Como desenvolver games e aplicativos para Windows Phone

Hoje venho trazer para vocês algumas informações a respeito de programação mobile. E não estou falando da hedionda programação para PalmOS que eu fazia nos idos de 2007, mas programação mobile de alto nível com frameworks de verdade.

Não, também não estou falando do badalado Android ou do cool iOS (nada como palavras-chave para ser bem indexado no Google!), estou falando do Windows Phone, o mais novo sistema operacional mobile da Microsoft. Após anos no ostracismo com o “razoável” Windows Mobile 6.1 (que aliás é o SO mobile que utilizava antigamente), a Microsoft decidiu chutar o pau-da-barraca assim como fez no Desktop com o Windows 8 e entrar de vez na briga mobile.

Neste post você vai ler:

Desenvolvimento Windows Phone para Absolutos Iniciantes

Bob Tabor, da Microsoft USA, criou uma série de video-aulas com este título aí em cima. Ele conta logo no vídeo introdutório (sim, é em inglês) que a idéia da série de vídeos é mostrar a programação para Windows Phone para desenvolvedores que nunca utilizaram C# ou Silverlight antes. Para quem não sabe, a partir do Visual Studio 2010 a Microsoft não oferece mais ferramentas de desenvolvimento para Windows Mobile 6, pois o Windows Phone 7 em diante utiliza Silverlight de forma nativa como plataforma de aplicativos. Não obstante, o excelente Visual Studio for Windows Phone inclui o fantástico framework para games XNA para que você desenvolva games para a plataforma também.

A idéia da série de vídeos (calma, já vou passar o link) possui uma estrutura dividida em 4 dias de estudo. Enquanto que nos 3 primeiros dias são passados conhecimentos formais de programação, tanto básica quanto focada na plataforma mobile (quem já programou para desktop verá que é muito barbada) no último dia ele ensina a desenvolver uma aplicação completa utilizando recursos de hardware e software do dispositivo, como seu GPS, a aplicação de bloco de notas, etc. Bob é muito bom instrutor e mesmo quem não entenda fluente a língua inglesa consegue compreender seus vídeos e sair repetindo os passos. Então voilá, o link para as videoaulas de Windows Phone 7 para completos iniciantes é este: http://channel9.msdn.com/Series/Windows-Phone-7-Development-for-Absolute-Beginners

Visual Studio 2010 for Windows Phone 7 Express

Para programar para seu mais novo objeto de desejo, é necessário a instalação de uma patch para o seu já conhecido Visual Studio 2010. O patch instalará no seu PC uma série de itens que são necessários para o desenvolvimento mobile com Windows Phone. De longe o mais útil deles é o emulador do dito-cujo, desta forma, sempre que queremos executar nosso código e ver como ele se comportará no Windows Phone de verdade usamos o emulador para isso, que é vinculado ao Ctrl + F5 do Visual Studio quando utilizado sobre um projeto de Windows Phone 7 Application.

Os projetos são outros itens importantes do patch e são divididos em XNA Games e Windows Phone 7 Applications, ou seja, você pode tanto matar aquele seu desejo de infância de criar seus próprios games quanto de criar suas aplicações mobile (cada um com sua infância perturbada, não é mesmo?).

Não vou colocar aqui um passo-a-passo de como fazer Next-Next-Finish deste patch, primeiro porque tenho mais o que fazer e segundo porque o próprio Bob Tabor (quem? o cara dos vídeos que citei antes) já fez isso no segundo vídeo se não me engano. Ainda assim vou dar uma colher de chá e colocar o link para download de tudo o que é necessário para sair programando mobile.

Segue o link com os downloads: http://create.msdn.com/en-us/home/getting_started, baixa tudo que tem neste link e depois instala na mesma ordem que não tem erro.

App Hub: A App Store da Microsoft

Então você viu os vídeos do Bob, instalou as ferramentas e criou algo mais ultra-revolucionário e “Angry Birdístico” que já existiu na face da Internet mas ninguém além de você sabe desse feito, o que fazer?

Não é somente o Google e a Apple que possuem um feirão online de aplicativos e games prontos para serem baixados/comprados, a Microsoft também tem o App Hub. Não sei a quantas anda o número de aplicativos disponíveis, já que sou um cidadão de terceiro mundo por fora das trending hypes dos aplicativos mobile, mas se você desenvolve para X-Box ou Windows Phone 7, é lá que seu aplicativo deve estar, com toda certeza.

Ok, R$180 pilas ao ano é algo meio salgado a menos que você tenha certeza que inventou o próximo Bubble Ball da vida e vá ficar milionário que nem o garotinho americano de 14 anos que está na Info desse mês. Mas caso você não tenha tanta certeza assim, eu sugiro colocar em um blog particular, receber algum feedback e só depois pagar essa grana toda. Bem que o Tio Bill podia ter subsidiado isso como mais uma prova de caridade aos países sub-desenvolvidos… Link do App Hub: http://create.msdn.com/en-US/

De qualquer forma, o App Hub está lá e espero que faça tanto sucesso quanto suas contra-partes de Mountain View e Cupertino. Pelo menos seria uma boa oportunidade para nós desenvolvedores C# filarmos uma fatia desse gordo mercado mobile que está em franca expansão.

App-a-Thon: Concurso de programação Windows Phone 7

Visando fomentar o desenvolvimento de aplicações mobile para Windows Phone, principalmente entre os gênios das grandes universidades estadunidenses, a Microsoft bolou uma espécie de concurso cultural (onde não precisa ter cultura para participar) onde ela premia as melhores criações de games para Windows Phone 7 com games para X-Box 360, dinheiro vivo e é claro, exposição como um case de sucesso. Para quem desdenha ser um case da Microsoft, os dois inventores do Solitaire, do Spades e do WordSearch para Windows Phone 7 já ganharam mais de 12 mil dólares com a venda de seus games no App Hub, e eles são estudantes de faculdade!

A maratona de aplicações da Microsoft é voltada aos estudantes, que inclusive não pagam para ter seus games inscritos no App Hub, afinal, todo universitário é quebrado mesmo. Basta que você use o mesmo login que utiliza no Dream Spark para se cadastrar na promoção e arregaçar as mangas. O link da App-a-Thon é: http://www.wpstudentapp.com/

Conclusões

O mercado de SmartPhones está aquecido, isso ninguém pode negar. Enquanto que plataformas consolidadas como o iPhone atraiam a maior parte do interesse dos desenvolvedores, o Android chegou e em pouquíssimo tempo já está tomando conta de muitos clientes Symbian.

Ok, o Symbian estava fadado ao fracasso já há algum tempo (era tão certo quanto a jurássica Palm), mas o crescimento vertiginoso do Android, graças ao apoio do gigante Google, alavancaram suas vendas o que em pouco tempo pode significar uma afronta ao mercado dos fanboys da Apple.

E pra complicar ainda mais a briga, a Microsoft entra no mercado com um dispositivo de peso. Não estou falando das fraquíssimas tentativas anteriores de emplacar um SO mobile que era uma recauchutação do finado Windows CE, mas sim de um SO criado do zero, assim como o bem-sucedido Windows 7. Me arrisco a dizer que dentro de pouco tempo teremos 3 plataformas brigando pelos clientes remanescentes da Symbian e outros SOs ultrapassados…

E você, vai ficar de fora dessa briga?

Sugiro assistir a esse vídeo abaixo também, onde falo de como você pode entrar nesse mercado de programação também.

Publicado por

Luiz Duarte

Pós-graduado em computação, professor, empreendedor, autor, Agile Coach e programador nas horas vagas.