Exemplos de apps feitos com Corona

Tem algum tempo que notei que eu devo ser o maior “advogado” de Corona SDK do país. Conheci o framework por acaso, lendo uma edição da revista Info e fui um dos primeiros a publicar material em Português sobre o assunto, em meados de 2010. Também fui o tradutor do primeiro livro em Português sobre o framework, que já vendeu mais de uma centena de cópias. Por causa disso, acabo recebendo emails de muitos desenvolvedores Brasil afora e uma das dúvidas mais comuns é: qual jogo ou app famoso foi criado com Corona? Este post pretende citar alguns exemplos e ser usado como referência mais tarde, para quem estiver em dúvida se vale ou não a pena aprender Corona, consiga embasar melhor sua decisão.

O que é um app famoso?

O primeiro ponto aqui é sintetizar o que você entende por app famoso. Se pra você “famoso” significa apps que valem bilhões, como Whatsapp, Waze e Instagram, a resposta é não, Corona nunca foi usado para criar esses apps. Na verdade nenhum framework mobile foi usado, eles foram construídos do zero, “à unha”, usando tecnologias nativas de desenvolvimento que proporcionaram terem a escala e desempenho que precisavam. Dificilmente algum framework nativo como Android SDK e iOS SDK serão substituídos por um framework de terceiros quando o assunto é construir apps que valem bilhões.

Vamos reduzir um pouco a escala. Um app baixado milhões de vezes serve pra você como app famoso? Então sim, Corona já foi usado para criar apps famosos, e é de algum deles que vou falar aqui hoje. Se ao invés de apenas downloads você considerar faturamento, e se ganhar dezenas de milhares de dólares com um app feito em Corona é interessante pra você, sim, com Corona você pode ganhar muito dinheiro.

Sem mais delongas, vamos ao que interessa.

Curso React Native

Apps famosos feitos com Corona

Entre jogos para iOS e Android (sendo a maioria multiplataforma, principal vantagem do Corona), aqui vai uma lista de 16 apps “milionários”, que tiveram mais de 1 milhão de downloads nas lojas de aplicativos e que você pode usar para se inspirar e ver o quão poderoso é o Corona SDK. Todos os apps já foram exibidos no Showcase do Corona SDK, onde você pode conhecer dezenas de outros.

BubbleBall: o icônico Bubble Ball foi o que me fez conhecer e optar pelo Corona. Um puzzle game criado por um garoto de 14 anos do ensino fundamental que nunca havia programado antes. Robert Nay pegou um livro de programação Lua na biblioteca da escola e nas férias das aulas criou um jogo convidando sua mãe para ajudá-lo nos testes. O jogo foi um fenômeno e desbancou Angry Birds em número de downloads na semana do lançamento, impulsionando a fama da plataforma mundo afora. Ao todo, teve 16 milhões de downloads e foi o app mais baixado da App Store em 63 países na época do seu lançamento.

Se você acha que apenas adolescentes super-dotados tem boas ideias, o Dabble mostra o contrário, pois foi feito por um senhor de 84 anos morador do Brooklyn, figurando no top 10 da categoria Word Games (App Store).

Tower Crush: um jogo que mistura os gêneros “Angry Birds” e “tower defense” e que já fez mais de 1 milhão de downloads só na Google Play. Segundo o site AppPrice, só a versão Android do app deve valer no mínimo uns U$50 mil, o que não é nada mal considerando que deve ter levado algumas semanas de desenvolvimento. Mais detalhes do desenvolvimento deste app pode ser visto neste post da Corona Labs.

Freeze!: esse série de 2 jogos figura no Top 10 de apps pagos em 5 países diferentes. Custando R$6,99 pra Android, só na plataforma do Google ele já vendeu mais de 10.000 unidades, o que nos faz crer que, no pior dos casos, ele faturou algo em torno de R$70 mil apenas na segunda versão!!! A primeira versão teve mais de 11M downloads para Android e iPhone e foi o jogo #1 em 36 países diferentes.

Fun Run: a primeira edição desse jogo teve mais de 45 milhões de jogadores no mundo inteiro, o que segundo estimativas de mercado dá um valuation pra ele de algo em torno de U$2 bilhões!!! Ele também foi #1 mais baixado em 10 países diferentes e sua continuação deve trilhar o mesmo caminho de sucesso.

The Lost City: esse aqui é um jogo do gênero point-and-click de investigação que eu conheço de vista, o tempo todo aparece pra eu baixar na Google Play, sendo que outras 3.5M de pessoas já baixaram, o que o tornou o app pago #1 em 30 países diferentes. Isso me deixa muito curioso de ver como esse game é. Além disso, a Fire Maple Games, produtora do jogo, também é autora do The Secret of Grisly Manor (5M downloads) e Return to Grisly Manor.

Blast Monkeys: um jogo de plataforma viciante onde você tem de ajudar um macaquinho a comer bananas passando por vários obstáculos. Já teve 12M downloads e já foi considerado o jogo #1 na Google Play, embora também esteja disponível para iOS.

StreetFood Tycoon: um joguinho extremamente viciante onde você é o gerente de uma carrocinha de comida de rua que faz jus à série de jogos estilo “tycoon”. Mais de 9M downloads em todas lojas e eleito #1 na Amazon AppStore. Disponível para Android e iOS.

Gravity Maze: é um puzzle baseado em física que já teve mais de 1.5M downlodas, tendo sido eleito como #1 nas categorias Games, Puzzle e Strategy. Disponível para Android e iOS.

Mandora: um jogo de colheita muito bonito e com jogabilidade simples, não chega a ser um Hay Day, mas é tipo o Colheita Feliz do Orkut, lembra? Com 7M+ downloads, disponível para Android e iOS.

The Impossible Test: este não é apenas um app, mas uma série deles, todos com puzzles e quizes de todos os tipos. Juntos já somaram mais de 30M downlodas e figuram entre os top 10 apps gratuitos em 11 países diferentes. Para Android e iOS

Float: um joguinho simples e casual pra jogar com apenas uma mão nos minutos livres da fila do banco, intervalo da faculdade, almoço do serviço, etc. Com 2M de downloads, figura no top 10 nas categorias Games, Arcade e Family do iOS, embora também esteja disponível para Android.

Egg Baby: um joguinho no melhor estilo Tamagotchi (o Pou da minha época). Você choca um ovo e cuida do filhotinho que nasce dele. Mais de 5M de jogadores já chocaram seus ovos em um jogo que segundo as estatísticas do time de desenvolvimento já foi jogado mais de 100M de vezes. Para iOS e Android.

Loops: um app de puzzles no top 10 da sua categoria, com mais de 2M de downloads, disponivel para iOS e Android.

Phrase Friends: Disponível para Android e iOS, esse é um jogo de adivinhar as palavras semelhantes ao “jogo da forca”, mas em Inglês. Com 3M+ downloads, ficou em #3 na categoria Board Games e #7 em Word Games na App Store americana e inclusive apareceu no site da Forbes.com.

Draw Rider: jogo feito com bonecos de palitinho no estilo stuntman, onde você acelera uma moto e tem de chegar ao final do percurso sem bater. Disponível para Android e iOS, com 5M+ downloads e que já chegou a ser o #1 da App Store.

Pop the Pic: jogo onde você tem de adivinhar as palavras letra-por-letra e as figuras peça-por-peça, muito bacana e divertido, teve 2M+ downloads, disponível para Android e iOS.

E aí, convencido de que é uma boa opção para criar apps com grande potencial?

Espero que sim!

* OBS: curtiu o post? Então dá uma olhada no meu livro de Corona SDK clicando no banner abaixo pra aprender a criar outros tantos apps incríveis!

Livro Corona SDK
Livro Corona SDK

Publicado por

Luiz Duarte

Pós-graduado em computação, professor, empreendedor, autor, Agile Coach e programador nas horas vagas.