Consultoria Scrum e Treinamento Android

Agile

Consultoria Scrum e Treinamento Android

Luiz Duarte
Escrito por Luiz Duarte em 08/11/2012
Junte-se a mais de 34 mil devs

Entre para minha lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Este post é apenas pra compartilhar algumas novidades com relação aos mais diversos trabalhos que desenvolvi no RS. Depois de pouco mais de 2 meses inteiramente dedicados ao meu projeto de startup, Busca Acelerada, eis que volto a aparecer na “casa dos outros” para disseminar um pouco de duas coisas que gosto bastante: Scrum e Android.

Consultoria Scrum na Opideia

Consultoria Scrum na Opideia

Sabe como é, networking nunca fez mal a ninguém, e não é por acaso que graças a uma amizade de mais de 5 anos com Daniel Castro, diretor da agência digital Opideia, tive a oportunidade de realizar um trabalho junto com a equipe de desenvolvedores da agência. O intuito da consultoria era identificar problemas e aperfeiçoar os processos de desenvolvimento de produtos complexos na empresa, dando maior visibilidade e precisão aos projetos, reduzindo o desperdício e aumentando a agilidade da equipe como um todo.

O trabalho da consultoria se deu em duas etapas, sendo a primeira mais teórica, abrangendo o framework ágil Scrum, do qual tenho duas certificações desde 2010, além de um pouco de Lean Startup, que venho estudando tem algum tempo. Nesta primeira etapa, passei um pouco dos meus dois anos de experiência com métodos ágeis e mais de 6 anos como desenvolvedor/analista freelancer, em um treinamento que incluiu muitas práticas como técnicas de análise de requisitos, estimativas de tempo e produtividade, artefatos de gerenciamento ágil de projetos e muitas, mas muitas dicas que não se ensina em livros.

Livro para Agile Coaches

Na segunda etapa, que ainda está acontecendo, participo como membro honorário da equipe durante um projeto real, conduzindo as reuniões e acompanhando o projeto para que o investimento da empresa seja maximizado e alcance o resultado esperado. A ideia é que nas próximas etapas deste mesmo projeto, o time já consiga se coordenar sozinho, de uma maneira mais ágil e com alta rastreabilidade, dando mais segurança aos desenvolvedores e aos clientes. Com isto a Opideia, que se encontra em um crescimento vertiginoso neste ano de 2012, espera aumentar ainda mais a qualidade dos projetos entregues consolidando sua marca no mercado nacional. Sucesso pra galera que posa pra foto!

Neste livro, ensino tudo o que você precisa saber sobre Scrum.

Curso de Android no CAFW/UFSM

Curso de Android no 3º EATI do CAFW/UFSM

E para começar novembro com o pé-direito, eu e meu colega de viagens, Cristiano Diedrich, tivemos a honra de sermos convidados a participar do 3º Encontro Anual de TI, no Colégio Agrícola de Frederico Westphalen (CAFW), que para quem não sabe, é um dos campi da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A faculdade, que de colégio tem só o nome, promove um já tradicional evento de TI na cidade, organizado pelos professores do curso Tecnólogo de Sistemas para a Internet, que atrai estudantes e profissionais do país inteiro, totalizando mais de 300 inscritos no evento. No evento tinham convidados de peso como os profissionais da Globo.com e do Terra, além de nós dois representando a RedeHost.

O Cristiano ministrou uma palestra sobre Segurança de Servidores Web, e como bom pinguim que é, puxou brasa pro assado do Linux. Pelo que fiquei sabendo (estava dando um curso em paralelo) os profissionais de infraestrutura da cidade marcaram presença na palestra, que abrevia de maneira excelente os anos de experiência do Cristiano como Analista de Infraestrutura Open-Source. De minha parte, contribuí um curso básico de Android, totalmente reformulado desde suas primeiras edições nos campi da Ulbra e mais focado em integração com a web. Os alunos tiveram a oportunidade de criar aplicações de teste que utilizavam diversos recursos da plataforma, como widgets, listas, banco de dados, APIs HTTP e JSON, entre outros. Segue abaixo os slides do curso de Android e os fontes da app criada no final do mesmo, que é uma app que consome minha API beta do Busca Acelerada para consulta de veículos. Espero que tenha sido útil para quem queria quebrar o gelo com a plataforma Android ou ao menos encontrar um carango novo ;P

Agradecimentos especiais para a profa. Letícia e o prof. Rômulo, pelo convite e excelente acolhida na cidade, que fica no extremo norte do estado. Também agradeço aos mais de 40 alunos que prestigiaram o curso e contem conosco para o ano que vem!

Link da app “pronta”:BuscaAcelerada.zip (109,14 kb)

Link dos slides do curso:slides-curso-cafw.zip (1,32 mb)

Fotos do evento podem ser vistas no Flickr.

Curso Básico de Android no CAFW/UFSM

Quer aprender tudo sobre desenvolvimento de apps com Android e se diferenciar no mercado de trabalho? Conheça o meu livro sobre o assunto: Criando apps para empresas com Android!

Olá, tudo bem?

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *