregas de maneira mais frequente e com mais qualidade.

#2 – Como você caracterizaria o seu papel como __________?

A lacuna que deixei na pergunta é para você colocar o papel que o candidato irá assumir: Scrum Master, Product Owner ou Team Dev. Você pode emendar outras perguntas na sequência, dependendo do papel, como segue:

Scrum Master: qual a diferença entre um Scrum Master e um gerente de projetos tradicional? Como seria um dia típico nessa função? E qual a diferença de um Agile Coach?

Product Owner: qual a diferença entre um PO e um gerente de produtos? Como você gerencia seu product backlog? Qual a melhor ferramenta para gerenciar um product backlog?

Team Dev: qual a diferença entre um dev Scrum e um dev “normal”? À quem você deve reportar suas atividades? Como que as tarefas devem ser distribuídas entre os desenvolvedores?

Nestas perguntas, a ideia é ver se o candidato realmente sabe do que se trata o papel ao qual ele está se candidatando. Essa pergunta é mais importante para o Scrum Master e o PO, mas entender o quão auto-gerenciável é um Dev no momento da contratação também pode ser muito útil.

E se você é um recrutador com pouca experiência nos papéis do Scrum, recomendo assistir ao vídeo abaixo antes de prosseguir.

 

#3 – Quando foi a última vez que você disse ‘não’ para outro membro de equipe? Como você lidou com a situação? Qual a razão disso?

Novamente uma pergunta importantíssima para entender se os candidatos a PO e Scrum Master possuem as virtudes necessárias para esses papéis, como foco e disciplina. Dizer ‘não’ é importantíssimo dentro de times Scrum para garantir que os objetivos serão atingidos.

Existe um artigo muito bom que li recentemente que dá dicas de como dizer ‘não’ sem se indispor com os stakeholders.

Livro para Agile Coaches

#4 – Como o seu papel se relaciona com os demais do time Scrum?



Essa é mais uma pergunta para entender se o candidato tem o perfil colaborativo necessário para que um time Scrum funcione, bem como se ele domina o Scrum em sua plenitude, não apenas o seu ‘quadrado’.

#5 – Sua organização recentemente decidiu implantar o uso de metodologias ágeis no desenvolvimento de produtos. Que implicações isso pode trazer aos stakeholders?

Essa pergunta é decisiva para a contratação de um Scrum Master. Toda implantação de métodos ágeis implica em mudança cultural na empresa e, principalmente, afeta a forma como os stakeholders interagem com o time de desenvolvimento de produto, o que nem sempre é visto com ‘bons olhos’. Como Scrum Masters são responsáveis pela implantação do Scrum nas empresas, é dever deles saber do impacto que isso causa.

#6 – Como você organiza/gerencia a colaboração entre o time e os stakeholders?




Colaboração é a chave para o sucesso dos projetos, seja entre os membros do time entre si e os membros do time com os stakeholders. Lembra da pergunta #3? Essa tem um pouco a ver também.

Curso Jira

#7 – Uma nova feature atrasou drasticamente devido a um débito técnico. Os stakeholders querem-na entregue mesmo assim, devido à quantia que já foi investida. Como você lida com isso?

Essa é a clássica pergunta sem resposta, mas que mostrará o raciocínio do candidato em situações complicadas como essa. Deve ele abrir mão da qualidade em prol do prazo? Deve dizer não aos stakeholders em prol da qualidade? O que o Scrum diz sobre isso?

#8 – O departamento de vendas têm vendido novas features sem falar com seu time, responsável pelo produto, primeiro. Como você lida com isso?



E nesse caso? O time de vendas “serve” ao time de produto, o contrário ou nenhum dos dois? Quem está certo e quem está errado? Perguntas complicadas, que o candidato não espera ter de responder, são as melhores para mostrar quem realmente ele é e como encara questões como trabalho em equipe, agile, etc.

#9 – Como é sua abordagem para lidar com roadmaps de produtos?

Uma questão muito boa para Product Owners e Scrum Masters, mas que pode ser usada também em devs, embora com propósito diferente. Tente descobrir que ferramentas o candidato já usou, como é um dia típico dele em relação ao roadmap de produto.

#10 – Como você refina a si mesmo e o seu papel dentro do time?

Os 3 pilares do Scrum são transparência, inspeção e adaptação e não podemos esperar menos do que isso em um candidato. Como que o candidato inspeciona seu desempenho e adapta-se visando melhoria contínua?

#11 – Como você lida com bugs + débito técnico vs novas features no dia-a-dia?

Outra pergunta essencial para Scrum Masters e POs, que geralmente lidam no dia-a-dia com esse conflito de aperfeiçoar o que já existe vs criar coisas novas. Como que o candidato ‘descobre’ o que é realmente mais importante nesse momento para a empresa? Como ele faz a priorização do backlog?

O que achou? Tem alguma dúvida sobre alguma pergunta? Gostaria de adicionar alguma outra? Eu ia adicionar uma pergunta #12, sobre qual o melhor livro sobre Scrum do mercado, mas essa todo mundo ia acertar, não é mesmo?! 😉

* OBS: curtiu o post? Então dá uma olhada no meu livro de Scrum e Métodos Ágeis e/ou no meu curso (abaixo) sobre o mesmo assunto!

Curso de Scrum e Métodos Ágeis

TAGS: agile

Olá, tudo bem?

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *