Sobre

Lima, Peru
Lima, Peru

Olá, eu sou Luiz Duarte, um professor de programação e Agile Coach gaúcho de 30 anos.

Estou no mercado de TI desde 2006, tendo atuado nas áreas de suporte, desenvolvimento, análise de sistemas e gerenciamento de projetos usando metodologias ágeis. Tive também a oportunidade  de empreender com startups, trabalhar como tradutor, escritor e desde 2010 eu sou professor e palestrante.

Meu primeiro contato com programação foi em 2004, ainda no ensino médio, quando ganhei uma bolsa para um curso de eletrônica no SENAI (Gravataí/RS), onde aprendi Assembly para programar máquinas industriais. Infelizmente só fui ter um computador 3 anos depois, por falta de grana, o que atrapalhou um pouco meus estudos.

Após me formar no SENAI, consegui uma bolsa para cursar Ciência da Computação pelo PROUNI na Ulbra (2006). Junto com a faculdade veio meu primeiro estágio na área de tecnologia, com suporte técnico no CPD da Secretaria de Saúde da cidade. Depois desse vieram outros estágios, desta vez ligados à programação, pois nessa época já havia decidido o que ia fazer com minha carreira.

Terminada a faculdade (2010), com a experiência que já tinha obtido, a carreira deslanchou e foi nesse ano que decidi investir na carreira de professor, paixão antiga por passar conhecimento adiante e criei este blog aqui. Obtive certificações em cima de desenvolvimento e gerenciamento de projetos de software utilizando metodologias ágeis (Scrum) neste mesmo ano, tive uma curta passagem pelo Mestrado na UFRGS em 2011 e em 2012 retomei meus estudos formais com uma Especialização na Unisinos, na área de Computação Móvel.

Também em 2012 iniciei alguns empreendimentos que perduram até hoje, com diferentes graus de sucesso e em 2014 nasceu meu filho, Pedro, meu projeto mais bem sucedido. Em 2016, comecei a escrever e lançar os cursos que eu ministrava em formato de ebooks na Amazon, que você pode conferir na seção Meus Livros e em 2018 lancei meu primeiro curso online de programação.

Atualmente, além de manter meus projetos pessoais, trabalho no Agibank, um banco digital gaúcho com presença nacional e foco na inclusão financeira, ajudando os times de desenvolvimento a terem uma performance cada vez melhor.

Este blog é para compartilhar as experiências destes anos trabalhando e empreendendo com tecnologia. É sobre tentar impactar um número maior de pessoas do que as que cabem em minhas salas de aula ou auditórios de palestras. É sobre tentar deixar um legado, devolver à sociedade um pouco do que recebi dela e que me tornou a pessoa e o profissional que sou hoje. É sobre ajudar você, leitor, a ser mais bem sucedido, não importam quais sejam seus objetivos. É sobre tudo isso e muito mais!

Seja bem vindo!

Por que LuizTools?

Desde quando iniciei na programação desktop com Java e VB6 em 2006, e depois mais tarde com C# e VB.NET em 2007, eu crio softwares que ajudam as pessoas. Desde coisas pequenas como calculadoras financeiras, editores rápidos de texto, analisadores de arquivos e webcrawlers, até coisas mais complexas como painéis de controle de datacenters e sistemas de automação de marketing.

Certa vez, quando trabalhava na empresa RedeHost em 2008, lá pelo décimo mini-sistema desenvolvido para auxiliar o suporte da empresa, surgiu a ideia de parodiar a empresa americana SmarterTools (Ferramentas Inteligentes) criando a “marca” LuizTools (Ferramentas do Luiz). A ideia pegou e depois disso todo mundo na empresa queria ter uma “LuizTool” pra resolver algum problema específico do seu setor ou às vezes até para ajudar na faculdade. 🙂

Se está em dúvida sobre o que ler primeiro aqui no blog, dê uma olhada nesta página!

Contato

Se precisar me mandar um email, use o formulário abaixo ou me procure nas redes sociais como Facebook, LinkedIn e Twitter.

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Assunto

Sua mensagem