Novidades de junho e julho de 2017

Carreira

Novidades de junho e julho de 2017

Luiz Duarte
Escrito por Luiz Duarte em 31/07/2017
Junte-se a mais de 34 mil devs

Entre para minha lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Que ano corrido! Quem me acompanha nas redes sociais como no Facebook já deve estar à par disso, mas jamais teve um ano em que participei de tantos eventos, dei tantos workshops, etc quanto este ano. E olha que entre 2010-2012 eu fiz uma maratona em 37 instituições de ensino hein!

Workshop no JSExperience

No dia 22/06 eu peguei um avião para São Paulo para participar do evento JS Experience, promovido pelo iMasters. O evento que é focado em JavaScript e que reúne mais de 1.000 entusiastas desta tecnologia e seus frameworks e plataformas derivadas (Node.js, React, Angular, etc) aconteceu durante alguns dias e teve a Umbler como patrocinadora.

Palestrando no JS Experience

Minha contribuição para o evento foi um workshop lotado (deviam ter umas 70 pessoas na sala pelas fotos) sobre como criar mecanismos de busca usando Node.js + MongoDB, homônimo a um post meu aqui do blog. Foi super bacana, recebi bons feedbacks e críticas construtivas após a apresentação e em breve devo escrever mais por aqui sobre este assunto.

Foi um bate-volta em São Paulo bem rápido, pois à noite eu tinha de dar aula na faculdade, mas foi bem bacana.

KeyNote e Host no JSDay em Feira de Santana

Já no dia 15/07 eu tive uma oportunidade única de estar pela primeira vez no nordeste brasileiro. Jamais tinha saído do eixo sul-sudeste a trabalho e foi uma experiência muito gratificante conhecer uma cultura nova, novas pessoas, uma nova comunidade de desenvolvedores, etc.

Minha estada foi em Feira de Santana na Bahia, mais especificamente no evento JSDay, na faculdade FTC (Faculdade de Tecnologia e Ciências). Aqui a experiência foi completamente diferente do que estou acostumado, primeiro porque a minha palestra sobre porque Stanford trocou Java por JavaScript foi a palestra de abertura (keynote) do evento.

JS Day em Feira de Santana

Como se abrir este evento que contou com 250 participantes não fosse o bastante, eu fui convidado a ser o host do evento! Houve muita interação com os palestrantes, com o público, muita troca de experiências, conteúdos bacanas e, é claro, comida temperada!

‘Taí uma experiência diferente na minha carreira!

Saída da FAQI

No dia 19/07 eu deixei de ser membro do corpo docente da QI Escolas e Faculdades após quase 4 anos trabalhando no ensino superior de maneira regular com eles. Devido a conflitos de agenda e de objetivos a curto e médio prazo, tive de me desligar da instituição que foi a primeira a me abrir portas como instrutor lá em 2010-2011, quando comecei a dar cursos de extensão logo no final da minha graduação.

ADS na FAQI

Tenho quase certeza de que é apenas um até logo e não um adeus e fica aqui o meu agradecimento pela oportunidade, pelos ensinamentos, pela troca de experiências com os colegas de profissão e alunos. Agora com esse tempo livre poderei estar mais presente em outros projetos igualmente importantes como meus cursos, meus livros e na educação do meu filho, é claro.

The Developers Conference – São Paulo

Que eu sou “rato de evento” todo mundo aqui já sabe, mas um especial eu não costumo perder: o TDC. Já participei das edições gaúcha e catarinense, e agora pela primeira vez estive maior delas, a edição paulista.

Foi quase uma semana de evento como mais de uma centena de palestrantes, com dezenas de trilhas, mais de uma dezena de expositores e milhares de participantes. Eu não participei de todo o evento, mas mais especificamente dos dois últimos dias, sexta e sábado.

Workshop Node+Mongo no TDC

No dia 21/07 eu fui instrutor de um workshop de desenvolvimento usando Node.js e MongoDB para um grupo de aproximadamente 15 pessoas. O grupo pequeno foi perfeito para uma imersão focada e extensa dos conceitos básicos do Node, do Mongo e do uso dos dois em conjunto. Nada muito avançado, mas enriquecedor que permitiu que em apenas 3h todos saíssem da sala com uma aplicação CRUD completa rodando em suas máquinas e com a oportunidade de fazerem deploy facilmente na Umbler depois.

Já o dia 22/07 foi mais intenso, pois tive de me dividir entre duas trilhas. Pela manhã eu estive assistindo palestras e interagindo com os participantes da trilha de .NET. Aqui eu apresente meus conhecimentos de mecanismos de busca em uma palestra sobre como criar um usando ASP.NET Core e MongoDB.

PHP e MongoDB no TDC

Já na tarde do dia 22/07 eu fiquei na trilha de PHP aprendendo mais sobre esta linguagem que eu definitivamente não domino, mas que arranho um pouco. Minha contribuição foi com uma palestra de criação de mecanismos de busca em PHP com MongoDB, a mesma que eu já havia feito há meses atrás durante meetup do PHP RS e que culminou em um post no site do PHP RS e outro no site do iMasters.

Para agosto já tenho alguns eventos agendados e muita novidades do ponto de vista de cursos e ebooks, que devem ter um foco maior na minha agenda agora. Fique ligado!

Olá, tudo bem?

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *