As 3 formas de ganhar dinheiro desenvolvendo apps

Android SDK

As 3 formas de ganhar dinheiro desenvolvendo apps

Luiz Duarte
Escrito por Luiz Duarte em 19/08/2020
Junte-se a mais de 34 mil devs

Entre para minha lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Geralmente escrevo aqui no blog sobre desenvolvimento de apps, ensino a criar apps com React Native ou com Android, por exemplo, e tenho um livro publicado sobre o tema.

Sempre tento incentivar os leitores e meus alunos da faculdade a iniciarem no desenvolvimento de apps por ser uma área com poucos profissionais e que dá muito dinheiro. Claro que jamais diria para que você apenas começasse a programar apps pelo dinheiro, mas obviamente e sem ser hipócrita, se dá para unir o útil (ganhar dinheiro) com o agradável (desenvolver apps), porque não? E é disso que este post irá tratar.

Tenho uma palestra chamada A Revolução Mobile, onde trato dos avanços tecnológicos da telefonia móvel e do mercado de apps que se criou em torno dela. Geralmente na seção de dúvidas, ou depois da palestra, alguns espectadores me perguntam: como ganhar dinheiro com aplicativos?

Mas infelizmente não há apenas uma resposta e felizmente há diversas maneiras diferentes, que se adaptam melhor a cada tipo de app, público, etc. Existem inúmeros posts na Internet sobre monetização de apps, falando de redes de anúncios, venda de digital goods, cobrança por download e por aí vai. Não quero ser mais um dando as mesmas dicas, então vou falar da minha experiência como desenvolvedor de apps e te ensinar como ganhar dinheiro rapidamente com isso.

Obviamente você já terá de ter conhecimentos básicos como desenvolvedor de apps para conseguir dinheiro nessa área.

Se preferir, o mesmo conteúdo deste artigo pode ser conferido no vídeo abaixo.

As 3 formas de ganhar dinheiro desenvolvendo apps

São três as formas de ganhar dinheiro desenvolvendo apps, sendo uma fácil, uma média e uma difícil. Proporcional ao desafio de desenvolver em cada uma destas formas, é o ganho obtido.

Ou seja, a forma fácil, te dará dinheiro e experiência rápidos, mas o teto de ganhos deste método de ganhar dinheiro com apps é limitado, baixo. A forma média é um bom meio termo, mas exige maior profissionalização, o que consequentemente . Já a terceira e última forma, é a única que pode te deixar realmente rico, mas é a que exige a maior dedicação, esforço, conhecimentos, etc. Ou seja, o desafio é enorme!

Curioso para saber quais são as 3 formas de ganhar dinheiro desenvolvendo apps?

Freelas Amadores, Freelas Profissionais e Empreender com Apps.

A tabela abaixo mostra a relação de dificuldade x ganhos de cada um deles, para você ter como referência rápida. Note que descartei aqui “trabalhar em uma empresa”, que seria uma possível quarta forma, mas isso é óbvio, não é?

Matriz de Ganhos x Desafio

No restante do artigo, eu vou te explicar cada um deles e como você também pode ganhar dinheiro

Freelas Amadores

Desenvolver apps para terceiros, os famosos freelas ou jobs, não é difícil. Não precisa ter uma ideia mirabolante, você pode pegar só trabalhos que se adequem ao seu nível de experiência e ainda por cima, a curto prazo paga muito melhor do que um app tradicional (que ganha centavos com anúncios ou downloads).

Mas o que é um freela “amador”? E qual a diferença de um freela “profissional”?

Chamo de freela amador todo trabalho de desenvolvimento pontual sem que você tenha uma empresa constituída para isso. Nem mesmo uma MEI.

Geralmente obtemos freelas amadores através de indicação de parentes e amigos ou através de plataformas para freelancers. Para que encontrem você como um desenvolvedor de apps, você deverá se cadastrar na maioria dos sites de freelancing que encontrar, como Workana, GetNinjas e FreelancerSelect (brasileiros), e se tiver inglês avançado, no Upwork e no Freelancer.com.

Todos esses sites permitem que você filtre quais tipos de trabalho deseja receber por email e você não é obrigado a fazer nenhum trabalho que não se sinta confortável (que não tenha os conhecimentos por exemplo).

Só isso pode não bastar, então coloque essa informação no seu perfil das redes sociais, de preferência tirando aquelas imagens genéricas de natureza e colocando um banner oferecendo seus serviços lá. Se tiver um blog (como esse) escreva a respeito de desenvolvimento de apps.

Você não tem ideia de quantos trabalhos bons e rentáveis esse blog já me conseguiu e eu comecei com programação de forma 100% amadora, como eu conto no vídeo abaixo.

Vantagens: facilidade, você só pega o job que quiser pegar, trabalhe no seu tempo, 100% remoto, te ajuda a construir seu portfólio inicial.

Desvantagens: baixos ganhos, ninguém paga muito por um projeto tocado por um freelancer amador.

Freelas Profissionais

Geralmente chamamos os freelancers profissionais de prolancers e é muito comum que estes profissionais tenham empresas registradas em seu nome, para poder emitir nota e com isso pegar grandes projetos de maneira legal.

Por que precisa de empresa e nota fiscal?

Porque aqui é uma empresa que te contrata para alguma demanda ou projeto. Eles te dão um briefing do projeto, você faz um orçamento e se tudo der certo o cliente aprova, às vezes exigindo a assinatura de um termo de confidencialidade (NDA) e cessão de direitos autorais do projeto.

Você vai desenvolver o projeto em casa mesmo e ao término, irá entregar o código-fonte e o app pronto à ele para receber o pagamento, geralmente faturado somente após a emissão da nota, o que pode levar alguns dias, já alinhado em contrato prévio.

