Sobre

Olá, eu sou o prof. Luiz Fernando.

Tenho 28 anos e estou no mercado de TI desde 2006, tendo atuado nas áreas de suporte, desenvolvimento, análise de sistemas e gerenciamento de projetos. Tive também a oportunidade  de empreender na Internet, trabalhar como tradutor, escritor e desde 2010 eu sou professor do ensino superior e palestrante. Mas tudo começou antes de 2006.

Ainda na escola pública, em 2004, tive a oportunidade de prestar uma prova e ser selecionado (em 2º lugar) para participar de um curso de eletrônica no SENAI aqui da minha cidade, Gravataí/RS, onde tive meu primeiro contato com desenvolvimento de software, em Assembly. Foi meu primeiro contato com programação, uma vez que infelizmente só fui ter um computador em 2007, aos 19 anos, por falta de grana.

O assunto me chamou a atenção e passei a estudar visando entrar em uma faculdade onde pudesse continuar “mexendo em computadores”. Após me formar no SENAI, consegui uma bolsa para cursar Ciência da Computação pelo PROUNI na Ulbra Gravataí (2006), bolsista com a 2º melhor nota do semestre. Junto com a faculdade veio meu primeiro emprego na área de tecnologia, com suporte técnico no CPD Secretaria de Saúde da cidade.

Depois desse vieram outros, desta vez ligados à programação, depois análise de sistemas e terminada a faculdade (2010), com a experiência que já tinha obtido, a carreira deslanchou e foi nesse ano que decidi investir na carreira de professor e palestrante também, paixões antigas por passar conhecimento adiante. Obtive certificações em cima de desenvolvimento e gerenciamento de projetos de software utilizando metodologias ágeis (Scrum), tive uma curta passagem pelo Mestrado na UFRGS e em 2012 retomei meus estudos formais com uma Especialização na Unisinos, na área de Computação Móvel, a qual concluí em 2013.

Em 2012 iniciei alguns empreendimentos que perduram até hoje, com diferentes graus de sucesso e em 2013 nasceu meu filho, meu projeto mais bem sucedido! Mais recentemente, em 2016, lancei alguns projetos antigos em formato de ebooks na Amazon, sendo que alguns estão se transformando em livros físicos, que você pode conferir na seção Meus Livros.

Este blog é sobre tudo isso e muito mais. É sobre compartilhar as experiências destes 10 anos trabalhando e empreendendo com tecnologia. É sobre tentar impactar um número maior de pessoas do que as que cabem em minhas salas de aula ou auditórios de palestras. É sobre tentar deixar um legado, devolver à sociedade um pouco do que recebi dela e que me tornou a pessoa e o profissional que sou hoje. É sobre ajudar você, leitor, a ser mais bem sucedido, não importam quais sejam seus objetivos.

Bem vindo!

1148826_690830577647610_261991070_n

Redes Sociais

Twitter – @luiztools

Perfil completo no LinkedIn – http://br.linkedin.com/pub/luiz-junior/2b/14a/521

Por quê LuizTools?

Desde quando iniciei na programação desktop com Java e VB6 em 2006, e depois mais tarde com C# e VB.NET em 2007, eu crio softwares que ajudam as pessoas. Desde coisas pequenas como calculadoras financeiras, editores rápidos de texto, analisadores de arquivos e webcrawlers, até coisas mais complexas como painéis de controle de datacenters e sistemas de automação de marketing. Certa vez, quando trabalhava na RedeHost em 2008, lá pelo décimo mini-sistema desenvolvido para auxiliar o suporte da empresa, surgiu a ideia de parodiar a empresa americana SmarterTools (Ferramentas Inteligentes) criando a “marca” LuizTools (Ferramentas do Luiz). A ideia pegou e depois disso todo mundo na empresa queria ter uma “LuizTool” pra resolver algum problema específico do seu setor ou às vezes até para ajudar na faculdade. 🙂