O que é Node.js e outras 5 dúvidas fundamentais

Node.js

O que é Node.js e outras 5 dúvidas fundamentais

Luiz Duarte
Escrito por Luiz Duarte em 28/03/2021
Junte-se a mais de 34 mil devs

Entre para minha lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Node.js é um fenômeno tem vários anos já. Diversos players gigantes da indústria de Internet tem adotado a plataforma, seja como uma ferramenta auxiliar, seja como sua principal tecnologia. O fato é que funciona, é eficiente e eficaz.

A ideia do post de hoje é explicar de uma vez por todas o que é Node.js e também solucionar outras dúvidas mais fundamentais, ao mesmo tempo em que apresento os principais conceitos de Node.js, suas principais características, vantagens, desvantagens, tecnologias concorrentes e falar das principais extensões.

Vamos ver nesse post (clique para ir direto ao tópico):

  1. O que é Node.js?
  2. Quais as vantagens do Node.js?
  3. Quais as desvantagens do Node.js?
  4. Para quê serve Node.js?
  5. Quais são os concorrentes do Node.js?
  6. O que é usado em conjunto?

Se preferir assistir a este conteúdo em vídeo, pode olhar abaixo.

#1 – O que é Node.js?

Node.js não é uma linguagem de programação. Você programa utilizando a linguagem JavaScript, a mesma usada há décadas no client-side das aplicações web. Javascript é uma linguagem de scripting interpretada, embora seu uso com Node.js guarde semelhanças com linguagens compiladas, uma vez que máquina virtual V8 (veja mais adiante) faz etapas de pré-compilação e otimização antes do código entrar em operação.

Node.js não é um framework Javascript. Ele está mais para uma plataforma de aplicação, na qual você escreve seus programas com Javascript que serão compilados, otimizados e interpretados pela máquina virtual V8. Essa VM é a mesma que o Google utiliza para executar Javascript no browser Chrome, e foi a partir dela que o criador do Node.js, Ryan Dahl, criou o projeto. O resultado desse processo híbrido é entregue como código de máquina server-side, tornando o Node.js muito eficiente na sua execução e consumo de recursos.

Node.js é uma tecnologia assíncrona que trabalha em uma única thread de execução. Por assíncrona entenda que cada requisição ao Node.js não bloqueia o processo do mesmo, atendendo a um volume absurdamente grande de requisições ao mesmo tempo mesmo sendo single thread. Para lidar bem com isso, você terá de aprender callbacks e promises (clique no link se quiser aprender).

Imagine que existe apenas um fluxo de execução (chamado de Event Loop). Quando chega uma requisição, ela entra nesse fluxo, a máquina virtual Javascript verifica o que tem de ser feito, delega a atividade (consultar dados no banco, por exemplo) e volta a atender novas requisições enquanto este processamento paralelo está acontecendo. Quando a atividade termina (já temos os dados retornados pelo banco), ela volta ao fluxo principal para ser devolvida ao requisitante.

Isso é diferente do funcionamento tradicional da maioria das linguagens de programação, que trabalham com o conceito de multi-threading, onde, para cada requisição recebida, cria-se uma nova thread para atender à mesma. Isso porque a maioria das linguagens tem comportamento bloqueante na thread em que estão, ou seja, se uma thread faz uma consulta pesada no banco de dados, a thread fica travada até essa consulta terminar.

Esse modelo de trabalho tradicional, com uma thread por requisição (multi-thread) é mais fácil de programar, mas mais oneroso para o hardware, consumindo muito mais recursos.

#2 – Quais as vantagens do Node.js?

Node.js usa Javascript. Javascript tem algumas décadas de existência e milhões de programadores ao redor do mundo. Qualquer pessoa sai programando em JS em minutos e você contrata programadores facilmente para esta tecnologia. O mesmo não pode ser dito das plataformas concorrentes (veja mais adiante).

Node.js permite Javascript full-stack. Uma grande reclamação de muitos programadores web é ter de trabalhar com linguagens diferentes no front-end e no back-end. Node.js resolve isso ao permitir que você trabalhe com JS em ambos, principalmente se usar frameworks modernos de front como React. Inclusive eu possuo um treinamento para fullstack JS, se quiser conhecer.

Node.js é muito leve e é multiplataforma. Isso permite que você consiga rodar seus projetos em servidores abertos e com o SO que quiser, diminuindo bastante seu custo de hardware (principalmente se estava usando Java antes) e software (se pagava licenças de servidor Windows). Só a questão de licença de Windows que você economiza em players de datacenter como Amazon chega a 50% de economia, fora a economia de hardware que em alguns projetos meus chegou a 80%.

