Base de dados com todos estados e cidades brasileiras

Web

Base de dados com todos estados e cidades brasileiras

Luiz Duarte
Escrito por Luiz Duarte em 19/12/2010
Junte-se a mais de 34 mil devs

Entre para minha lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Eu não recomendo mais usar uma base estática como a abaixo, mas sim usar a web API do IBGE. A única diferença da minha base é que adiciona os DDDs das regiões também.

Há alguns meses atrás estava desenvolvendo uma aplicação e por um motivo específico da mesma eu necessitava de uma base de dados com todos os estados brasileiros, todas cidades brasileiras, saber as capitais de cada estado e os DDDs de cada cidade. Dei várias “Googladas” e não encontrei nada. Ao que parece ninguém disponibilizou tal base de dados publicamente, embora todos esses dados sejam públicos e facilmente encontrados em sites como do IBGE.

Como “coder” que sou, acabei desenvolvendo um script que lia uma página do IBGE e retirava as informações que me importavam, neste caso, a lista de cidades de cada estado. Mais uns minutos pesquisando e obtive as informações do DDD através do site da Embratel. Atando as pontas e mais um pouco de código e voilá! Uma base de dados prontinha contendo todas as informações geo-políticas das quais necessitava!

Como todo bom samaritano, tratei de guardar tal base para disponibilizá-la mais tarde quando tivesse um blog próprio. Opa! Segue abaixo o link para download de dois arquivos XML. O Estados.xml contém os dados referentes aos estados brasileiros, suas siglas e capitais. No Cidades.xml você tem uma imensa lista que acredito que abranja no mínimo 90% das cidades brasileiras (a culpa é do site do IBGE que é desatualizado) com o estado ao qual pertence e seu DDD (sim, não é apenas um DDD por estado). O quê, você não sabe como fazer para transformar esse XML na sua base de dados favorita? Então não perca meu próximo post

Se você acabar utilizando tais arquivos em seu sistema, não esqueça de por meu nome nos agradecimentos, hehehehe.

Update em 02/01/2010: adicionei um outro XML para download, o Regioes.xml com dezenas de regiões do Brasil, como Baixada Santista, Serra Gaúcha, entre outras, para facilitar a vida de quem esteja desenvolvendo (assim como eu) aplicações que usam dados geográficos como filtro para alguma busca. Agora o arquivo de cidades possui 5537 cidades brasileiras, bem pertinho dos 5565 aproximados que o IBGE diz que nosso Brasil possui.

Livro Node.js

TAGS: web

Olá, tudo bem?

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *