Agosto/17: o último mês de eventos?

Carreira

Agosto/17: o último mês de eventos?

Luiz Duarte
Escrito por Luiz Duarte em 01/09/2017
Junte-se a mais de 34 mil devs

Entre para minha lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Agosto é foi um mês atípico para mim. Fiz várias coisas que faço todos os meses, como criar conteúdos sobre desenvolvimento de software e palestrar. Fiz algumas coisas que faço mais esporadicamente como viajar de férias, mas principalmente saí do meu emprego atual em busca de uma nova oportunidade.

Mas uma coisa de cada vez.

Tchê Linux Novo Hamburgo

Dia 12/08/17 aconteceu o Tchê Linux Novo Hamburgo, na faculdade FTEC em…Novo Hamburgo. O evento que tradicionalmente conta apenas com palestras extremamente técnicas, teve na minha participação uma palestra mais voltada à educação. Trouxe para o evento meu discurso sobre educação e tecnologia intitulado “Por que Stanford trocou Java por JavaScript?“, cujo post homônimo está aqui no blog no referido link.

Palestra AGTI

Ciclo de palestras AGTI

Esse post foi extremamente bem recebido em todos os canais onde publiquei ele: aqui no blog, no iMasters, no Medium e no LinkedIn. Teve mais de 400 compartilhamentos, muitos comentários, discussões e convites para palestras. A AGTI foi mais um desses convites.

A AGTI ou Associação dos Profissionais e Empresas de TI do Vale do Gravataí é uma associação criada esse ano para ajudar a fomentar o mercado de TI na região que moro, Gravataí/RS. Formada por profissionais, empresários e professores da região, tem como objetivo principal conseguir construir um polo tecnológico na região, que conta com 6 faculdades de tecnologia e pouquíssimos empregos na área de TI. Os alunos acabam tendo de ir trabalhar em outros regiões como nos pólos do Vale do Sinos (Unitec, na Unisinos) e da zona leste de Porto Alegre, próxima à Viamão (TecnoPUC, na PUCRS).

Recentemente eles inauguraram suas atividades em uma sala cedida pela Acigra (Associação Comercial e Industrial de Gravataí) no Shopping Gravataí e para a inauguração organizaram um ciclo de palestras para o qual fui convidado. No evento pude reencontra antigos professores, colegas e discutimos bastante sobre educação e tecnologia durante e depois minha fala.

O grupo recém está começando suas atividades, mas promete bastante, uma vez que conseguiu reunir grandes nomes empreendedores como o fundador da QI Escolas e Faculdades, rede de ensino da qual fazia parte até o mês passado. E no que eu puder ajudar com minhas restrições de tempo, estou à disposição.

Android Dev Conference

Já no dia 23/08/17 eu tinha uma viagem marcada para passar quase uma semana em SP, durante o Android Dev Conference, um evento organizado pelo iMasters para a comunidade desenvolvedora Android.

Cheguei em SP no dia 22 e no dia seguinte já tive de ir cedo ao evento ministrar o primeiro workshop do dia, sobre como criar um app de chat Android usando um backend em Node.js, homônimo ao post que tenho aqui no blog. A sala estava lotada, com aproximadamente 50 pessoas e todos muito atentos e receptivos ao conteúdo. A maioria da audiência inclusive estava assistindo ao workshop para aplicar o conhecimento em algum projeto da empresa.

Nos dias seguintes eu e o Marcos da Umbler ficamos no estande interagindo com a comunidade, trocando ideias com o pessoal e fazendo networking. Rolou até uma entrevista bem curta sobre porque acho uma boa ideia usar Node.js para backend de apps Android e sobre quais frameworks eu gosto de usar para desenvolver para Android, que você confere abaixo:

Este foi o último evento que participei como funcionário da Umbler. No dia 31 de agosto deixei a equipe da melhor empresa de hospedagem do país atualmente para me aventurar em um novo e emocionante desafio, ser o Especialista de Sistemas do Banco Agiplan, mas essa é uma história que quero contar em mais detalhes em um post em breve.

Combinei com o CEO da Umbler que devo continuar como evangelista técnico deles, criando conteúdos e talvez participando de eventos, tudo dependendo da minha nova agenda que ainda deve ser traçada nas próximas semanas. Sendo assim, não tenho certeza se continuarei viajando pelo país ajudando a disseminar tecnologias como fazia até ontem.

Não há bônus sem ônus e toda mudança é algo complicado, mas não mudar é pior ainda, principalmente se você está em uma zona de conforto assim como eu estava na Umbler.

Aguarde novidades!

Olá, tudo bem?

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *