IDE para desenvolvimento Lua com Corona SDK

Não recomendo mais esta IDE. Ao invés dela, use o Corona Editor!

Antes de me tornar desenvolvedor (amador) de Lua com Corona SDK eu já desenvolvi em diversas outras linguagens, como Java, C#, VB.NET, C/C++ e por aí vai. Uma das coisas que prezo muitos nas linguagens que escolho para trabalhar (principalmente as que compõem a plataforma .NET) é a produtividade. As linguagens de programação são criadas para facilitar a vida do desenvolvedor e não para complicá-la, caso contrário todos programaríamos em Assembly, ou até mesmo em binário!!! Entretanto, mesmo a mais humana das linguagens de programação se torna extremamente complicada de utilizar, principalmente nos estágios iniciais, sem uma boa IDE, uma ferramenta de desenvolvimento com editor de código e geralmente função autocomplete, aquele famoso recurso da IDE lhe sugerir funções existentes na API conforme a palavra que você digitou (conhecido entre o pessoal do .NET como Intellisense). O post de hoje é curto mas tenho certeza que vai ajudar muita gente que está dando os primeiros passos com Lua + Corona SDK e até mesmo os desenvolvedores mais veteranos que buscam mais produtividade no desenvolvimento de seus games para iPhone, iPad e Android.

Primeiro Passo: Baixe e instale o interpretador Lua e o Corona SDK

Eu já escrevi um post sobre esse assunto, então não serei repetitivo. Leia-o antes de continuar.

IntelliJ

Segundo Passo: Baixe e instale o IntelliJ Community Edition

O IntelliJ é uma IDE semelhante ao Eclipse, permitindo aos desenvolvedores utilizarem-no para várias linguagens, sendo extensível assim como seu concorrente. Ele pode ser encontrado para download no site do fabricante, a JetBrains.

No site da JetBrains você terá duas opções de download, a paga e a gratuita. Sinceramente não sei as diferenças, mas a gratuita está me dando benefícios que meu editor de código Lua anterior, o Scite, nem sonhava em me proporcionar. Então, baixe a gratuita mesmo.

Depois de baixar, instale-o normalmente.

Pasta de Plugins do IntelliJ

Terceiro Passo: Baixe e configure o plugin do Lua

Como eu mencionei anteriormente, o IntelliJ é extensível através de plugins. Alguma alma caridosa desenvolveu um plugin para o intelliJ suportar o Lua. Este plugin pode ser baixado no site oficial do IntelliJ.

Este plugin não é um executável, é um zip que deve ser extraído. Copie a pasta IDLua para dentro da pasta de plugins do IntelliJ, localizada normalmente em C:\Arquivos de Programas\JetBrains\IntelliJ IDEA Community Edition xxx\plugins\.

Para configurar o plugin é simples: basta abrir o IntelliJ pelo menu Iniciar, ir no menu File, opção Settings e na esquerda vá em IDe Settings -> clique em Lua (irá aparecer somente se você colou a pasta no lugar certo). Na direita marque as duas opções.

Configurações do plugin do Lua

Quarto Passo: Configurando o IntelliJ para usar o Corona SDK

Os passos anteriores permitiram que você pudesse desenvolver em Lua no IntelliJ. Mas mais do que isso, queremos usar a ferramenta para aumentar a nossa produtividade no desenvolvimento de games para iOS e para o sistema móvel do Google. Ou seja, ainda temos de configurar o IntelliJ para suportar o Corona SDK! Através de ferramentas fornecidas pelo própria Ansca, fabricante do Corona, a mesma alma caridosa que desenvolveu o plugin (ainda bem que o mundo tem uma meia dúzia delas!) mapeou a Api do Corona e criou uma biblioteca para o IntelliJ suportar nosso SDK mobile favorito! O pseudônimo desta alma caridosa é sylvanaar2 e o link para download do mapeamento da API está no BitBucket (a interface desse site é uma porcaria, então clique em “Get Source”, na direita da página para fazer download no formato zip).

Uma vez que tenha baixado a API do Corona para o intelliJ, extraia o zip para uma pasta do seu computador que você saiba que não será apagada. uma boa idéia é copiar para dentro da pasta do IntelliJ, afinal, você sempre irá usar os dois juntos. Já, já vamos usar essa API dentro do IntelliJ, porém esta configuração deve ser feita para cada projeto (ou eu fui burro o suficiente para não descobrir outra forma).

Configurando o classpath da API

Último Passo: Criando seu primeiro projeto Corona no IntelliJ

Toda vez que você for criar um novo game/app para dispositivos móveis com o IntelliJ, basta criar um novo projeto (File -> New Project) no IntelliJ, selecionar o plugin do Lua e, depois que o projeto for criado, clique com o botão direito do mouse sobre o ícone da raiz do projeto e vá em “Open Module Settings” (pode atalhar apertando F4) para ir nas configurações do projeto. Vá em SDKs e clique na direita para adicionar um novo classpath ao seu projeto, bastando navegar pelas pastas do seu computador e marcar a pasta baixada no passo anterior, comumente com o nome “sylvanaar2-idlua-sdk-corona-alguma-coisa”. Cliquem em Apply e Ok.

Pronto, agora você está preparado para desenvolver seus jogos para as principais plataformas mobile do mercado com muito mais produtividade e capacidade de gerenciamento do projeto. Para os novatos, a tarefa de dominar o SDK se tornará muito simples também, graças ao recurso de auto-completar do IntelliJ. Outra dica quando se trabalha em grandes equipes é utilizar algum sistema de versionamento de código, como o Subversion por exemplo, mas isto fica para outro post 🙂

Comentem suas experiências com o IntelliJ, dicas de produtividade, quais ferramentas que vocês utilizam para programar em Lua, etc. Vamos trocar idéias!

* OBS: curtiu o post? Então dá uma olhada no meu livro de Corona SDK clicando no banner abaixo pra aprender a criar outros tantos apps incríveis!

Livro Corona SDK
Livro Corona SDK

Publicado por

Luiz Duarte

Pós-graduado em computação, professor, empreendedor, autor, Agile Coach e programador nas horas vagas.