4 jogos mobile open-source feitos com Corona SDK

Atualizado em 16/04/2017!

O post de hoje é sobre Corona SDK, meu framework para jogos mobile 2D favorito (tanto que traduzi um livro a respeito). Muitos desenvolvedores que eu conheço têm boas ideias para jogos. Boas ideias que nunca são postas em prática. As desculpas variam, desde a clássica falta de tempo, até mais esdrúxulas como “não sei por onde começar”. Se existe uma desculpa mais aceitável é a de que jogos são complexos e muito diferentes dos sistemas tradicionais que estamos acostumados a desenvolver. Jogos são os chamados ‘sistemas de tempo real’. Muitos desenvolvedores não tem a mínima ideia de como o código fonte de um jogo deve se parecer, como ele deve ser organizado, etc. Principalmente em linguagens menos usuais como Lua, por exemplo.

A ideia deste artigo é mostrar o trabalho de Michael Wilson do estúdio de games mobile Ponywolf. Ele criou três incríveis projetos de jogos feitos com Corona SDK, que rodam em diversas plataformas mobile, para que os desenvolvedores possam estudar e até mesmo usar como base para seus próprios jogos. Totalmente free! Ou seja, você pode baixar os fontes dos projetos, mudar as imagens, dar uma mexida aqui e outra ali, e lançar rapidamente a sua versão do game!

Além disso, tem o projeto Corona Cannon, feito pelo pessoal da Corona Labs mesmo, um game no melhor estilo Angry Birds.

Você pode baixar cada um dos projetos no Corona Marketplace. Não esqueça de dar o seu feedback ao Michael nos foruns do Corona!

Match 3 Space RPG

match-3-space-rpg

Este protótipo open-source é um projeto completo que mistura jogos do estilo “match 3” (combina 3, arcade-puzzles tipo Bejeweled) e RPGs old-school com infinitas possibilidades e itens para colecionar. Este template foca em design modular e organização do projeto, assuntos importantíssimos para desenvolvedores iniciantes. Caso seu inglês esteja afiado, dê uma olhada nessa série de vídeos onde Michael Wilson e Charles McKeever (Dev Evangelist do Corona) discutem o projeto e a abordagem de criação do mesmo.

Clique aqui para baixar o Match 3 Space RPG.

Sticker Knight Platformer

sticker-knight-platformer

Este projeto open-source é um jogo de plataforma (tipo Mario) baseado na temática de fantasia medieval. Ele não é um jogo completo, mas um ponto de partida para aprender técnicas modernas de desenvolvimento de jogos usando Corona e Lua. Ele inclui módulos gratuitos que podem ser usados para diversos jogos, como:

  • sistema de jogo baseado em plataformas (Platformer hero)
  • Componentes comuns a jogos desse tipo (Enemies, pickups, spikes, e exits)
  • Importação de mapas do Tiled
  • pontuação (Score counter)
  • pacote de efeitos para jogos (Game FX – ponyfx.lua)

Clique aqui para baixar o Sticker Knight Platformer.

Endless Sk8boarder

endless-sk8boarder

Este é um protótipo incompleto de jogo mobile do gênero endless runner (aqueles em que o personagem principal não pára de correr nunca, tipo Pepsi Man), com a temática de skate. Ele não é um jogo completo, mas um ponto de partida (assim como o anterior) para aprender técnicas ainda mais avançadas (considere os jogos anteriores como básico e intermediário, respectivamente) de programação com Corona e Lua. Esse jogo inclui módulos gratuitos que você pode usar para criar outros jogos, incluindo:

  • física de skateboarding
  • funções para gerar corrimãos, obstáculos, terreno, etc de maneira infinita proceduralmente
  • backgrounds Parallax (que se movem independente do terreno)
  • Importação do Tiled das telas do jogo
  • pontuação (Score counter)
  • pacote de efeitos para jogos (Game FX – ponyfx.lua)

Se seu inglês estiver bom, dê uma olhada nessa série de vídeos onde o projeto e as funcionalidades são explicadas passo-a-passo.

Clique aqui para baixar o Endless Sk8boarder.

Corona Cannon

Este jogo open-source gratuito para Corona SDK é no melhor estilo Angry Birds, onde você aponta um canhão para destruir insetos. É um projeto completo que inclui 10 fases, 2 localizações diferentes, gráficos Retina, música e suporte a controles wireless, mostrando todo o poder da plataforma!

Esse projeto foi feito no final de 2016, com a ideia de revitalizar um game open-source que vinha nas versões iniciais do Corona que era o Ghosts vs Monsters. Ela contempla uma excelente ideia de arquitetura e foi feita propositalmente para expor essas complexidades e diferentes APIs.

Clique aqui para baixar o Corona Cannon.

E aí, o que achou desses protótipos open-source? Tentadores, não?

* OBS: curtiu o post? Então dá uma olhada no meu livro de Corona SDK clicando no banner abaixo pra aprender a criar outros tantos apps incríveis!

Livro Corona SDK
Livro Corona SDK

Publicado por

Luiz Duarte

Pós-graduado em computação, professor, empreendedor, autor, Agile Coach e programador nas horas vagas.