Este é o segundo nível na escala de ganhos e geralmente você tem de ter alguma experiência com freelas amadores antes de se aventurar em freelas profissionais, até porque as empresas geralmente exigem um portfólio para conhecer o seu trabalho.

Particularmente eu ganhei um bom dinheiro com apps assim, é a maneira mais rápida e fácil de ganhar quantias interessantes, como alguns milhares de R$, em pouco tempo de trabalho: de um final de semana a uma semana, em média. Fiz apps para empresas como Embelleze, LG, Ford e Renault que foram usados em eventos e campanhas publicitárias. Essa experiência com apps para empresas inclusive eu relato no meu livro Criando apps para empresas com Android.

Se soa estranho trabalhar de casa para grandes empresas, saiba que são exatamente as grandes empresas que melhor se adequam à esse modelo de trabalho. Reuniões são feitas via Skype, Teams e Zoom e geralmente elas costumam ligar diariamente ou dia-sim/dia-não para saber sobre o andamento do projeto, em alguns casos mantendo uma planilha ou uma série de documentos compartilhados entre os membros do projeto (você, quem lhe contratou, quem está pagando pelo projeto, etc) para todos terem mais visibilidade. Não tem mistério, e dá para trabalhar de pijamas! 😀

Mas como ser “descoberto” pelas empresas como um programador de apps?

Uma startup que está bombando muito recentemente por conectar prolancers com grandes projetos de empresas é a BossaBox. Se liga nesse vídeo que minha amiga por lá gravou para meus alunos:

 

Outra ideia é ser conhecido pelas agências digitais. Toda vez que uma empresa grande quer um app, ela não abre os classificados do jornal para ver se alguém quer desenvolver pra ela. Ela contrata uma agência de publicidade ou uma agência digital, que são empresas que tocam demandas ligadas à marketing, desenvolvimento e redes sociais para outras empresas.

Diversos apps que eu fiz vieram de indicação de pessoas que eu conheço dentro dessas agências, que geralmente terceirizam a parte do desenvolvimento para pessoas externas, como eu. Assim, dê uma procurada na Internet por essas agências (procure termos como agência de publicidade, agência digital e produtora digital) e mande email pros caras, oferecendo os seus serviço.

Vantagens: ganhos bem superiores aos freelas amadores, construção de portfólio mais profissional, experiência com projetos reais.

Desvantagens: maior pressão por prazos e entregas, burocracia com empresas, contratos e notas fiscais.

Curso Beholder

Empreender com Apps

A terceira e última forma de ganhar dinheiro desenvolvendo apps é criando os seus próprios apps. Esse é de longe o jeito mais divertido mas também o mais arriscado. Afinal, e se ninguém baixar o app que você desenvolveu?

E se ninguém gostar dele?

Você não vai ganhar um centavo por desenvolvê-lo e todos os seus ganhos vão derivar do modelo de negócio para ganhar dinheiro com apps que você escolher, como falo em mais detalhes neste outro artigo.

Mas ao mesmo tempo, este é o único jeito em que você realmente tem a chance de ganhar dinheiro DE VERDADE. Em grandes quantias. Afinal, só o empreendedorismo é capaz de mudar o seu patamar social através da inteligência.

O grande desafio aqui é você ter uma boa ideia de app que as pessoas queiram usar, algo que eles precisem ou desejem. Grandes empresas bilionárias foram construídas ao redor de boas ideias de apps como Whatsapp, Waze e Instagram.

Outra estratégia é, ao invés de ter a ideia de 1 bilhão, você pode ter várias ideias que te gerem alguns milhares de R$, como o sugerido e ensinado no livro O Império dos Apps, cuja resenha você confere neste artigo, onde o autor lhe ensina como criar um lifestyle business baseado em apps que lhe gerem renda passiva.

Ainda assim, é o caminho mais desafiador!

Vantagens: possibilidade de altos ganhos, sem patrão, você faz um app e ele fica gerando receita passiva.

Desvantagens: até engrenar você gasta bastante tempo e dinheiro, alto risco de não gerar nada de retorno, você precisa ter boas ideias.

Uma estratégia ligeiramente diferente desta pode ser conferida neste vídeo aqui:

Conclusão

Esses dias estava palestrando em uma faculdade sobre Carreira em TI e em certo ponto falei desse assunto, ‘ganhar dinheiro desenvolvendo apps’. Falei das demandas, da carência do mercado, de como dá pra ganhar uma grana boa. Depois de mim chegou um palestrante atrasado que não viu minha palestra e começou a falar da empresa dele, uma agência digital, e não é que ele tocou nos mesmos pontos!! Ele não tinha quem fizesse os apps, estava perdendo dinheiro, que os projetos eram bons e pagavam bem, etc, etc. Foi muito engraçado, todos os alunos começaram a se olhar e a sussurrar, achando que tínhamos combinado, hehehe

O mercado está aí, o conhecimento você encontra aqui no blog mesmo, especialmente na seção ‘Meus Livros‘.

O que está esperando? ‘Bora ganhar dinheiro com apps?

Curso React Native

 

Olá, tudo bem?

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 Replies to “As 3 formas de ganhar dinheiro desenvolvendo apps”

Mateus

Nossa luiz, conteúdo extremamente saudável para quem quer desenvolver apps, até criei um artigo pra falar um pouco também, caso deseje me ajudar e dar dicas, dê um lida lá amigo, até mais abraços https://babylon5scripts.com/como-criar-um-aplicativo-e-ganhar-dinheiro/

ederson

muito bom . gostei por ser realista sem invencao de ficar rico em pouco tempo.

Luiz Duarte

Só fica rico em pouco tempo os sortudos da Mega Sena e bandido, hahaha.