Resenha do Livro A Startup Enxuta

Fazia tempo que não postava nenhuma resenha de livro por aqui, o que não significa que não tenha lido nada desde o último post a respeito. Muito pelo contrário! A resenha de hoje é fruto de uma sucessão de acontecimentos, primeiramente, voltei a me dedicar à minha veia empreendedora após realizar o excelente curso de Lean Startup com o pessoal da Semente Negócios e da Ionatec. Graças aos conhecimentos adquiridos no curso, consegui fechar o escopo da startup que tenho em conjunto com dois amigos, o Busca Acelerada (http://buscaacelerada.com.br), e lançamos o sistema em apenas 15 dias de desenvolvimento. Visando garantir um crescimento orientado pelas boas práticas do Lean Startup, acabei adquirindo o referido livro do autor do movimento: Eric Ries, que vale cada centavo.

O que é Lean Startup?

Eric Ries não inventou nada de novo, mas nos traz uma abordagem conjunta das melhores práticas de desenvolvimento de produtos orientados à geração, entrega e captura de valor. Fortemente baseado em práticas largamente difundidas como o Lean Thinking (Mentalidade Enxuta), Customer Development (Desenvolvimento de Clientes), Agile Methods (Métodos Ágeis), Business Model Generation, contabilidade para inovação, MVP e muitos outros conceitos, o Lean Startup refere-se a um grupo de métodos científicos para reproduzir o sucesso de startups conhecidas ao invés de apenas desenvolver um sistema e “ver no que vai dar”.

O autor prega que apesar do ambiente caótico dos negócios digitais, onde nem mesmo sabemos quem são nossos clientes ou o quanto pagariam por nosso serviço, existem sim maneiras de diminuir esses riscos e trazer um pouco de sanidade à mente dos empreendedores digitais. Mais do que um livro de administração de startups, A Startup Enxuta aborda de maneira extremamente completa e embasada em cases de sucesso, as melhores práticas para tirar uma idéia da sua cabeça e colocá-la no mercado em ciclos que ele chama de construir-medir-aprender, que são o motor de crescimento de qualquer startup.

Recomendadíssimo para quem tem mais idéias do que seu cérebro pode aguentar e menos tempo para pôr em prática do que gostaria. Que é o meu caso, hehehe. Pode ser encontrado na Amazon.

Mais Material

O livro em si é bem completo, mas ele próprio cita outras fontes, que também ouvi dos professores do curso que fiz. Além destas, reproduzo abaixo alguns links muito úteis na Internet para quem está buscando mais informação ou treinamentos sobre o assunto.

Está a fim de conversar a respeito de Agile, Lean Startup e/ou empreendedorismo? Deixe comentários logo abaixo e vamos trocar idéias!

O que achou desse artigo?
[Total: 1 Média: 5]