Tutorial Node.js com MS SQL Server

Node.js

Tutorial Node.js com MS SQL Server

Luiz Duarte
Escrito por Luiz Duarte em 09/08/2017
Junte-se a mais de 34 mil devs

Entre para minha lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Hoje vou ensinar como que você pode usar Node.js com MS SQL Server. Não, essa não é uma dupla muito comum de ver no mercado, o mais normal é que Node.js seja utilizado com MongoDB, ou com MySQL. Eu cheguei a fazer umas pesquisas de tendências antes de escrever este post e MySQL é em média 10x mais utilizado com Node.js. No entanto, recentemente tive de fazer uma API que se comunicava com SQL Server e isso me fez descobrir que esse é um assunto pouco comentado na Internet, então resolvi deixar aqui este tutorial para quem precisar mais tarde (incluindo eu).

Veremos neste artigo (pule seções à vontade):

  1. Criando o banco de dados
  2. Criando e populando a tabela
  3. Criando a API
  4. Criando a listagem de clientes
  5. Criando a pesquisa de um cliente
  6. Excluindo um cliente
  7. Adicionando um cliente
  8. Atualizando um cliente
  9. Bônus 1: Executando muitas operações SQL
  10. Bônus 2: ORM

Então vamos lá!

Curso FullStack

Parte 1: Criando o banco de dados

Se você já possui um banco de dados SQL Server, ok, use ele e pule para a próxima parte.

Se você não possui um banco SQL Server, você tem duas opções:

  1. baixar e instalar o MS SQL Server Express (gratuito) na sua máquina;
  2. contratar um banco SQL Server na nuvem (pago, mas vou te ensinar um truque);

A primeira opção é um pouco mais trabalhosa, porém é free. Baixe, instale e crie um novo banco de dados para uso nesse tutorial. Durante a instalação, você irá precisar definir uma senha para o usuário ‘sa’, não esqueça dela.

A segunda opção é bem simples, mais vai te custar alguns pilas. Ou não. Na Umbler, empresa em que trabalho como evangelista tecnológico, você ganha créditos de graça para usar livremente conforme vai cumprindo algumas etapas dentro do painel. Crie um site com um domínio qualquer (mesmo que não tenha registrado) e depois vá na parte de banco de dados para criar um do tipo SQL Server. Isso te custará uns R$15 por mês, mas apenas se deixar o mês inteiro funcionando, você pode excluir tudo logo após esse tutorial, se quiser, e não será mais cobrado. Durante a criação do seu banco, você vai definir o nome dele, o usuário e a senha, anote tudo, bem como o endereço do servidor que a Umbler vai te fornecer.

Parte 2: Criando e populando a tabela

Agora que você já tem o banco pronto, vamos criar uma tabela nele e colocar alguns dados de exemplo. Não pule esta etapa pois vamos fazer tudo isso usando Node.js!

Crie uma pasta para guardar os arquivos do seu projeto Node.js, você pode fazer isso pelo console se quiser, usaremos ele algumas vezes nesse tutorial. No exemplo abaixo, criei a pasta e depois entrei dentro dela.

Agora execute no console o comando “npm init” que o próprio NPM (gerenciador de pacotes do Node) vai te guiar para a construção do arquivo package.json, que é o arquivo de configuração do projeto. Se ficar em dúvida ou com preguiça, segue o meu package.json abaixo:

Com o arquivo de configurações criado, vá no console novamente, na pasta do projeto e digite o seguinte comando para instalar a extensão mssql, que permite usar Node com SQL Server:

Se você abrir o arquivo package.json vai ver que tem coisa nova por lá.

Agora, crie um arquivo create-table.js dentro dessa pasta, que será o arquivo que vai criar e popular nossa tabela que usaremos neste exercícios. Também usaremos ele para entender o básico de comandos SQL, conexão com o banco, etc. Vamos começar nosso create-table.js definindo uma constante para a String de conexão com o banco e uma constante para o objeto que vai carregar a extensão mssql (e que mais tarde usaremos para conectar, executar SQL, etc). Se você já usou SQL Server com C#, a String é a mesma, caso contrário, preencha as lacunas conforme a String de exemplo abaixo:

Agora, usaremos esse objeto sql para fazer uma conexão e, em caso de sucesso, imprimir uma mensagem de sucesso. Caso contrário, se der erro, uma mensagem de falha. Note que existem diversas maneiras de programar este mesmo algoritmo em Node.js: você pode usar a forma clássica com callbacks, a forma intermediária com promises e a forma mais recente com async/await. Eu vou fazer com promises, que acho que é a que fica mais legível:

Se esse código lhe parece muito bizarro, calma, é fácil de entender. O objeto sql permite que façamos coisas no banco de dados, uma delas é a conexão (connect). No entanto, o Node.js trabalha de maneira assíncrona, o que quer dizer que ele não espera pela conexão ser estabelecida, ele retorna uma promessa (promise) de que vai executar algo (o meu ‘then’ ou o meu ‘catch’ se der erro) após a conexão for concluída. Sendo assim, no ‘then’ eu coloco uma função JS que será executada quando a conexão funcionar, e no ‘catch’ uma função JS que será executada em caso de erro.

Neste exemplo usei arrow-functions que está disponível desde o ES6 (versão 2016 do Javascript), que são formas mais simples de declarar funções pequenas. O que vem antes do ‘=>’ (arrow) são os parâmetros da função. O que vem depois são os comandos da mesma. Usarei novamente mais tarde e volto a explicar para você.

Para executar esse arquivo, abra o console (se estiver usando VS Code, apenas aperta F5 com este arquivo aberto no editor) e na pasta do projeto digite:

Agora que sabemos como conectar no SQL Server através de Node.js, é hora de executarmos o comando que vai criar a tabela e popular ela, ao invés de simplesmente imprimir “conectou”. Sendo assim, vamos criar uma função JS nesse arquivo pra fazer a criação da tabela:

Coloque a chamada desta função no ‘then’ após a conexão no banco, passando o objeto conn por parâmetro, como abaixo:

Mande rodar esse arquivo novamente e verá que ele criará o seu banco já com 3 linhas de dados. Se não quiser fazer isso dessa maneira, você pode fazer pela sua ferramenta de gerenciamento do SQL Server (como o Management Studio) ou pelo Visual Studio, se estiver usando ele para programar Node.js.

Se não sabe nada de SQL, o vídeo abaixo pode ajudar (apesar de ser com MySQL, a base é a mesma).

Parte 3: Criando a API

Agora que já temos nosso banco de dados SQL Server pronto, com dados de exemplo e aprendemos como fazer a conexão nele, vamos criar uma API básica usando Express para conseguir criar um CRUD com Node.js + MS SQL Server no próximo passo. Se já sabe como montar uma API básica com Node + Express, pule esta parte.

Vamos começar adicionando a dependência do Express (framework web) e do Body-Parser (parser para os POSTs futuros) no projeto via linha de comando na pasta do mesmo:

Na sequência, vamos criar um arquivo index.js na pasta do projeto onde vamos criar o nosso servidor da API para tratar as requisições que chegarão em breve. Vamos começar bem simples, apenas definindo as constantes locais que serão usadas mais pra frente:

Vamos usar apenas um pool de conexões global com o servidor MS SQL. Para isso adicione as seguintes linhas logo abaixo do bloco anterior, para conectar no banco de dados assim que a aplicação iniciar (podemos melhorar isso, mas por ora, vamos deixar assim mesmo):

Agora, logo abaixo, vamos configurar nossa aplicação (app) Express para usar o body parser que carregamos da biblioteca body-parser, permitindo que recebamos mais tarde POSTs nos formatos URLEncoded e JSON:

Na sequência, vamos criar um roteador e dentro dele definir uma regra inicial que apenas exibe uma mensagem de sucesso quando o usuário requisitar um GET na raiz da API (/) para ver se está funcionando.

Note que na última linha eu digo que requisições que chegarem na raiz devem ser mandadas para o router. Por fim, adicionamos as linhas abaixo no final do arquivo que dão o start no servidor da API:

Teste sua API executando via console o seu index.js com o comando ‘node index.js’. Você deve ver a mensagem de ‘API funcionando!’ no console, e se acessar no navegador localhost:3000 deve ver o JSON default que deixamos na rota raiz!

API Funcionando

Parte 4: Criando a listagem de clientes

Agora que temos uma API funcionando, vamos adicionar uma rota /clientes que listará todos os clientes do banco de dados. Para fazer isso, primeiro vamos criar uma função que executará consultas SQL no banco usando o pool de conexões global (conn), como abaixo:

Esta função nós usaremos para consultar todos os clientes e para consultar apenas um também. Agora, vamos criar a rota /clientes logo abaixo da rota / (raiz):

Agora, ao executarmos novamente nosso projeto e acessarmos a URL localhost:3000/clientes, veremos todos os clientes cadastrados no banco de dados (no passo 2, lembra?):

Todos clientes

E com isso finalizamos a listagem de todos clientes na nossa API!

Curso Node.js e MongoDB

Parte 5: Criando a pesquisa de um cliente

Agora, se o usuário quiser ver apenas um cliente, ele deverá passar o ID do mesmo na URL, logo após o /clientes. Para fazer isso, vamos modificar nossa rota criada no passo anterior, /clientes, para aceitar um parâmetro opcional ID. Além disso, dentro do processamento da rota, se vier o ID, devemos fazer uma consulta diferente da anterior, como mostra o código abaixo, com os ajustes na mesma rota do passo anterior:

O parseInt que coloquei é apenas uma proteção contra SQL Injection uma vez que neste caso o ID deve ser um inteiro válido. Não é a melhor forma de resolver isso, mas vai nos atender por enquanto sem ter de entrar em conceitos mais avançados. Manda rodar e teste no navegador, verá que está funcionando perfeitamente!

Apenas um

E com isso terminamos a pesquisa por cliente.

Parte 6: Excluindo um cliente

Para excluir um cliente vamos fazer um processo parecido com o de pesquisar um cliente, no entanto, mudaremos o verbo HTTP de GET para DELETE, como manda o protocolo. Adicione a nova rota logo após as demais:

Note que desta vez o parâmetro id na URL não é opcional (não usei ? após :id). E dentro do processamento da requisição delete do router eu mando um SQL de DELETE passando o ID numérico.

Para testar essa rota você tem duas alternativas, ou usa o POSTMAN para forjar um DELETE, como abaixo:

DELETE com POSTMAN

Ou fazer via console usando cURL (se tiver ele instalado na sua máquina):

Em ambos os casos você deve obter uma resposta 200 OK (caso não tenha dado erro) e se mandar listar todos clientes novamente, verá que o número 1 sumiu.

Parte 7: Adicionando um cliente

Agora vamos adicionar um novo cliente com um POST na rota /clientes. Adicione esta nova rota logo abaixo das anteriores.

Nela, eu pego as variáveis que devem vir junto ao POST, faço algumas validações de tamanho (para validações mais profissionais, leia este artigo) e depois junto elas a um comando de INSERT que vai ser executado no banco de dados.

Para testar esse POST, você usar o POSTMAN, como mostrado anteriormente:

POST no POSTMAN

Se quiser fazer via cURL:

Também podemos permitir outras maneiras de passar os dados com a requisição POST, como através de JSON ou através da URL, mas isso foge do escopo deste artigo que deve focar mais no CRUD com SQL Server + Node.

Se testar agora vai ver que é possível inserir novos registros no banco de dados através de requisições POST.

Parte 8: Atualizando um cliente

E para finalizar o CRUD, vamos ver como podemos atualizar um cliente no banco de dados SQL Server através da nossa API Node.js. Para fazer updates podemos usar os verbos PUT ou PATCH. O protocolo diz que devemos usar PUT se pretendemos passar todos os parâmetros da entidade que está sendo atualizada, mas não vamos alterar jamais o ID, então usaremos PATCH nesta API.

Crie uma rota PATCH em /clientes esperando o ID do cliente a ser alterado.

No código acima, pegamos o ID que veio na URL e as demais informações que vieram no corpo da requisição, fazendo as mesmas validações que já havia feito antes (podemos melhorar a segurança aqui). Depois monto o UPDATE com as variáveis locais e mando para nossa função de executar SQL.

Para testar uma requisição PATCH, você pode usar o POSTMAN:

PATCH no POSTMAN

Ou o cURL:

O resultado é o mesmo: o cliente cujo ID=4 vai ter o seu nome alterado para ‘fernando’. Note que se ele não existir, ocasionará um erro que será apresentado no corpo da resposta.

E com isso finalizamos o CRUD da nossa API Node.js que usa SQL Server como persistência de dados.

Bônus 1: Executando muitas operações SQL

Ao contrário dos bancos não-relacionais que estamos acostumados a usar com Node.js, o SQL Server leva mais a sério a escrita dos dados e o faz de maneira síncrona e um tanto lenta para uma plataforma veloz como o Node.js. Isso faz com que, se você for executar um loop de comandos no banco de dados, provavelmente vai dar erro pois o banco não conseguirá responder apropriadamente a uma enxurrada de requisições da sua aplicação Node.

Para resolver isso eu costumo encadear as execuções uma a uma, simulando uma execução assíncrona através de chamadas recursivas, como no exemplo abaixo:

Neste exemplo eu possuía um array de itens que eram endereços de email que eu queria excluir do banco de dados. O i passado por parâmetro inicialmente é 0, quando chamarmos esta função a primeira vez e depois vai sendo incrementado recursivamente. Já o objeto conn é a conexão do banco de dados, que você pode omitir se estiver usando ela global.

O primeiro if do código garante a condição de parada da recursão e o catch na promise da query te contará se houver algum erro. Nada muito rebuscado, mas me foi bem útil!

Bônus 2: ORM

Se você não curte muito a ideia de ficar usando SQL no meio dos seus códigos JS, experimente usar alguma biblioteca ORM (Object-Relational Mapping) como o Sequelize.

Até a próxima!

Curtiu o post? Então clica no banner abaixo e dá uma conferida no meu livro sobre programação web com Node.js!

Olá, tudo bem?

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

22 Replies to “Tutorial Node.js com MS SQL Server”

Marco Antonio Mendonça

Muito bom o artigo, assim como o seu blog é muito bom mesmo. Muito bem organizado.

Luiz Fernando Jr

Que bom que curtiu e agradeço o feedback!

Jonas Cruvinel

Muito bom estou lendo seu livro agora pra melhorar meus conhecimentos em node. Como eu faria pra retornar os dados sem ser na forma de json exemplo preencher uma tabela dinamicamente? Tentei de varias formas mas estou tendo dificuldade para encontrar material de como integrar node com sql serve

ID
nome
função
login
senha

<%for(var i=0; i

Luiz Fernando Jr

Tenho só esse post por enquanto pois Node e SQL Server não é uma combinação muito comum. Minha sugestão é usar JSON mesmo, assim como ensino em todos tutoriais, mas você pode fazer sua API retornar uma string HTML se preferir, com a tabela pronta, se não gostar de JSON.

Junior Melo

Estou tentando fazer a conexão com o sqlexpress e não consigo, pois preciso passar o “” no nome do servidor, ex.: servidorSQLEXPRESS e retorna um erro de conexão.
ConnectionError: Failed to connect
Já tentei escapar o e não rola.
Poderia me ajudar?

Luiz Fernando Jr

É local ou remoto? Eu uso SQL Server Express também em meus projetos e não costumo usar o sqlexpress, visto que é a default instance do meu servidor sempre.

Daniel Zapata

Junior aconteceu um problema comigo
“ConnectionError: Failed to connect to localhostSQLEXPRESS:1433 – getaddrinfo ENOTFOUND localhostSQLEXPRESS”

Mudei o nome do server para localhost\SQLEXPRESS e funcionou.

Luiz Felippe Serrano

No Adicionar e Atualizar o meu deu erro. Na hr que vou levantar o servidor no node, ele aqui um erro na linha “execSQLQuery” e exibe um erro “missing ) after argument list. Já verifiquei várias vzs e apresenta o msm erro

Luiz Felippe Serrano

OBS: em casa fiz esse tutorial e funcionou normal, mas aqui no estágio está com esse erro…

Luiz Fernando Jr

Está faltando um fecha parênteses no seu código SQL.

Luiz Felippe Serrano

Oi, Luiz. Boa noite. Primeiramente queria te agradecer pela atenção em responder. Então, verifiquei bastante o código. Quando fiz em casa eu copiei e colei. Quando refiz no estágio, eu digitei o código todo pois estava no pc e acompanhando seu tutorial pelo tablet, então no início da execSQLQuery eu iniciei com aspas simples e era crase. Por isso estava dando erro. Um amigo me alerto, pois tem mais tempo de programação.

Outra coisa. Meu chefe lá no estágio pediu para criar uma api em js (node) para se conectar com o mssql, mas ele não quer passar DMLs no código. Ele quer acessar SPs (procedures) e quer o retorno. Vc teria alguma material sobre isso ou poderia me indicar? Mto obrigado.

Luiz Fernando Jr

A crase é somente quando tem variáveis dentro da string.

Já tentou passar ‘exec proc1 param1’ ao invés de DML? Deve funcionar, trocando proc1 e param1 pelo nome da procedure e seus parâmetros.

Luan

Estou tentando fazer um insert em uma tabela, porem precido saber qual id acabei de inserir para usar em uma outra tabela como se fosse uma “fk”.

Exemplo:
pessoa:{
nome: “fulano”,
sobrenome: “Oi”,
contatos:{
telefone: “XX-XXXXXXX”,
celular: “XX-XXXXXXX”
}
}

Apos inserir a pessoa, preciso saber qual foi o id que acabei de inserir para na tabela de contatos colocar o vinculo no pessoa_id

Luiz Fernando Jr

Basta consultar o último documento inserido e pegar a informação que precisar: db.pessoas.find({}).sort({_id:-1}).limit(1)

Outra alternativa é você gerar o _id e passar para o documento pessoa durante a inserção. Assim você já vai ter esta informação consigo.

Luan

Opa valeu, a ideia deu certo, fiz a inserção no banco e na mesma query o select para pegar o ultimo registro. estou usando o MSSql.

Valeu

Luiz Fernando Jr

Bá, e eu te dei a dica usando MongoDB, hehehehe. No SQL Server tem um comandok para retornar o ID após o INSERT, acho que é SELECT @@IDENTITY ou algo assim, faz tempo que não uso.

Matheus Pimentel

Bom dia, eu gostaria de saber como faz para utilizar muitos comandos sql em um única transação com o mssql no node. Na documentação só da exemplo podendo passar um comando sql na transação.

Luiz Duarte

Você passa quantos comandos quiser assim como faria nas ferramentas de consulta (SQL Server Management Studio, por exemplo), é uma string SQL. Geralmente se usa ; (ponto e vírgula) para separar os comandos ao invés de quebra de linha, mas não é comum fazer mais de um pois só conseguirá ter o retorno do último se executar uma única vez.

Camila

Muito obrigada mesmo, cara! Está perfeito! Me ajudou muito, tudo muito bem explicado.

Luiz Duarte

Fico feliz que o tutorial tenha sido útil Camila!

José Carlos Taveira

Boa noite amigo.
Não consegui fazer a conexão com meu sqlserver local. Eu uso tudo somente local. Por exemplo. Tenho vários programas em C# e VB que utilizam o banco de dados local. Quando abro o Sql Server Management Studio o nome do meu servidor é NOTEBOOK\SQLEXPRESS. Coloquei na string de conexão a seguinte linha:
const connStr = ‘Server=NOTEBOOK/SQLEXPRESS;Database=Cliente;’;
Dá a seguinte mensagem: ConnectionError: Failed to connect to NOTEBOOK/SQLEXPRESS:1433 – getaddrinfo ENOTFOUND NOTEBOOK/SQLEXPRESS.
Tem ideia do que pode ser?
Muito obrigado.

Luiz Duarte

Sim, o endereço do servidor está errado. Faz tempo que não uso SQL Server, mas experimente usar a barra pro outro sentido, ou ainda usar localhost ao invés de usar NOTEBOOK ou ainda .\ ao invés de NOTEBOOK.