Corona Editor: A Melhor IDE para Corona SDK

Corona Editor

Voltando aos estudos de Corona SDK depois de um hiato de 2 anos, o primeiro passo é se atualizar. Quando comecei a mexer com Corona, o mesmo era desenvolvido pela startup Ansca Mobile, no coração do Vale do Silício. Com a proporção que Corona tomou, com mais de 300 mil desenvolvedores ao redor do globo e apps matadoras, algumas com mais de 35 milhões de downloads, hoje a empresa se rendeu ao seu produto matador e trocou de nome para Corona Labs. Isso mostra a força do produto e a intenção da ex-Ansca em torná-lo cada vez um framework mais presente na vida dos desenvolvedores mobile. Mas e as ferramentas?

Muitos perguntam o que eu uso para desenvolver com Corona SDK. Já usei notepad e por muito tempo usei o Scite, um editor de código Lua que vem junto com pacote Lua for Windows. Ele não é um software voltado para o Corona e por isso sua ajuda era bastante limitada. Mais pra frente me deparei com um plugin para IntelliJ IDEA que inclusive mencionei em um antigo post, mas que também não era lá grandes coisas. Ouvi dizer que algumas pessoas usavam um plugin para Eclipse, que infelizmente não tive a oportunidade de testar e quando estava encerrando meus estudos e lançando o livro traduzido para desenvolvimento com Corona eu encontrei o Corona Project Manager, que é um software pago que dizem ser muito bom. Hoje venho trazer uma solução gratuita e que supera de longe todas as ferramentas que usei anteriormente para desenvolver com Corona: o Corona Editor.

Corona SDK

Primeiro: entenda o que é o Corona SDK

Se você caiu de pára-quedas nesse post e não conhece a minha paixão antiga por Corona SDK, saiba que é um kit de desenvolvimento de apps e games multiplataforma. Ou seja, você desenvolve para Android e iOS uma única vez e publica nas duas lojas! Claro, tem algumas diferenças, algumas restrições e até alguns custos envolvidos, mas a ideia é essa. Você pode baixar e desenvolver em Corona gratuitamente e inclusive publicar nas lojas sem pagar um centavo sequer. Somente precisará abrir a carteira se quiser ganhar grana com seu jogo, para ter acesso às APIs de monetização, compras no app, etc. Afinal, não existe “almoço grátis”, não é mesmo?

Você pode (e deve) baixar o Corona gratuitamente após fazer seu cadastro no site oficial: http://www.coronalabs.com

O que é o Corona Editor?

Dizer que é uma IDE chega a ser um exagero, mas isso não diminui a sua utilidade. Corona Editor é o mais novo plugin, desta vez oficial, para programar com Corona SDK, mas desta vez optaram por desenvolver o plugin para o editor de código Sublime Text. Esse editor é muito conhecido dos webdesigners para uso com CSS e HTML, bem como de outros profissionais que lidam muito com linguagens de script. Uma vez instalado e configurado, o Sublime Text vai lhe fornecer recursos avançados de codificação como highlight syntax, intellisense, reference mapping, busca no código, cestruturação do seu projeto, além de depuração do seu código Lua e execução do simulador a partir de teclas de atalho.

O passo-a-passo a seguir ensina como baixar e configurar o Sublime Text no Windows, mas imagino que não deva ser muito diferente do Mac também. Não, Corona não funciona no Linux.

Sublime Text

Passo 1: Sublime Text

Acesse o site oficial do Sublime Text e baixe a versão 3, que apesar de estar em beta já está em uso no mercado há anos e é a versão recomendada para uso com Corona Editor. O link é http://www.sublimetext.com/3

Depois de instalar o mesmo (não se preocupe ao baixar a versão trial gratuita pois ela não expira) temos de instalar o gerenciador de pacotes do Sublime, que pode ser obtido neste link:

https://sublime.wbond.net/installation

Apenas abra a janela do console e cole os scripts disponíveis no link acima, que instalará o Package Control, permitindo a instalação do Corona Editor.

Passo 2: Corona Editor

Agora que possui o Sublime Text instalado com o Package Control, é hora de instalar o plugin Corona Editor. Para isso, vá no menu Tools, Command Palette e procure o Package Control: Install Package. Agora procure pelo Corona Editor na janela que se abrirá e é só mandar instalar. Assim que estiver instalado, reinicie o Sublime para ter acesso ao novo menu e demais recursos.

O link a seguir contém todas as instruções originais, em Inglês: https://sublime.wbond.net/packages/Corona%20Editor

Testando o Corona Editor

Passo 3: Testando

Agora que está tudo devidamente instalado, você terá acesso a um novo menu no Sublime chamado Corona Editor, onde pode executar uma série de ações e entre elas, depuração e execução de scripts Lua diretamente no Corona Simulator, que é o emulador de dispositivos móveis da Corona Labs. Resumidamente, codifique Lua no editor de código e aperta F10 para mandar executar no simulador. Muito mais prático do que as soluções que eu havia apresentado nos posts anteriores, não?!

Em breve mais posts sobre Corona!

* OBS: curtiu o post? Então dá uma olhada no meu livro de Corona SDK clicando no banner abaixo pra aprender a criar outros tantos apps incríveis!

Livro Corona SDK
Livro Corona SDK
O que achou desse artigo?
[Total: 1 Média: 5]

Publicado por

Luiz Duarte

Pós-graduado em computação, professor, empreendedor, autor, Agile Coach e programador nas horas vagas.