Introdução ao Corona SDK

Capture

Comecei a usar Corona há vários anos atrás (na época em que ainda era pago, hoje é gratuito) e regularmente escrevo sobre o assunto aqui no blog, inclusive sou o tradutor do primeiro livro em Português sobre o assunto. Desta vez decidi voltar ao básico pois vejo que muita gente está conhecendo este incrível framework agora, e quero ajudá-los. Esse post é inteiramente baseado na documentação oficial do Corona, disponível em Inglês no site do fabricante.

O que é Corona SDK?

Corona é uma framework multi-plataforma usado para rapidamente criar games e apps. Isto significa que você pode criar seu projeto uma vez e publicar para muitos tipos de dispositivos, incluindo Apple iPhone e iPad, telefones e tablets Android, Amazon Fire, Macs, Windows, e TVs conectadas como Apple TV, Fire TV, e Android TV.

Se você não conhece Corona, assistir esse vídeo pode te dar algumas ideias do que ele é capaz:

Por quê escolher Corona?

Corona é usado por programadores profissionais, desenvolvedores de apps móveis, escolas, faculdades e universidades para desenvolver e ensinar desenvolvimento de apps – e não esqueça das pessoas que somente querem aprender como fazer um app ou jogo. Corona é fácil o suficiente de aprender para que aqueles que estão apenas começando, e poderoso o bastante para um desenvolvedor experiente. Com Corona, você está juntando-se a uma grande e amistosa comunidade de desenvolvedor de aplicativos!

Benefícios do Corona:
– Um framework que lhe deixa criar poderosos jogos e apps utilitários/de negócio.
– Desenvolvimento é feito Lua, uma linguagem de scripting poderosa e fácil de aprender.
– Corona é multi-plataforma – desenvolva para mobile, desktop e TVs conectadas com apenas um projeto.
– Plugins do Corona dão aos desenvolvedores acesso à funcionalidades adicionais e serviços.
– Teste e debug acontece no seu computador, antes mesmo de publicar para os dispositivos.
– Mais de 1000 APIs aptas a transformar suas ideias em incríveis e inovadores apps.

Curso React Native

Como Corona Funciona?

Corona é um framework baseado em Lua que fornece um grande conjunto de APIs e plugins, permitindo aos desenvolvedores rápida e facilmente fazer apps que podem rodar em múltiplos tipos de dispositivos diferentes.

Com o Corona Simulator, que vem junto com a ferramenta, você pode pré-visualizar como seu app irá se parecer em muitos tipos de dispositivos diferentes e como irá responder, sem ter de instalar em cada um deles para testar. Uma vez que seu app esteja pronto para testes reais, você pode compilar e instalar em dispositivos de verdade para testes finais antes de submeter às lojas de aplicativos.

Em adição ao núcleo central, Corona inclui muitos plugins que adicionam funcionalidades específicas e ajudam a acelerar o desenvolvimento de seu app. Quer incluir publicidade? Apenas use Corona Ads ou um dos muitos plugins de monetização. Quer conectar no Facebook? Simplesmente use o conveniente plugin de Facebook. Usar um plugin lhe permite em focar na construção do app e deixar os detalhes para addons muito bons. Os plugins do Corona são uma parte incrível do ecossistema e novos plugins são disponibilizados constantemente.

Essencialmente, Corona foca em ajudá-lo a fazer seu app rapidamente! A maioria dos desenvolvedores reportam que eles conseguem completar apps muito mais facilmente usando Corona ao invés dos outros sistemas. Com o benefício adicional de escrever apenas uma vez o código que pode ser instalado em várias plataformas, tornando uma escolha natural!

Como começar?

Se você é novo no desenvolvimento de aplicativos ou apenas busca um tutorial introdutório, você terá que baixar o Corona SDK no site oficial. Simplesmente visite www.coronalabs.com e então clique no botão de Download no canto superior direito. É gratuito, basta um cadastro!

Se você acha que não conhece nenhum app feito com Corona, dá uma olhada neste página do site do fabricante, tenho certeza que um ou outro você já deve ter visto na Google Play ou na Apple Store.

Aqui no blog você encontrará diversos tutoriais de tempos em tempos, todos acessíveis através da categoria Corona SDK. Costumo criar material original e também traduzir muito material oficial de Corona, para tornar acessível ao público brasileiro.

* OBS: curtiu o post? Então dá uma olhada no meu livro de Corona SDK clicando no banner abaixo pra aprender a criar outros tantos apps incríveis!

Livro Corona SDK
Livro Corona SDK

Publicado por

Luiz Duarte

Pós-graduado em computação, professor, empreendedor, autor, Agile Coach e programador nas horas vagas.