Curso FullStack

#3 – Quais as desvantagens do Node.js?

Node.js usa Javascript. Para quem gosta de linguagens rígidas como Java e C# (como eu, confesso), isso incomoda bastante. Não ter orientação à objetos do jeito que estamos acostumados (ainda assim tem classes), a tipagem ser fraca (mesmo usando TypeScript), não ter uma compilação “tradicional’, etc.

Agora se você veio do PHP e outras linguagens mais dinâmicas, provavelmente não vai sentir falta de nada.

JavaScript tem um ecossistema gigantesco. Sim, isso é uma vantagem também. Mas atire a primeira pedra quem nunca ficou atordoado com a quantidade absurda de frameworks e pacotes para Node.js (o NPM é o maior repositório de bibliotecas de programação do mundo), muitas vezes sendo bem difícil de separar o “joio do trigo” e decidir o que usar no seu projeto. Enquanto que eu procuro recomendar sempre que se comece pelo Express, você tem à disposição muitas outras opções como Adonis, Nest, Koa, Sails, Restify, Fastify…sem falar de soluções para front como EJS, Pug, Handlebars, Nunjucks, React, Vue, Angular, Next…

Node.js é assíncrono. Isso é um pouco chato de se acostumar dependendo da complexidade de cada uma das suas requisições, uma vez que o uso demasiado de callbacks pode gerar o chamado callback hell com um aninhamento extenso de funções e uma complexidade absurda de depuração, o que é resolvido parcialmente com o uso de Promises (ES6) e completamente com Async/Await (ES7). No vídeo sobre programação assíncrona que listei antes, você aprende mais sobre isso.

#4 – Para quê serve Node.js?

Serve para fazer o que você quiser, desde sites à scripts de automação. No entanto, usos ideais de Node.js seriam:

Node.js serve para fazer APIs. Esse talvez seja o principal uso da tecnologia, uma vez que por default ela apenas sabe processar requisições. Não apenas por essa limitação, mas também porque seu modelo não bloqueante de tratar as requisições o torna excelente para essa tarefa consumindo pouquíssimo hardware.

Node.js serve para fazer backend de jogos, IoT e apps de mensagens. Sim eu sei, isso é praticamente a mesma coisa do item anterior, mas realmente é uma boa ideia usar o Node.js para APIs nestas circunstâncias (backend-as-a-service) devido ao alto volume de requisições que esse tipo de aplicações efetuam.

Node.js serve para fazer aplicações de tempo real. Usando algumas extensões de web socket com Socket.io, Comet.io, etc é possível criar aplicações de tempo real facilmente sem onerar demais o seu servidor como acontecia antigamente com Java RMI, Microsoft WCF, etc.

Curso Node.js e MongoDB

#5 – Quais são os concorrentes do Node.js?

Embora muitos costumem comparar Node.js com tecnologias mais comuns como PHP, Python e Ruby, elas não são de fato concorrentes do Node se a gente comparar o propósito específico de cada uma. Sendo assim, os concorrentes mais adequados para o Node.js seriam:

Node.js vs Go. Linguagem criada pelo Google, o Go tem um modelo alternativo para lidar com threads também, que é muito mais leve do que o modelo tradicional do Java, C#, etc tornando-o muito poderoso e leve como um Node.js mas mais parecido com o C (mais estrito).

Node.js vs Scala. Considerado por muitos uma evolução do Java, é apontado por muitos como o sucessor definitivo do mesmo, embora ainda esteja engatinhando. Em tese ela tem as mesmas vantagens do Java (escala, segurança, velocidade), sem a desvantagem da linguagem mais datada e o consumo excessivo de recursos.

Node.js vs Elixir. O mais desconhecido dos três, ficou popular após a ascensão do Whatsapp como maior mensageiro instantâneo do mundo. Para quem não sabe, o Whatsapp usa Elixir, que roda sobre uma máquina virtual Erlang, com características parecidas com as do Node.js e paradigma funcional.

Claro que se você procurar, vai encontrar frameworks PHP para que ele opere igual ao Node. Ou mesmo comparações de performance de .NET Core mostrando superioridade contra Node. No entanto, dado a origem do Node e das demais tecnologias que conheço, as que mais se assemelham em proposta são as três que citei acima.

#6 – O que é usado em conjunto?

Como mencionei anteriormente, o Node.js em si é apenas uma plataforma para hospedar aplicações JavaScript. É através do fantástico ecossistema do NPM, o gerenciador e principal repositório de pacotes para Node.js, que temos acesso a milhões de pacotes, módulos, bibliotecas, etc. Abaixo vou citar apenas algumas possibilidades populares com Node:

Node.js + Express. Framework web mais famoso para Node.js. Inclui suporte a diferentes view engines (como EJS), funciona com diversos padrões incluindo MVC, possui JSON e HTTP na caixa, trabalha com URLs amigáveis nativamente e muito mais, sem deixar de ser bem leve, o tornando indispensável para APIs e aplicações web escritas em Node.

Node.js + Bancos de Dados: você pode utilizar tanto com bancos relacionais quanto com não-relacionais (clique no link para ver os tutoriais):

Node.js + ReactJS. A principal biblioteca para front-ends modernos e reativos da atualidade. Você encontra ótimos tutoriais aqui para aprender a criar aplicações com esta dupla.

Node.js + Segurança. Tem muita biblioteca pronta para auxiliar a colocar segurança nas suas aplicações Node.js.

  • Autenticação de aplicações: recomendo o Passport, um módulo de autenticação muito versátil e poderoso.
  • Autenticação de APIs: recomendo JWT, um padrão moderno e largamente utilizado.

E aí, esqueci de cobrir alguma coisa?

Deixe aí seu feedback nos comentários!

Curtiu o post? Então clica no banner abaixo e dá uma conferida no meu livro sobre programação web com Node.js!

TAGS: nodejs

Olá, tudo bem?

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

22 Replies to “O que é Node.js e outras 5 dúvidas fundamentais”

Weider Lima

Parabéns! Obrigado pelo conteúdo!

Luiz Fernando Jr

Disponha!

Lavreh

Finalmente entendi o ecossistema… Valeu!

Luiz Fernando Jr

Fico feliz que tenha gostado!

Daniel da Silva

Obrigado pela criação do post! Bem esclarecedor! Sou novo no mundo JavaScript, mas cada dia que passa, mais envolvido com a tecnologia.

Yuri Aps

valeu, muito legal

Luiz Fernando Jr

Obrigado pelo feedback!

dartganan

Muito bem escrito! Parabéns!

Luiz Fernando Jr

Valeu pelo feedback!

Saulo Lins

Minha dúvida é, tenho uma aplicação que se assemelha a uma network, a principio estava desenvolvendo ela como uma cmse em php, mas necessito de algumas respostas em tempo real que para desenvolver em php precisaria de auxilio de outras linguagens, e tentando atualizar me bati com o Angular2 e o Node.js, o Node.js substituiria tranquilamente em uma aplicação desse modo? Basicamente vai apenas gerenciar o banco de dados, chats e notificações

Luiz Fernando Jr

Atende sim, e muito bem, pois é um dos focos do Node. Sugiro dar uma estudada na biblioteca Socket.io, tem até tutorial aqui no blog, pois acho que vai te ajudar bastante.

Julio Cezar

Parabéns.

Marcelo Castelo Branco

Bom dia, Luiz . Muito bom seu post. Você já ouviu falar sobre AdonisJS? É um framework para NodeJS baseado no Laravel.

Luiz Fernando Jr

Não conheço, vou dar uma olhada. Obrigado.

Instalando o Node.js no Windows – Noob Front End

[…] O que é Node.js […]

O guia completo do package.json do Node.js - LuizTools

[…] package.json é um elemento-chave em muitas aplicações do ecossistema Node.js. Se você trabalha com JavaScript, ou se você já interagiu com um projeto JavaScript antes, […]

sandro

EStou procurando com instalar servidor em nuvem ws e BD firebasic

Luiz Duarte

Se você se refere a AWS, tem tutorial aqui no blog ensinando deploy de aplicações Node.js lá, pode usar a barra de busca no topo do blog ou ainda a seção Guia de Estudos, que tem uma área só de AWS. Agora sobre o banco que mencionou, nunca trabalhei com ele.

Dario

O único professor que não me fez desistir de aprender e continuar estudando, tem um método ideal de aprendizado EAD com suporte, sou aluno e continuo estudando, cursos excelentes.

Luiz Duarte

Agradeço a gentileza do comentário Dario!

Bernardo

O node.js é pago em uso comercial?

Luiz Duarte

Não, ele é completamente free e open source. Pode usar à vontade.